5 dicas para escolher a melhor panela de pressão

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel araujo

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Uma panela de pressão de qualidade é uma maneira muito eficiente de garantir qualidade na cozinha de uma Guarnição inflável. Esse tipo de panela é fundamental para cozinhar uma série de alimentos, entre eles o feijão, tradicional na alimentação brasileira.

Entretanto, muitas pessoas têm receio de usar a panela de pressão, em grande parte por conta dos riscos que os modelos mais antigos traziam. Além disso, muitas pessoas ainda têm modelos ultrapassados, que precisam de um cuidado especial para sua utilização.

A panela de pressão funciona de maneira rápida e efetiva, além de economizar gás por ser um processo mais rápido de cozimento. Para utilizá-la basta colocar os ingredientes da receita e água na panela e tampá-la, usando as travas de proteção.

Conforme a água começa a entrar em ebulição, o vapor fica retido no lado interno da panela, criando uma pressão maior para o cozimento e usando o próprio vapor como ferramenta para fazer a receita em uma empresa de fios e cabos elétricos.

Com esse processo é possível reduzir consideravelmente o tempo de preparo de alguns alimentos, com ingredientes que ficam até 70% mais rápidos. O risco das panelas antigas, entretanto, era que a pressão ficasse muito forte e estourasse a trava da tampa.

Quando isso acontecia, a tampa podia voar para longe por conta da força da pressão, o que representava um risco para o cozinheiro, além dos vapores que também podiam gerar queimaduras.

Entretanto, com os avanços na tecnologia, as questões de segurança se tornaram muito mais relevantes, e hoje é possível comprar panelas com dispositivos muito mais avançados que previnem acidentes dos mais diversos tipos.

É hora de abandonar as panelas de pressão antigas e avaliar alguns pontos muito importantes para você conseguir um recurso de qualidade, sem errar na escolha desse tipo de produto como um todo para fazer o almoço em uma empresa de motores elétricos.

Como escolher uma boa panela de pressão

Existem muitos modelos de panela de pressão no mercado que oferecem diversos benefícios, desde dispositivos de segurança até eliminadores de vapor, entre muitas outras escolhas que devem ser levadas em conta quando estiver fazendo sua pesquisa.

Cada pessoa tem seus próprios requisitos na hora de comprar esse importante utensílio de cozinha, e as prioridades podem variar muito entre cada um, ainda que a utilização da panela de pressão seja a mesma.

Por isso é muito importante você procurar maneiras de identificar sua realidade e como a panela se encaixa, para identificar qual é o modelo que mais se adequa ao seu dia a dia trabalhando em uma fábrica de chapa de acrílico e entrar em seu orçamento.

1. Capacidade de conteúdo

As panelas de pressão em geral costumam ser maiores do que outros modelos de panelas, mas ainda assim existem diversas variações de tamanho. Quando você opta por uma panela em particular, entender sua capacidade em litros é muito importante.

A panela deve atender as demandas de sua casa. Por isso, famílias grandes ou grupos de pessoas que dividem um apartamento costumam procurar panelas de pressão maiores, que dêem conta de fazer alimentos para todos os moradores ou funcionários de sua empresa de cabo de aço inox.

Por outro lado, pessoas solteiras ou casais sem filhos podem optar por um modelo menor, que seja fácil de guardar e de manter sempre em ordem para aproveitar por mais tempo esse tipo de atividade.

2. Ajustes de pressão

Uma das grandes vantagens da tecnologia é tornar esse tipo de produto muito mais funcional, com ferramentas avançadas que garantem um cozimento muito melhor para os alimentos usados na panela de pressão.

Um destes elementos é o ajuste de pressão, presente em diversos modelos de panela que são vendidos atualmente. Com esse elemento você consegue personalizar o processo de cozimento como um todo, controlando a quantidade de pressão mantida pela panela.

Esse é um item que, em alguns casos, pode ser deixado de lado, principalmente para quem pretende usar a panela para cozimento de receitas do dia a dia, contando também com um resfriador de água. Entretanto, para quem gosta de cozinhar e quer fazer receitas diferenciadas, é uma excelente opção.

3. Segurança

A panela de pressão hoje não é mais o utensílio perigoso que era no passado. Hoje, com uma vedação de qualidade e firmeza nas travas, é muito difícil que você sofra qualquer tipo de acidente usando a peça.

