Entenda como aproveitar oportunidades para trabalhar e estudar no exterior.
Já pensou em passar um tempo fora do Brasil estudando? Existem diversas opções de intercâmbio que atendem os mais diversos objetivos. Se você é um estudante que está aberto a novas experiências, fazer um intercâmbio é uma excelente alternativa. Aqui, explicaremos como esses programas funcionam.
Existem diversos tipos de intercâmbio e, para escolher o melhor destino e programa, o estudante precisa ter noções de planejamento financeiro e saber quais são seus objetivos. Assim, é possível escolher a melhor forma de estudar fora do país.
O que é intercâmbio?
O intercâmbio é o processo que leva um jovem a estudar, trabalhar ou viver novas experiências fora de seu país de origem. Entre os vários tipos de intercâmbio, é possível escolher programas com o objetivo de estudar ou trabalhar em outro país ou mesmo apenas viajar e conhecer novas culturas.
Quais os principais tipos de intercâmbio?
Confira, abaixo, os principais tipos de intercâmbio e descubra qual é o melhor para você:
- acadêmico: programa que firma convênios e parcerias entre instituições de educação brasileiras e do exterior, possibilitando que estudantes brasileiros possam passar um tempo estudando fora do país;
- high school: programa que permite a adolescentes brasileiros fazer uma parte do ensino médio no exterior;
- curso de idiomas: programa que permite que um jovem brasileiro viaje para aprimorar ou aprender um idioma estrangeiro;
- estudo e/ou trabalho: programa que permite que jovens estudem e trabalhem (ou somente trabalhem) por um tempo fora do país;
- voluntariado: programa que permite que jovens viajem para outro país para desenvolver algum tipo de trabalho voluntário;
- au pair: programa com foco em mulheres que desejam passar um tempo fora do país trabalhando para estudar no exterior;
- colônia de férias: programa voltado para jovens e famílias que busquem passar as férias em outro país, aproveitando para conhecer novas culturas e aprender o idioma local.
Como o intercâmbio funciona?
É possível fazer um intercâmbio com qualquer idade. Tudo depende dos seus objetivos e possibilidades. O processo começa quando você escolhe o programa que deseja fazer e entra em contato com uma agência de intercâmbio no Brasil.
Em alguns casos, o estudante passa por um processo seletivo e, se aprovado, realiza o intercâmbio. Ao chegar no exterior, ele é acompanhado por profissionais que o ajudam a chegar até o local em que ficará hospedado. Durante o período de intercâmbio, o intercambista fica hospedado em casas, hotéis com outros estudantes: tudo segundo o programa escolhido.
De acordo com a finalidade do processo, o intercambista é auxiliado para o cumprimento de suas obrigações de intercâmbio, sendo acompanhado e monitorado durante toda sua estadia no exterior. No fim do intercâmbio, o intercambista geralmente é avaliado e, em casos de programas de estudo, por exemplo, recebe um certificado que comprova sua estadia.
Por que fazer um intercâmbio?
Fazer um intercâmbio é uma experiência enriquecedora por diversos motivos. Confira alguns dos principais!
Adquirir conhecimento mais rápido
Ao ter contato com outro idioma ou área de estudos especializada, um intercambista pode se aperfeiçoar com mais rapidez em outro país do que conseguiria estudando no Brasil.
Conhecer novas culturas
Fazer um intercâmbio é uma forma de conhecer novas culturas, aprendendo a lidar com outras crenças, hábitos e costumes. Isso ajuda a ampliar a visão de mundo.
Valoriza o currículo
Ter experiência em intercâmbio valoriza o seu currículo. Esse pode ser um diferencial em processos seletivos no Brasil, fazendo com que você saia na frente de outros candidatos por ter tido uma experiência de estudo ou trabalho no exterior.
Novas amizades e mais independência
Ao fazer um intercâmbio, você acaba fazendo novas amizades, conhecendo pessoas de todo o mundo. E, claro, como na maioria das vezes o intercambista viaja sozinho, o intercâmbio também serve para aumentar sua independência.
Fazer um intercâmbio é uma excelente alternativa para facilitar a sua ida ao exterior. Seja para estudar, trabalhar ou para curtir, um intercâmbio é uma experiência que contará bastante para o seu crescimento como pessoa e como profissional.
Deixe uma resposta