Má postura: Saiba como corrigir esse problema

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel araujo

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

A postura é definida como a relação harmoniosa entre músculos, articulações e ossos. A princípio, sua função é estabilizar espacialmente o corpo humano e protegê-lo quando recebe estímulos do meio ambiente.

Dessa forma, garantindo um ótimo empenho nas atividades do dia a dia, possibilitando com que o corpo tenha o seu melhor desempenho durante toda a rotina, justamente para que se possa realizar as mais diversas atividades da melhor maneira possível.

Atividades que são necessárias e de extrema importância para a rotina das pessoas, como exemplo a ida ao trabalho em uma empresa de poltrona hospitalar, atividade de extrema importância para que essa pessoa possa compor a sua rotina.  

Entenda mais sobre a má postura

A má postura está associada à falta de coordenação entre suas estruturas de suporte. O principal elemento dessa estrutura é a coluna vertebral, que atua como eixo do corpo.

Assim, a má postura não só traz consequências estéticas, mas também pode levar a problemas físicos que afetam a qualidade de vida, dificultando diversas atividades e processos durante a vida de cada um, acarretando em péssimas situações e transtornos.

Manter esta postura errada pode afetar diferentes partes do corpo, mesmo que não demonstrem problemas de imediato, a médio e longo prazo provavelmente poderão se expressar por meio de diferentes doenças.

Com isso, possibilitando com que as atividades básicas não possam ser realizadas, como pegar uma escada rolante em um shopping, além de toda a dificuldade para tarefas do dia a dia e para realização de esportes.

Continue acompanhando este conteúdo para descobrir como a má postura pode ser prejudicial e porque é essencial corrigi-la o quanto antes para um bem estar ainda maior para atividades e para sua vida.

Importância de corrigir sua postura o quanto antes

A boa postura é uma questão que vai muito além da estética e está diretamente relacionada à nossa saúde. Algo que afeta diversos momentos da vida, impossibilitando e causando um mal estar em várias oportunidades do dia.

Como exemplo podemos citar uma pessoa com uma má postura, que ao realizar atividades que fazem parte do seu dia a dia, como o serviço de calibração na empresa em que trabalha, o desconforto acaba sendo inimaginável devido à postura incorreta.

Assim, uma boa postura garante que todo o nosso corpo funcione corretamente, pois permite que nossos músculos, ossos e articulações estejam perfeitamente alinhados e sua função prossiga sem impedimentos.

O alinhamento adequado do nosso corpo nos permite realizar movimentos mais precisos e eficientes, além de proporcionar condicionamento físico, pois a postura correta não sobrecarrega nossos músculos e ossos.

Ou seja, benefícios que são de extrema importância para que se tenha uma vida mais tranquila, e para que se possa ter um proveito melhor dos momentos e de todas as atividades que compõem seu dia.

A má postura, em contrapartida, pode levar a alterações na coluna, como a escoliose. Além de levar a desvios na coluna, estrutura corporal formada por uma série de ossos (vértebras) que são o principal eixo de sustentação do corpo.

Esses desvios são perigosos porque, com o tempo, podem levar a problemas como articulações desgastadas e nervos espinhais comprimidos, gerando cada vez mais problemas e riscos para a saúde desta pessoa, fazendo com que a dor aumente gradativamente com os dias.

Dessa forma, afetando a saúde e acarretando em diversos problemas, fazendo com que a preocupação e atenção em manter uma boa postura em todos os momentos do dia seja algo fundamental para cada pessoa.

Esta boa postura traz consigo um bem-estar e todo um alívio para as pessoas, trazendo um conforto para a realização de um esporte físico e a venda de equipamentos médicos no dia a dia de trabalho, afetando os meios e atividades mais inimagináveis possíveis.

A seguir podem ser observados problemas causados devido à má postura, e algumas dicas para manter a postura correta e ter esse bem-estar em sua rotina.

Problemas causados através da má postura

A má postura pode causar alterações na coluna, principalmente nas regiões cervical e lombar. A inversão da curvatura nessas áreas é o problema mais comum, além de causar dor que, muitas vezes, é difusa e se espalha para o ombro.

Dessa forma, causando desconforto e cada vez mais dores nestas regiões, fazendo com que diversos problemas possam surgir devido a esta má postura, gerando mais dificuldades e transtornos em todo o processo de recuperação.

