Relacionamento com o cliente: saiba por onde começar

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Carlos Meira

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O desenvolvimento de um bom relacionamento com o crm permite a construção de uma comunicação mais positiva com o público consumidor e, consequentemente, um crescimento na conversão de leads e no fechamento de novas vendas.

Isso porque, esses softwares de gestão de relacionamento auxiliam na adoção de uma abordagem mais humanizada e um atendimento mais satisfatório, que agradam o mercado e valorizam a imagem da própria empresa.

Além disso, essas ferramentas viabilizam a fidelização desse público por meio da efetivação de uma relação mais sustentável e autêntica.

Por onde começar?

Uma das melhores maneiras de construir um bom relacionamento com o cliente é fazendo com que todas as interações com a empresa sejam valiosas e satisfatórias, desde o momento da prospecção até o pós-venda.

No entanto, antes de saber mais sobre as melhores estratégias para fazê-lo, é preciso entender por onde começar a construção desse relacionamento.

Por isso, separamos alguns pontos essenciais para a formulação de um plano de ação.

  1. Analise os dados

O desenvolvimento de um bom relacionamento com o cliente se dá a partir do reconhecimento do perfil dessas pessoas.

Isso pode ser feito por meio da análise dos dados demográficos e do histórico de compra dos consumidores, sendo nesse ponto que o uso do crm online free pode auxiliar em todas as ações seguintes.

Afinal, como esse sistema operacional permite a compilação dos dados relativos às interações com o público, a empresa consegue ter uma noção melhor quanto às características e necessidades desses leads.

Isso permite a identificação de falhas no processo operacional e o ajuste do atendimento, aumentando a probabilidade de conquista do cliente e da sua fidelização.

  1. Conheça o público ideal

Além de estabelecer sobre o perfil geral das pessoas que acessam o seu site ou se interessam pela sua marca, esses dados obtidos por meio de um crm grátis vão auxiliar no processo de segmentação dos seus leads.

Para isso, é essencial que você consiga determinar os atributos dos melhores clientes, ou seja, aquelas pessoas que mais tendem a voltar a comprar e gastar cada vez mais nas novas compras.

Desta forma, você pode direcionar as estratégias de relacionamento aos prospects e leads que possuem esse perfil.

  1. Automatize as tarefas

Automatizar as ações de marketing significa fazer uso de algumas plataformas específicas que ajudem a melhorar a comunicação com o cliente, por meio do reconhecimento dos padrões de comportamento de compra dessas pessoas.

Através dessa automação, a qualificação da sua base de contatos fica mais facilitada. E isso pode ser feito por meio do envio de mensagens personalizadas para cada tipo de perfil de consumidor, automação do e-mail marketing, conversão de formulários, entre outros.

Quando essas plataformas são conectadas a um crm plano, os gestores de marketing podem passar a receber as informações obtidas nesses sistemas.

Por fim, colaborando com a manutenção do funil de vendas e garantindo que o setor de vendas só atuará com os leads que têm mais probabilidade de ser convertidos em clientes.

As melhores estratégias para construir o relacionamento com o cliente

Atualmente existe um enorme número de técnicas que podem ser utilizadas para a construção de um relacionamento com o cliente, sendo que a maior parte dessas ferramentas funciona no meio digital ou com o auxílio da internet.

Entre as estratégias mais eficazes e econômicas, temos:

  1. Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais utilizadas para a construção de um bom relacionamento com o público consumidor. 

Essa técnica consiste na produção de materiais de qualidade que ajudam a educar o seu lead sobre a empresa, o produto ou o serviço oferecido.

Essa ação publicitária permite a conversão de prospects, o aumento do engajamento e a retenção dos clientes. Ela pode ser feita através de:

  • Postagem no blog empresarial;
  • Confecção de guest posts;
  • Infográficos;
  • E-books;
  • Webinars;
  •  Vídeos ou podcasts;
  • Cases de sucesso, entre outros.
  1. E-mail marketing

Quando os clientes disponibilizam o endereço de e-mail através do cadastro em uma palestra ou no processo de download de um e-book, a empresa pode utilizar desse canal de comunicação para realizar a manutenção de um relacionamento mais aprofundado.

Esse tipo de campanha de marketing digital visa atingir os clientes que possuem o perfil ideal para a empresa.

Ou seja, aquele consumidor que já investiu nos serviços ou produtos disponibilizados e tem uma propensão maior de voltar comprar da sua marca.  

Por isso, as informações adquiridas e armazenadas em um sistema crm são tão fundamentais para uma instituição.

Afinal, é ele que irá informar sobre as predisposições de consumo de uma pessoa ou de um grupo, aumentando as chances de novas vendas.

  1. Redes sociais

Cada vez mais, as redes sociais têm se tornado um dos canais de comunicação mais importantes, tanto para a população, quanto para as empresas.

Ela permite uma aproximação mais íntima entre as instituições e o público, incentivando o reconhecimento da marca e estimulando a interação e o engajamento.

Em conjunto com o uso de um software comercial crm, as informações adquiridas através de plataformas como o Facebook, Instagram ou Whatsapp, são capazes de aperfeiçoar a construção da persona da empresa, deixando o público cada vez mais segmentado.

Isso permite com que as ações de marketing sejam direcionadas para um nicho mais apropriado, com pessoas que já tem interesse na compra do seu produto ou serviço. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

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