Trilha para iniciantes: 5 dicas essenciais para se aventurar

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por Carlos Meira

Muitas pessoas aproveitam seu tempo livre para conseguir um contato maior com a natureza, garantindo uma qualidade de vida maior e aproveitar para se exercitar. Realizar uma trilha pode ser o melhor caminho para esse tipo de recurso.

É considerada uma trilha qualquer caminho ou estrada de passeio, normalmente pré-estabelecido para ser utilizado como forma de lazer ou mesmo de atividade física para relaxar durante um aviação civil curso, como por exemplo:

  • Caminhada;
  • Ciclismo;
  • Corrida;
  • Escalada.

Diversas atividades podem ser realizadas dentro de uma trilha, todas aproveitando o conceito de contato com a natureza e um ambiente mais adequado para uma condução específica, possibilitando um ambiente mais adequado para a prática de esportes.

Existem diversos elementos que categorizam um determinado local como uma trilha, que pode ser identificado conforme sua função, identificando se você está em um ambiente recreativo, com paisagens naturais para fotografar e apreciar, ou em uma travessia.

Algumas trilhas são consideradas educativas, com espécimes raras de fauna e flora que podem ser observadas de perto e habitats protegidos para trabalhar com mais qualidade o processo de aprendizagem.

Além disso, a forma das trilhas pode ser muito variada, desde as trilhas circulares, ideais para caminhadas e corridas em que pessoas querem se exercitar, em um formato linear chegando em um ponto específico, e até mesmo como um atalho, facilitando o caminho.

Trilha para iniciantes: 5 dicas essenciais para se aventurar
Trilha para iniciantes: 5 dicas essenciais para se aventurar

As trilhas no geral são categorizadas por sua dificuldade, identificando o tipo de pessoa que consegue passar por ela. 

As trilhas leves são indicadas para qualquer pessoa, uma vez que não exigem muito do corpo e podem ser bem divertidas, podendo realizar o aluguel martelete para te ajudar nos obstáculos que possam surgir no caminho.

As trilhas moderadas exigem um pouco mais de estrutura física, principalmente em questão de resistência para você fazer o trajeto com qualidade, muitas vezes com algumas ações específicas como a utilização de equipamento específico.

As trilhas pesadas, por sua vez, são muito mais difíceis de seguir, seja pelo declive no relevo, por se tratar de um caminho mais natural e pouco utilizado, pela ausência de manta asfáltica, ou pela necessidade de conhecimentos específicos para pessoas que fazem trilha com mais frequência.

Uma excelente possibilidade para você aproveitar as trilhas é procurar passeios guiados.

Em trilhas mais famosas, não é incomum encontrar empresas que possuem profissionais qualificados, que têm conhecimento do terreno e de todos os elementos que podem surgir no caminho.

Um guia sabe exatamente quais são os pontos que você precisa conhecer durante o trajeto, sabendo o melhor ponto de parada, locais para descanso e as melhores vistas do local. 

Nesse ponto, ele se torna uma importante ferramenta para o ecoturismo, ajudando os viajantes, para que eles passem pela caixa de passagem sem dificuldades durante a trilha.

Existem diversos tipos diferentes de guia, mesmo que em uma trilha específica. Por isso, é importante que você saiba que tipo de atividade deseja fazer para encontrar um profissional adequado para esse tipo de situação.

Um guia especializado em fauna local, por exemplo, pode ser ótimo para pessoas que desejam observar os animais em seu habitat natural, enquanto um guia especializado em rotas pode apresentar caminhos diferenciados para chegar até o ponto em comum do local.

Algumas trilhas, entretanto, são mantidas por organizações públicas ou privadas e são consideradas auto guiadas. Este formato é interessante porque você pode aproveitar estes recursos sem precisar da ajuda de um profissional especificamente.

Normalmente, tratam-se de trilhas muito mais delimitadas, com informações escritas e placas de identificação que ajudam os visitantes a passear pelo local e aproveitar melhor esse tipo de estrutura, garantindo um momento de lazer e relaxamento.

Muitas dessas trilhas contam com curiosidades históricas ou biológicas que ajudam a tornar o passeio ainda mais interessante e educativo, tornando-se um passeio muito especial, podendo usar ainda equipamentos especiais como aquecedores solares baixa pressão em locais frios.

Dicas para caminhantes iniciantes

Se você pretende iniciar esse tipo de atividade, é importante pensar em algumas dicas que podem ajudar a se preparar e começar com qualidade nesse tipo de passeio. Dessa forma, você consegue dar os primeiros passos com muito mais qualidade.

Entender a melhor forma de fazer trilhas pode acabar gerando um interesse muito maior, tornando-se um hobby saudável e que gera um forte contato com a natureza.

