Unhas postiças: aprenda como tirar dos seus dedos

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel araujo

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

As unhas postiças parecem muito naturais e são um salva-vidas para quem precisa de uma manicure o mais rápido possível. Elas são ideais para quem quer ter unhas longas e resistentes, mas não tem tempo para esperar crescer ou ter os cuidados necessários.

Sempre que acabamos de usá-las, porém, é comum nos depararmos com a questão: como retirá-las sem danificar a sua unha? Continue lendo para aprender a maneira correta de remover as unhas postiças sem fazer nenhum estrago.

O que são unhas postiças?

Essa resposta é simples: são aquelas unhas que você coloca em cima da sua. A maior parte das unhas postiças são feitas de resina acrílica, que podem ser aplicadas em minutos. Um fator importante para isso é a marca que você escolhe.

Além de sua aparência de alta qualidade, eles vêm em uma variedade de formas, estilos, com adesivo impresso e em uma diversidade de cores, sem mencionar uma variedade de preços.

As unhas postiças geralmente vêm em um kit que inclui as unhas, um empurrador de cutículas e uma cola para unhas.

As próprias unhas geralmente são divididas em um recipiente de cinco compartimentos com vários tamanhos para cada unha, para que você tenha uma boa chance de encontrar uma peça que combine perfeitamente com o formato da sua unha sem o uso de dobra de chapas.

Depois de selecionar as unhas postiças para a unha de cada dedo, você as cola. É simples assim. Mas se você está se preocupando com o processo, fique tranquila, pois você pode conferir o passo a passo mais embaixo.

Quanto tempo elas duram?

Isso depende da qualidade das unhas que você compra, bem como da cola e, por incrível que pareça, do clima. Mas, em geral, uma boa aplicação pode durar até duas semanas com os devidos cuidados.

Se as próprias unhas forem duráveis, você também pode reutilizá-las. A parte legal é que você também pode usá-las por períodos muito curtos de tempo, caso você enjoe rapidamente.

Se você é um comissario de voo comercial e não tenha tempo suficiente para fazer as unhas, as postiças podem ser uma alternativa viável, pois elas são facilmente aplicadas e removidas.

As unhas postiças são seguras para suas unhas naturais?

Em comparação com outras unhas de acrílico disponíveis no mercado e com diferentes técnicas de aplicação, esse tipo de unha é o mais seguro. As unhas de pressão estática ou cola não requerem polimento ou imersão excessivos.

Para remover as unhas de pressão, por exemplo, tudo o que você precisa fazer é mergulhar em água morna e sabão por 15 minutos até que elas se soltem naturalmente, sem necessidade de produtos químicos ou placas e interruptores.

Para as adesivas de unhas, você pode pegar uma pequena quantidade de removedor de esmalte ao redor das bordas e retirá-las lentamente.

Como aplicar unhas postiças?

Se você quer unhas chamativas apenas para o fim de semana ou deseja uma manicure mais duradoura, essa também é uma opção compatível com seu objetivo. Veja abaixo como aplicá-las:

  • Corte as unhas;
  • Limpe as unhas removendo o esmalte;
  • Escolha o tamanho das unhas;
  • Aplique uma unha de cada vez com cola;
  • Opcional: passe esmalte.

Se você optou por unhas transparentes (em oposição aos pré-pintados), você pode pintá-las ao seu gosto quando a cola estiver seca. Não se esqueça do extra-brilho e óleo secante para que o seu esmalte dure tanto quanto as unhas.

Como remover unhas postiças?

O dano é sempre uma preocupação com a remoção da unha, mas qualquer dano à unha natural por baixo geralmente ocorre antes da aplicação das compressões, não durante o processo de remoção.

É sempre importante lembrar para não lixar demais a base da unha natural antes da aplicação, que é o erro mais comum. Se você lixar a unha excessivamente, será necessário fazer algo como uma sondagem mista.

Não deixe que o processo de remoção passo a passo abaixo o desanime: se você já percorreu o amplo mundo de opções de unhas de pressão para escolher seu conjunto, a parte mais difícil desta manicure em casa está feita.

Tudo o que resta a fazer é pegar sua acetona ou sabonete líquido, canalizar sua tecnologia interna de unhas e começar a trabalhar. Você precisará de:

  • Uma tigela pequena preferencialmente de vidro ou cerâmica;
  • Corta-unhas;
  • Alicates de cutícula;
  • Uma lixa de unha (opcional);
  • Sabonete líquido ou acetona pura;
  • Empurrador de metal.

