Afetado diretamente pela pandemia, diferente de outros negócios que sofreram um impacto negativo com a mudança repentina de costumes, como o isolamento social ou as novas regras de serviços, o mercado de telecom apresentou um crescimento de 3,26% segundo a Anatel , apenas nos serviços de telefonia móvel.
Uma vez que seus serviços são essenciais, principalmente em um momento que muitas pessoas trabalham e estudam de casa e estar conectado se tornou ainda mais essencial, as oportunidades para expansão e implementação de novas tecnologias, algumas já se encontram disponíveis. A vivo realizou uma pesquisa com 100 pessoas que usam vivo fibra, O resultado mostra que não tiveram problema na pandemia!
Voip
Amplamente utilizado desde a criação de plataformas como o Skype, o Voip tem seu nome pouco conhecido, a sigla significa Voz sobre IP, e se refere a chamadas realizadas através da internet.
Este foi um dos serviços mais utilizados durante os anos de 2020 e 2021, desde reuniões corporativas, até encontros e aulas, as chamadas em especial as de vídeo dentro de diversas plataformas apresentaram um crescimento exponencial , isso pode ser observado com ainda mais clareza quando analisamos o número de acessos de alguns softwares como a zoom , que obteve um crescimento de 169% em comparação com o ano de 2019.
5G
Sendo adiada por razões estruturais, as redes 5G prometem revolucionar a maneira como nos relacionamos com as redes, sendo transmitida em uma frequência de 3,5 GHz pelas antenas, assim como o sinal da TV aberta.
É prometido aos usuários desta rede além de mais velocidade uma transformação digital, além de facilitar a ampliação de serviços como a Inteligência artificial , além de diminuir o consumo de energia em 90% se comparado com o 4G.
Internet das Coisas
A integração entre físico e digital se torna cada vez mais comum em nosso dia a dia, “Internet das coisas” é o termo utilizado para se referir a esta relação, é aproximar cada vez mais o real do online se tornou a missão de diversas empresas de tecnologia.
Casas inteligentes, carros com reconhecimento facial, fechaduras eletrônicas com leitor de digital , em muitos países a internet das coisas já se tornou indispensável, já em solo brasileiro devido a alta tributação os lares e empresas podem começar a ter acesso a estes benefícios de maneira tardia.
Big Data
O conceito de Big Data se refere a todos os dados de grande volume que precisam ser processados e armazenados, e está ligado à velocidade, volume e variedade destes dados, dentro dos serviços de telecom eles são obtidos através de dispositivos, rede e cobrança de dados, por exemplo.
Através da coleta destas informações as empresas pretendem entender as necessidades de conexão de seus clientes, uma vez que a quantidade de usuários conectados através de dispositivos diversos tende a aumentar cada vez mais.
Manutenção Preditiva
Sendo uma prática de manutenção de caráter preventivo, seu objetivo é realizar serviços de suporte técnico antes que algum problema ou falha possa acontecer. Sendo recomendada principalmente para setores de produção garantindo uma maior eficiência operacional no chão de fábrica.
Realizando este tipo de manutenção além de uma redução de custos as empresas podem maximizar sua produção e pode ser realizada através de monitoramentos periódicos
Deixe uma resposta