Por que o auxílio da escola é importante na orientação profissional

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por admin

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

É comum ter dúvidas sobre como iniciar uma carreira e fazer as melhores escolhas de trabalho. Portanto, a orientação profissional pode ser uma boa opção em alguns casos.

Este é um acompanhamento de especialistas ou educadores para apoiar este momento. Portanto, vários aspectos são observados para auxiliar na seleção dos cursos superiores e das melhores áreas.

A orientação profissional é mais aprofundada do que os exames vocacionais, pois considera muitos influentes, além de fornecer visão geral do mercado e características regionais.

No entanto, o tutor não faz escolhas pelo aluno, apenas mostra algumas possibilidades e conversas para ajudar quando estiver indeciso.

Por exemplo, se um estudante estiver em dúvida entre cursar uma faculdade de gestão de vendas ou jornalismo, o orientador não dará uma escolha definida, mas certamente, ajudará em encontrar meios para o aluno se decidir e ficar contente com a escolha.

Neste artigo, mostraremos a importância de algumas orientações profissionais para adolescentes. Leia e confira.

Ajudando os alunos a encontrarem seu propósito

Durante a adolescência, surgem muitas dúvidas e há a sensação de ser forçado a escolher uma carreira ideal.

Em meio a esse caos, ter alguém para realizar a orientação de carreira pode ajudar a organizar pensamentos, avaliar habilidades e gostos e definir um propósito na vida.

Dessa forma, várias questões importantes para os jovens podem ser consideradas e alinhadas com o mercado de trabalho para evitar frustrações.

Por exemplo, se um jovem desejar realizar um curso de gestão financeira ead, um especialista pode o ajudar a entender quais são as habilidades exigidas para essa área e, também, conversar sobre o dia a dia de um profissional que trabalha com finanças.

Além disso, os orientadores podem ajudar os adolescentes a pensar em estratégias que os ajudarão a treinar, enriquecendo seu currículo à medida que ingressam na graduação ou no mercado.

Assim, em parceria com as famílias e escolas, podem ser realizadas ações para desenvolver as habilidades necessárias para a profissão, ter aulas adicionais que ajudem a se preparar para o trabalho e fazer mais pesquisas na área.

Vale lembrar que, embora possa auxiliar nessas áreas, a orientação profissional não visa preparar os alunos para o trabalho, mas apenas contribuir para a escolha.

Qual a importância de estimular o autoconhecimento dos alunos?

As decisões de carreira dependem em grande parte das autopercepções dos jovens. Nesse sentido, pode ser útil contar com o apoio de um adulto que esteja preparado para lidar com a situação.

Criar momentos de autoconhecimento como feiras e workshops sobre carreiras pode ser esclarecedor para muitos adolescentes, por isso, a escola pode ser um ótimo local para sediar essas atividades.

Ou então, é possível criar excursões para visitar empresas, universidades ou até mesmo, assistir palestras sobre o número infinito de possibilidades para serem exploradas após o término do Ensino Médio.

Além disso, é possível realizar essas iniciativas de forma individual. Por exemplo, este orientador chama o adolescente para fazer uma autoanálise e, assim, descobrir o que ele realmente quer de sua carreira. 

Ao fim da conversa, eles podem chegar a conclusão de que, investir em gestão de recursos humanos ead ou áreas correlatas pode ser uma ótima investida caso ele tenha facilidade em falar com pessoas e se interesse em construir relações.

Portanto, não apenas aspectos pessoais precisam ser considerados, mas também questões éticas e sociais, além de valores morais.

Os alunos devem considerar o impacto de sua profissão na vida das pessoas e entender como eles esperam contribuir para a sociedade por meio de seu trabalho.

Por exemplo, se uma pessoa deseja criar oportunidades para outras pessoas ingressarem no mercado de trabalho, realizar cursos de gestão de pessoas e liderança ead pode ser uma ótima escolha.

Esse processo inspirado no autoconhecimento também serve ao propósito de distinguir as expectativas e objetivos do adolescente da influência dos outros. Família, amigos e até professores podem interferir nas decisões dos alunos, potencialmente fazendo escolhas que levam à infelicidade.

Somente por meio de um processo de reflexão as escolhas podem ser feitas com confiança, consciência e maturidade.

Como apresentar aos alunos as possibilidades de planos de carreira

Como dissemos, um aspecto importante da orientação é aprender mais sobre a carreira escolhida.