Uma dica para antes de começar é pegar um par de pinças de cutícula para remover os cristais ou outros detalhes que estão enfeitando sua unha. Pode ser, por exemplo, uma cabos flexíveis de comando em forma de pingente que a está decorando.

Limpar primeiro não apenas vai contra a pressão da cola em sua unha, mas também irá permitir que a acetona (ou sabão) penetre mais facilmente nas fendas, e então que a unha saia mais rápido.

Use uma boa cola

O primeiro passo para remover corretamente suas unhas postiças realmente acontece antes do início do processo de remoção.

Para garantir uma remoção perfeita, certifique-se de usar uma boa cola que não cause danos às suas próprias unhas.

Por exemplo, algumas colas contam com um climatizador evaporativo para fácil aplicação e remoção. Além disso, alguns outros contém aloe vera para ajudar a manter as unhas hidratadas e protegidas.

Mergulhe as unhas

A melhor maneira de remover unhas postiças é mergulhá-las em uma pequena tigela de cerâmica ou vidro cheia de removedor de esmalte à base de acetona ou sabão líquido.

Encha uma tigela pequena (ou duas, se você estiver fazendo um tratamento no estilo spa) com cerca de 5 a 7 centímetros de água morna e um pouco de acetona ou sabão líquido. Para ter certeza que não vai queimar os dedos, faça uma análise termográfica na água.

Mergulhe até que a cola se quebre e as unhas fiquem soltas o suficiente para retirá-las sem esforço ou até que caiam sozinhas. Mantenha os dedos submersos por cerca de 15 minutos.

Em cerca de 10 minutos você pode começar a pressionar as pontas para cima e para baixo para soltá-las da unha natural. Certifique-se de fazê-lo suavemente, do jeito que você mexeria um dente de leite prestes a cair, ou seja, sem pegar ou arrancar.

De acordo com alguns especialistas, o método do sabonete torna mais fácil guardar o conjunto se você planeja usar as unhas novamente, mas quando você sabe que não pretende usar o conjunto novamente, pode derreter as pontas com acetona pura.

Para acelerar o processo, você também pode usar um kit de removedor de unhas artificiais, que já estão disponíveis no mercado.

Seja qual for a sua escolha, seja paciente. Se você arrancar suas unhas antes de estarem prontas, isso pode remover camadas de suas unhas naturais e danificá-las.

Se você estiver encharcando as unhas e perceber que elas ainda não estão saindo facilmente, use um tampão de unha macio para removê-las com cuidado. Nunca, jamais puxe as unhas postiças ou lixe com força.

Remova as unha

Com as unhas encharcadas ou talvez até derretidas em mingau de acetona, é hora de começar a removê-las suavemente. Nunca faça muita força para tirá-las.

Se a unha não soltar facilmente, volte um passo e mergulhe as unhas novamente por alguns minutos extras. Se necessário, adicione uma gota de óleo de cutícula sob a unha, o que pode ajudar a criar deslizamento.

Remova os resíduos

Quando estiver de volta às suas unhas naturais, limpe qualquer resíduo restante. A palavra-chave para esta etapa é “suavidade”, porque você não quer fazer qualquer dano à sua unha. Se grandes pedaços de cola ainda permanecerem nela, retorne ao seu fiel prato de imersão.

Hidratar as mãos e unhas

Em comparação com outras unhas falsas, como extensões de gel ou acrílicos, as unhas postiças são muito menos propensas a danificar as unhas naturais. 

Ainda assim, o processo de imersão pode levar a um pouco de secura ou irritação, segundo alguns dermatologistas, por isso atenha-se a um bom hidratante para as mãos para manter a camada externa da pele em ótima forma.

Além de hidratar as mãos, aplique nas unhas um óleo de cutícula. Há uma abundância de opções para manter a umidade nas mãos e unhas.

Se as unhas postiças danificarem a superfície de suas unhas, você terá que esperar que suas unhas cresçam para ver uma verdadeira melhoria na qualidade das unhas. Você pode polir as unhas e protegê-las com esmalte comum.

Aplique um fortalecedor de unhas

É provável que, depois de toda essa cola e acetona, suas unhas precisem de um pouco de fortalecimento, então certifique-se de usar um fortalecedor de unhas. Algumas marcas prometem fortalecer as unhas para seu formato original em apenas três dias.

Escolha seu próximo conjunto

Outra razão pela qual as unhas postiças são preferíveis a unhas de gel ou acrílicos é pelo motivo de você poder reaplicar um novo conjunto imediatamente após a remoção de outro.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.