Quais são os 6 principais hábitos que causam problemas de saúde?

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Escrito por admin

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Todos nós temos um (ou talvez mais) mau hábito que é difícil de consertar. E, por vezes, podemos nem sequer estar conscientes de quão mau é até começar a afectar-nos de forma negativa. Mas o reconhecimento de que você tem hábitos que fazem mal é o primeiro passo para exterminar esse hábito da sua vida.

Aqui estão os 6 principais maus hábitos que se podem tentar quebrar para ficar mais saudáveis.

1. Fumar

Este pode ser o mais óbvio, e provavelmente está bem ciente dos efeitos secundários do fumo do cigarro. Fumar, mesmo em pequenas quantidades, pode ser perigoso para a sua saúde. 

Se deixar de fumar não for possível, tente estabelecer pequenos objectivos e reduza gradualmente o consumo de tabaco. Pode até tentar ajuda profissional e fazê-lo de uma forma estruturada e orientada. 

Não cometa o erro de pensar que leva anos a colher os benefícios de deixar de fumar cigarros. De facto, os benefícios para a sua saúde começam assim 20 minutos após a sua última fumada.

2. Não fazer exercício suficiente

Hoje em dia, a maioria de nós estamos presos na frente de um computador o dia todo. Mas não se pode escapar ao facto de não se exercitar muito tempo antes que as consequências o apanhem. Estudos demonstraram que a falta de exercício pode causar múltiplos problemas de saúde. Por isso é crucial incluir alguma forma de actividade física na sua rotina diária. 

A Associação Americana de Saúde recomenda 30 minutos de actividade física moderada para proteger a saúde do seu coração. Se estiver demasiado ocupado para ir ao ginásio, pode fazer exercício em pequenos bocados. Tente fazer exercício 15 minutos de manhã, 15 minutos ao almoço e 15 minutos depois do trabalho. Isto tem os mesmos benefícios que um exercício contínuo de 45 minutos.

3. Não conseguir dormir o suficiente

Não alimente a ideia de que de alguma forma dormir menos de 6 horas é uma receita para a produtividade e o sucesso.

O facto é que a privação crónica do sono pode levar a graves condições de saúde como tensão arterial elevada, diabetes, obesidade, depressão, ataque cardíaco e AVC. 

A maioria dos adultos precisa de 7-8 horas de sono todas as noites. Tente ir para a cama cedo e dormir o suficiente para que o seu corpo possa funcionar no seu melhor. Se tiver dificuldades em adormecer, tente perguntar ao seu médico sobre o que pode fazer para promover um sono melhor.

4. Beber muito

Tomar um copo de vinho ou uma cerveja gelada após um longo dia pode ser relaxante. Mas beber demasiado e com demasiada frequência pode colocá-lo em risco de desenvolver diabetes, gota, doenças cardíacas, tensão arterial elevada, certos cancros e obesidade.

Cerveja, vinho, álcool e refrigerantes também podem empilhar as calorias. Guarde as suas calorias líquidas para quando realmente as quiser.

5. Não beber água suficiente

Mais de metade do nosso corpo é constituído por água, o que faz com que seja crucial para a nossa existência. Ficar adequadamente hidratado tem benefícios visíveis e invisíveis. Mas quanta água se deve beber por dia? 

Os médicos dizem que, em média, os homens devem beber 15,5 copos (3,7 L) de líquidos por dia, e as mulheres devem beber cerca de 11,5 copos (2,7 L) de líquidos por dia. Isto pode variar dependendo da sua idade, actividade física, saúde geral e condições meteorológicas.

6. Comer tarde à noite

Os investigadores suspeitam que mover a sua hora de jantar mais cedo pode dar-lhe tempo suficiente para permitir que o seu corpo processe os alimentos de forma mais eficiente. Isto pode ajudar especialmente se estiver a tentar perder peso. Porque sejamos realistas; a maioria de nós não está a tentar obter alimentos saudáveis tarde da noite. É provável que estejamos a tentar obter petiscos que não são os mais saudáveis.

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