Assim, após analisar e correlacionar os fatores relevantes para a decisão e encontrar a melhor alternativa, o consultor pode ajudar a conhecer melhor a área de atuação.

Por exemplo, se o adolescente diz que se interessa pela área da saúde, é possível criar parcerias com universidades e quem sabe, levar o aluno para conhecer uma pós graduação gestão hospitalar ead ou outros cursos como:

  • Medicina;
  • Fisioterapia;
  • Farmácia;
  • E até mesmo, a medicina veterinária.

Dessa maneira, é possível fazer com que o aluno tenha uma visão mais ampla de tudo o que pode ser feito na área de saúde — seja para humanos ou animais.

É interessante porque permite que os adolescentes se abram para as possibilidades que cada campo traz, pois, sempre haverá muitas consequências.

Assim, por exemplo, escolher medicina também significa ter que considerar qual profissão a pessoa pretende exercer, se a escolha é para o setor público ou privado, e outros fatores importantes.

Da mesma forma, existem muitas ocupações diferentes para pessoas que desejam trabalhar em tecnologia, associadas a diferentes perfis de carreira. Assim, com o acompanhamento, o jovem consegue amadurecer sua percepção da área que deseja.

Por exemplo, mostrar que além de TI, existem outras frentes em tecnologia como buscar uma formação em gestao financeira startup e estar próximo de ferramentas e softwares que trazem resultados e mais lucros para essas novas empresas, as startups.

Por que é importante dar aos jovens mais sensação de segurança?

Uma das maiores dificuldades na escolha é a insegurança de não seguir o caminho que leva a uma maior satisfação.

Portanto, contar com o apoio profissional é um cuidado que pode ser usado para evitar a ansiedade pelo caminho e a dificuldade de filtrar a vasta quantidade de informações sobre o mercado de trabalho.

Novamente, esse processo ajuda a pensar em quais áreas são mais promissoras e têm melhores oportunidades de avanço.

É importante considerar esse aspecto porque, à medida que o mundo do trabalho se torna dinâmico, algumas ocupações podem perder seu status, enquanto outras ficam muito estáveis ​​ou em crescimento — ocupações futuras.

Por exemplo, atualmente, um curso tecnologo de gestão de pessoas a distancia está mais em alta do que em anos atrás. Isso porque, a cultura de ensino à distância e trabalho remoto ganhou popularização principalmente após a pandemia.

Criar momentos que abordem esse tema e falem sobre as profissões do futuro durante as aulas ou em momentos específicos como feiras de educação é fundamental para que o jovem conheça o mercado de trabalho das áreas que mais lhe chamam atenção.

Diálogo com os pais para apoiar as escolhas dos filhos

Quando você está procurando ação para ajudar os adolescentes a escolher uma carreira, é importante entender que isso também inclui as famílias. Como vimos antes, muitas vezes as expectativas de outras pessoas podem interferir nas escolhas de um adolescente, levando à frustração. 

Portanto, é importante estabelecer um diálogo para acolher a escolha do jovem e apoiá-lo no seguimento da carreira que decidir. Além disso, é importante que ele tenha a possibilidade de analisar e pensar livremente.

Por exemplo, buscar apenas pela melhor faculdade de gestão financeira atualmente não é apenas o que os alunos estão à procura. Hoje, eles pensam na estabilidade e também nas opções que este curso pode gerar.

Os pais podem suprimir a criatividade e a capacidade de os adolescentes encontrarem soluções eficazes nas áreas desejadas, projetando seus desejos.

Isso porque, existem muitos relatos de famílias e responsáveis que abordam somente o retorno financeiro que determinadas profissões geram, mas é importante relembrar que, a realização do jovem é pautada também em sentir prazer na área escolhida.

Por esse motivo, os esforços de orientação profissional devem estimular o envolvimento dos pais, mas estar ciente da importância de respeitar as escolhas do adolescente e oferecer apoio. 

Quando a escola toma a iniciativa, ela deve buscar o diálogo aberto e assumir suas responsabilidades na formação social dos alunos, o que inclui o relacionamento com as famílias.

Como você pode ver, a orientação profissional é um conselho interessante para ajudar os jovens a escolher suas carreiras com segurança.

Para isso, é importante contar com a ajuda da escola e manter um bom relacionamento com sua família para que juntos encontrem as melhores opções.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.