Preparação para as provas de residência médica

Tempo de leitura: 3 min

em novembro 6, 2023

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.
Preparação para as provas de residência médica

Saiba como se preparar para a prova de residência de forma assertiva para ter sucesso

A preparação para a residência médica é um período muito importante na vida de um futuro especialista e requer consistência, inteligência emocional e um bom planejamento de estudos.

A realização da prova é um acontecimento decisivo e difícil na vida de um médico que busca se tornar um especialista, porque a concorrência é alta e o conteúdo da prova é muito extenso, abarcando tudo o que o curso de medicina aborda durante seis anos de formação.

Além disso, dependendo da instituição, o nível de dificuldade aumenta, já que algumas empregam questões dissertativas, como é o caso da prova de residência médica da USP 2024, na qual o estudante terá acesso a 10 casos clínicos sobre cinco áreas básicas:

  • clínica médica;
  • cirurgia geral;
  • ginecologia e obstetrícia;
  • pediatria e
  • medicina preventiva e social.

Por isso, se programar para fazer uma boa prova e ter boas técnicas de estudo é fundamental para chegar a essa fase preparado. Se ainda não sabe como fazer isso, vamos ajudar você com algumas dicas neste artigo. Continue a leitura!

4 dicas para se preparar para a prova de residência médica

A prova de residência é a etapa que separa o médico generalista do especialista. Essa é a prova que abrirá as portas para a especialização considerada padrão-ouro por toda a comunidade médica. O processo é dividido em três etapas:

  • fase 1: prova objetiva com questões que englobam todas as áreas da medicina, com o maior peso para a classificação;
  • fase 2: análise do currículo: aqui contam pontos os estágios, publicações científicas, atividades extracurriculares, de pesquisas, monitorias e outras;
  • fase 3: entrevista pessoal, onde o candidato falará sobre a sua motivação.
  1. Planeje seus estudos

Planejar o tempo e criar uma rotina de estudos é essencial para conseguir conciliar todas as atividades dos últimos anos de medicina e conseguir uma vaga na tão sonhada residência médica.

Se possível, tente não tirar as coisas que você gosta e o tempo de lazer da sua rotina, como sair com os amigos, descansar e fazer uma atividade física. Lembre-se de que essas atividades também são importantes para a sua saúde mental, o que influencia diretamente o seu rendimento na prova.

  1. Priorize os conteúdos mais importantes da prova

Por serem provas mais objetivas, algumas questões podem se repetir. Por isso, o melhor método de estudo contém a resolução de questões de provas passadas. A partir dos erros e acertos, é possível criar um roteiro de estudo mais assertivo, priorizando as matérias que você está errando mais.

Além disso, procure saber quando será a data da prova para distribuir bem o tempo entre as disciplinas, a fim de cobrir o máximo possível todos os conteúdos. Pode ser que seu tempo não seja o que imaginou, por isso saber o tempo que você tem é essencial.

  1. Foque nas bancas que são sua prioridade

Procure direcionar os estudos para a banca que realizará a prova da instituição que você quer estudar. Muitas delas acabam explorando mais os mesmos temas, fazem questões muito parecidas com as anteriores, apenas mudando algumas coisas. Essa é uma das melhores formas de direcionar seus estudos e ganhar tempo.

  1. Invista em um curso

Os cursos preparatórios vão ajudar a otimizar os seus estudos, porque você terá os materiais organizados de forma didática, com foco no que mais é explorado pelas bancas, além do apoio de um professor, que auxiliará nas revisões e dúvidas.

Hoje em dia, estão disponíveis muitos cursos preparatórios à distância na área de medicina, o que pode facilitar ainda mais a preparação para as provas, já que você poderá assistir às aulas e estudar até mesmo com o seu celular.

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.