Power BI: Saiba como utilizar os parâmetros corretamente

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel araujo

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

A tecnologia está em constante avanço e são muitos os aspectos que, junto da internet, ela ajudou a aprimorar e a desenvolver. Um exemplo que é constantemente usado e procurado por profissionais das mais diversas áreas é o Power BI.

A constante necessidade de análise e integração de dados se tornou muito necessária para o mundo em que vivemos e para isso é necessário utilizar uma ferramenta que te traga bons resultados, seja eficiente e ainda esteja sendo utilizado por muitas empresas.

Mas saber quais os parâmetros que precisam ser utilizados, quais as principais fontes de dados, como aproveitar ao máximo as possibilidades que são mostradas à marca são verdadeiros desafios para quem não está por dentro do assunto.

Sendo assim, mesmo que você desenvolva software ou trabalhe com sistema ERP integrado, o texto de hoje irá melhor esclarecer o que é o Power BI e como utilizar seus parâmetros adequadamente, explorando bons usos dessa ferramenta de trabalho.

Pense em uma empresa que precisa utilizar ao máximo o marketing digital em suas diversas fontes de trabalho. Não é nem de perto uma situação fácil de resolver e, com o dinamismo da internet, se tornou ainda mais difícil.

Antigamente, para divulgar um serviço como um serviço de cross docking, o marketing era muito mais rudimentar, sendo somente feito através do boca a boca e de alguns grandes veículos de mídia. Hoje em dia, o digital chegou para quebrar todas as barreiras.

E com tantos usuários acessando sites, aplicativos das empresas, preenchendo relatórios e entre diversas outras informações, é uma enorme quantidade de dados para lidar e, quanto maior a empresa, melhor ela precisa saber ser efetiva com essas informações.

Em outras palavras, mesmo um despachante aduaneiro comércio exterior precisa emitir relatórios e garantir que a coleta de informações está sendo feita de maneiras eficientes e que sua empresa está conseguindo tomar boas decisões baseado nelas.

Com isso em mente, o Power BI se torna um excelente aliado para emissão de tais relatórios, garantindo efetividade, precisão e controle de uma enorme quantidade de informações, sendo esse o grande motivo de saber utilizar os parâmetros do mesmo.

Os tópicos a seguir reúnem uma série de informações úteis sobre tais parâmetros, além de melhor contextualizar a importância do Power BI e porque mesmo a sua empresa de suporte técnico em TI precisa investir nesse tipo de ferramenta. Confira.

A importância do Power BI

O termo de Business Intelligence surgiu desde a década de 80, momento em que as empresas precisavam melhor organizar as suas ideias voltadas para o trabalho e para o ambiente corporativo, visando atrair mais clientes e impactar com suas estratégias de negócio.

O Power BI integra diversas informações e as organiza de maneira que a empresa possa utilizar, e isso vai muito além do que apenas uma pasta de trabalho no Excel, podendo integrar informações que também estão na nuvem e de outros sistemas também.

Com isso em mente, mesmo a sua empresa focada em desenvolver sistema de vendas para controlador de acesso empresas, é possível destacar que o Power BI é uma ferramenta excelente caso os seus objetivos sejam:

  • Integrar dados de diversas plataformas;
  • Analisar e gerenciar grande quantidade de informações;
  • Estipular métricas importantes para a marca;
  • Conseguir entender o fluxo de informações da empresa;
  • Aumentar a efetividade das tomadas de decisões;

Claro que muito irá depender de como a sua organização utiliza os dados disponibilizados para ela e a maneira com que entende seus leads e clientes, oferecendo o melhor para os mesmos e atendendo a demanda que o mercado pede.

Da mesma maneira que um serviço de antecipação de recebíveis para empresas possui diversas modalidades, o Power BI pode ser utilizado tanto via aplicativos para desktop, tendo versões diferentes do mesmo, inclusive via nuvem.

Ou seja, é possível aplicá-lo para trabalhos mais complexos e difíceis quanto para desenvolvimento de demandas mais simples, que podem ser feitas de maneira muito melhor e mais assertiva.

Principais parâmetros

Podemos entender como parâmetros no Power BI valores específicos que podem ser utilizados várias vezes ao longo de suas análises, pois, sabemos que assim como um serviço especializado em segurança do trabalho, é possível que você queira utilizá-lo novamente.