Como mencionado anteriormente, de fato, as consequências da má postura são muito mais do que apenas estéticas, e levam principalmente a alguns problemas de saúde e incômodos diários. Confira agora alguns deles:

Dores de cabeça

A má postura é uma das principais causas de dores nas costas e dores de cabeça. A inclinação para baixo coloca pressão extra nos músculos das costas do pescoço para evitar que a cabeça se incline para frente, trazendo cada vez mais dores recorrentes na cabeça e nas costas.

Problemas de sono

A má postura pode afetar negativamente nossa capacidade de dormir. Assim, causando incômodo ao tentar dormir e realizar atividades básicas, fazendo com que a dificuldade e toda a dor nestas regiões sejam as mais diversas.

Dor no pé

Todas essas luxações também podem afetar seus pés. Desse modo fazendo com que o corpo tenha um impacto cada vez mais negativo diante desta postura, e acabe causando problemas maiores em cada situação.

Fadiga

Quando sua postura é ruim, seu corpo tem que trabalhar mais para se manter de pé, causando cada vez mais cansaço, já que o corpo tem que trabalhar em dobro devido a todo este processo para a realização das tarefas.

Ou seja, você acaba tendo este transtorno desde a realização de uma licença ambiental até ao ir ao trabalho. Além de todos os problemas que podem ser gerados através desta má postura, como hérnia de disco, escoliose, cifose e outras diversas situações.

Por isso, o cuidado e atenção em todas as tarefas do dia a dia são fundamentais, abaixo confira algumas dicas para que se tenha esta melhora na postura e se tenha esta atenção nas atividades realizadas.

Dicas para manter a postura correta

Adotar mudanças é necessário para justamente ver a diferença e para que sua postura possa estar correta, acarretando em um bem-estar na realização de atividades e de diversos momentos da sua rotina.

Pois bem, confira as dicas abaixo para esta melhora:

  • Atenção com a postura;
  • Escolha uma posição confortável para descansar;
  • Cuidado com pesos em excesso;
  • Faça exercícios regularmente;
  • Invista em equipamentos para um maior conforto.

Sobre o último ponto, esse investimento vai desde apostar em uma cama com lençol hospitalar e ergonomia, até uma cadeira bem confortável para que você trabalhe – seja em casa ou no escritório.

Pois bem, estar atento a estes pontos faz a diferença para que se comece uma melhora em sua postura nos mais diversos momentos, por isso a atenção e o empenho neste processo são fundamentais. Veja a seguir quando procurar ajuda médica durante este processo.

Quando procurar um especialista?

Em alguns casos, a dor nas costas é um sintoma de um problema de saúde mais sério. É importante entender que não é normal sentir dor, portanto, não devemos nos acostumar ou simplesmente ignorá-la, pois pode evoluir para um problema mais grave.

Além disso, a dor nas costas pode estar associada a alguns problemas de saúde. Portanto, é importante identificar a causa, observar sinais de que cuidados adicionais são necessários e procurar ajuda de uma empresa de medicina do trabalho.

Se a dor se espalhar para outras partes do corpo, causando formigamento ou fraqueza, é aconselhável ligar os sinais de alarme e procurar atendimento médico.

Isso porque somente um profissional pode determinar o tipo de dor, orientando quais cuidados são necessários e o melhor tratamento para cada paciente.

Além disso, caso o paciente caia ou se machuque, é necessário ficar atento à presença de dores na coluna e procurar atendimento médico imediato. Dessa forma, se for o caso, será preciso colocar o avental cirúrgico e passar por este processo o mais rápido possível

Veja abaixo a importância do cuidado com a sua coluna, e os benefícios causados por este cuidado para toda a saúde.

Benefícios de um bom cuidado com a coluna

A boa postura traz muitos benefícios para a vida de todos. Além de melhorar sua qualidade de vida e aperfeiçoar seu corpo, problemas, dores e fadiga podem ser reduzidos. Então, investir e manter um bom cuidado com a coluna lhe dará muitos pontos em sua vida.

Alguns outros benefícios que você terá com este cuidado são:

  • Contribui para uma boa oxigenação, o que melhora a posição dos pulmões;
  • Previne problemas digestivos porque evita que os intestinos se comprimam;
  • Previne problemas musculares;
  • Elimina dores nas costas, cintura e joelho;
  • Faz o corpo funcionar melhor;
  • Garante uma aparência mais esbelta graças à estética simétrica do corpo;
  • Melhora a respiração.

Portanto, não há motivos para não melhorar a qualidade de vida através do seu corpo, pois além de otimizar sua postura, você respeitará sua função desejada sem causar lesões ou problemas que afetem outras áreas de sua vida.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.