1.    Respeitando seus limites

O primeiro passo antes de começar a se programar para uma trilha é entender seus limites pessoais e respeitá-los.

Para fazer esse tipo de atividade, é necessário um certo preparo físico, uma boa avaliação do quanto você consegue caminhar sem correr riscos a saúde, além de tomar cuidados com temperaturas, utilizando um bebedero de agua mineral para se manter hidratado.

Atualmente, existem alguns aplicativos que podem ser grandes aliados do trilheiro iniciante, indicando rotas mais acessíveis e com registros de dificuldade adequados, o que garante que você fará uma escolha de qualidade.

2.    Atenção ao clima

Por se tratar de um ambiente aberto, é importante que você tenha muito cuidado com relação a previsão de tempo no dia que for fazer a trilha.

Ainda que seja uma distância curta, mudanças bruscas de temperatura e principalmente a incidência de chuvas podem ser muito perigosas para uma pessoa que não está acostumada com trilhas.

A terra pode ficar escorregadia ou enlameada, tornando mais difícil se locomover, e o risco de acidentes é muito maior. Por outro lado, climas muito quentes podem acabar atrapalhando sua caminhada dependendo do tipo de roupas e equipamentos usados.

Portanto, é muito importante verificar se o clima no dia do passeio está estável, independente da temperatura. Dessa forma, você consegue se preparar com mais tranquilidade para fazer esse tipo de passeio em um local de paisagismo e jardinagem SP.

É importante ter em mente que algumas épocas são melhores do que outras. O outono, em particular, é um excelente período para fazer trilhas com iniciantes. Isso porque as temperaturas durante o outono são bem mais amenas, evitando extremos.

Além disso, o outono costuma ter chances de chuva muito mais baixas, o que ajuda a organizar melhor o passeio e ter mais tranquilidade para aproveitar melhor esse tipo de espaço.

3.    Contatos de emergência

Não se deixe enganar, mesmo nas trilhas simples, você ainda estará em um ambiente natural, provavelmente com baixa conexão ou sem conexão nenhuma com meios de comunicação atuais e convencionais.

Por isso, é importante que você deixe alguns contatos de emergência avisados de que irá fazer a trilha no dia, a localização e a hora que pretende estar de volta em casa.

A pessoa não precisa ficar preocupada com o passeio, mas é importante que tenha consciência de que ele está acontecendo e caso algo saia do planejado em uma trilha com areia média, consiga lidar com esse tipo de situação com tranquilidade.

Esse tipo de detalhe pode parecer desnecessário à primeira vista, mas acaba sendo uma etapa muito importante para você conseguir fazer sua trilha despreocupada, além de fazer completamente a diferença em sua vida caso algo de errado aconteça durante o passeio.

4.    Itens essenciais

Existe um conhecimento em comum entre pessoas que já fazem trilha há algum tempo sobre os itens essenciais para fazer qualquer tipo de passeio com tranquilidade. 

Conhecidos como os 10 essenciais, essa lista deve ser avaliada com cuidado para que você garanta todos os itens e faça um passeio muito mais confortável.

Os itens são de alta necessidade em qualquer trilha, independente da dificuldade, e incluem objetos para as mais variadas situações dentro desse tipo de passeio.

Desde protetor solar até um abrigo portátil para uma emergência que dure a noite toda, é fundamental ter estes objetos em mãos. Eles ajudam a criar um ambiente adequado onde você pode ficar com muito mais tranquilidade ao longo de seu passeio.

5.    Hidratação e alimentação

A trilha ainda é uma atividade física em sua essência, por isso é importante ter uma preocupação maior com seu corpo antes de realizar qualquer tipo de atividade que possa tomar sua energia.

A hidratação é um ponto muito importante, principalmente porque durante uma caminhada é comum que você precise beber líquidos constantemente. Diante disso, é interessante ter um cantil cheio de água potável sempre que possível.

Além disso, é ideal que você faça uma refeição de qualidade antes de iniciar a trilha, evitando comidas pesadas ou gordurosas que podem acabar sendo problemáticas posteriormente, quando você estiver no meio da caminhada

Considerações finais

As trilhas podem ser uma excelente maneira de deixar a rotina e o estresse para trás, mas é preciso ter atenção e cuidado para garantir um passeio muito mais tranquilo e confortável para você e quem estiver acompanhando.

É importante se atentar a alguns importantes detalhes para garantir mais qualidade e aproveitar melhor o passeio, lembrando sempre de que a única coisa que deve ficar para trás nas trilhas são suas memórias e suas pegadas, nunca lixo ou resíduos que foram gerados durante a caminhada.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


2 Comentários

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.