Sendo assim, confira abaixo alguns parâmetros muito utilizados no Power BI e como eles podem ser a diferença entre velocidade, adaptabilidade e a assertividade de um relatório para a sua marca. 

01 – Power Query Editor

Para aqueles que não sabem, o Power Query Editor é um programa desenvolvido com diversas funcionalidades e mecanismos que servem para transformar e preparar dados, moldando de acordo com a necessidade do programador. 

Pense que assim como a energia, ela não é criada e sim transformada. O Power Query Editor segue o mesmo princípio e pode ser utilizado pelas mais diversas áreas que envolvam tecnologia de alguma maneira, até mesmo em uma consultoria em gestão de vendas.

Como tais mecanismos estão disponibilizados nas mais variadas fontes de dados, dependerá apenas do Power Query Editor dizer qual o destino de tais dados e onde serão armazenados, para assim ajudar outros programas como o Power BI.

Para a utilização do mesmo, é preciso abrir a aba de “Edit Queries” no Power Query Editor, escolher os parâmetros que serão utilizados e adicionar informações-chave como:

  • Nome;
  • Diretório;
  • Tipo;
  • Texto;
  • Valor.

Depois disso, alguns códigos serão disponibilizados que devem ser alterados de acordo com o programador e, após todo o processo, as mudanças devem ser aplicadas. Feito isso, o relatório responderá para a nova fonte de dados configurada.

02 – Power BI Desktop

Contextualizando, o Power BI Desktop é um aplicativo gratuito que tem como objetivo utilizar todo o poder que a ferramenta disponibiliza através do seu computador, ajudando a modelar dados e integrá-los a diversas outras plataformas conforme a necessidade do programador.

Isso permite ter uma melhor ideia de onde vem e para onde está indo e qual processo seus dados passaram, mas também criar coleções visuais do mesmo e compartilhar com outras pessoas que precisam da mesma linha de código, os mesmos parâmetros e informações.

Para aplicar esse tipo de parametrização, é preciso ir até a opção “Change Source” com a planilha desejada selecionada. A partir disso é preciso ir em dados avançados e escolher o diretório para qual as informações serão enviadas.

Feito isso, tudo está praticamente pronto, precisando apenas preencher com os valores que você quer substituir ou adicionar, além de terminar de mostrar nas caixas de seleção as informações vitais para o funcionamento da mudança.

Claro que muito irá depender de como você mexe em tais informações e qual a finalidade da mesma, para que todo o processo seja feito da maneira mais assertiva possível e que realmente seja eficaz, economizando tempo dos envolvidos e garantindo a otimização.

Os benefícios do Power BI

Nenhuma empresa irá investir em algo que realmente não traga retorno para a marca, seja o retorno em maneira de capital, velocidade de produção, otimização de espaço e tempo, aumento de lucro e de número de vendas.

No caso do Power BI a empresa nem precisa buscar muito longe, podendo entender logo no começo da utilização da ferramenta como ele pode ser incrivelmente impactante e benéfico para a marca pela enorme quantidade de benefícios que ela traz.

Um dos principais é que, apesar de termos mostrado que é possível utilizar através do Desktop, o Power BI pode ser estruturado completamente na nuvem, oferecendo baixo custo para a empresa e, dependendo de como for feito, toda a sua utilização sai de graça.

É extremamente intuitivo e fácil de ser utilizado, facilitando não apenas a sua aplicação, mas também os treinamentos que as empresas precisam fazer para ensinar novos profissionais ou aprimorar as técnicas daqueles que já estão dentro da organização.

Os dashboard gerados e painéis são completamente personalizáveis, o que é importante para qualquer tipo de negócio, afinal, é preciso se adaptar ao cliente e as diferentes demandas que o mesmo oferece para a sua marca.

Isso facilita muito pela sua grande integração com outras ferramentas e plataformas, o que  nos leva a criação de painéis, tabelas, gráficos e dashboards ainda mais personalizados e completos, sendo essencial para a análise constante e tomada de decisões de qualquer marca.

Esperamos que o texto de hoje tenha sido bastante informativo e tenha te ajudado, a melhor compreender o Power BI, seus parâmetros e o horizonte de possibilidades que o mesmo abre para você e a sua empresa, ajudando a se manter em destaque no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.