Entretanto, a maioria das empresas oferece alguns itens de segurança adicionais, recursos que acabam se destacando a longo prazo e podem fazer a diferença para você comprar a panela de uma determinada marca.

Para aqueles que estão iniciando sua jornada na cozinha, ter uma panela de pressão de confiança é um passo fundamental para criar mais segurança em testar novos pratos e fazer receitas diferenciadas.

Por isso, contar com uma ferramenta segura e propícia para esse tipo de execução acaba se tornando muito importante para conquistar uma boa estrutura de chaves de segurança.

4. Durabilidade

A durabilidade da panela de pressão é outro ponto importante para você avaliar quando for efetuar a compra. Normalmente, esse modelo de panela costuma ser um pouco mais caro que outros, e por isso é preciso escolher um modelo que dure.

Com os cuidados adequados, você pode ter uma única panela de pressão a vida toda, mas para isso é preciso tomar alguns cuidados em particular. Em um primeiro momento, a escolha de material é muito relevante.

A maioria das panelas de pressão é feita com inox, um material de confiança que tem alta durabilidade e passa em todos os testes de segurança do produto. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados, principalmente na limpeza, para manter a qualidade do produto.

5. Assistência técnica

Sempre que você precisar de algum recurso para sua panela de pressão, é bom saber que pode contar com a empresa que a produz para resolver. Por conta da quantidade de peças que pode ter problema, como:

  • Borrachas;
  • Pinos;
  • Travas;
  • Apito.

Estes e muitos outros recursos precisam estar em perfeita ordem para a panela funcionar adequadamente e permitir que você faça as refeições que deseja usando esse modo de preparo.

Por isso, contar com uma estrutura de atendimento da própria empresa responsável pela panela de pressão passa muito mais tranquilidade para sua compra, uma vez que você terá a segurança de que em caso de problema, terá uma assistência rápida e efetiva.

Principais modelos no mercado

Agora que você entende alguns dos principais elementos para escolher a panela de pressão ideal, é hora de identificar algumas opções no mercado que estão fazendo a diferença nas prateleiras, todas com suas peculiaridades como uma grade metálica.

Panela de pressão solar tramontina

Considerada atualmente a melhor panela de pressão no mercado, trata-se de um dos produtos mais completos disponíveis. Ideal para quem se preocupa com segurança, durabilidade e facilidade de uso.

Dentre seus recursos de segurança é possível citar travas, tampa com garras laterais, além de válvulas e escapes de ar para maior segurança do usuário. Além disso, na própria tampa é possível escolher duas opções diferentes de pressão.

Panela de pressão Rochedo

Esta marca possui uma série de recursos da anterior, principalmente com relação a modelos de cozimento, mas por um preço muito mais acessível. Ela também possui todos os dispositivos de segurança, tornando sua cozinha um lugar mais tranquilo.

Com esse modelo, o cozimento é mais rápido e distribuído por igual, em grande parte por conta do fundo triplo, criado especificamente para esse fim.

Um dos grandes diferenciais dessa panela é o Vapor Cook, um acessório que permite o cozimento de legumes a vapor mais rapidamente.

Panela de pressão Brinox

Para aqueles que são solteiros ou possuem uma família pequena e não querem gastar com espaço ou com panelas muito grandes, o modelo Supra da Brinox é a melhor opção.

Ela possui todos os dispositivos de segurança e ferramentas que as opções maiores, mas com um tamanho compacto. É possível utilizá-la para preparos frescos todos os dias, sem se desgastar na hora da limpeza.

Além disso, o alimento acaba sendo cozido mais rapidamente, uma vez que ela possui o fundo de tripla camada e, por ter um espaço reduzido, acaba completando o processo mais rapidamente.

Considerações finais

Escolher uma boa panela de pressão pode ser um trabalho bastante complexo. É preciso pensar em todas as questões de segurança e proteção para sua residência, ao mesmo tempo em que detalhes do tipo de alimento que você deseja produzir também são importantes.

Entender todos estes elementos ajuda a criar uma ferramenta de decisão mais efetiva para escolher o modelo e a marca da panela de pressão que você utilizará, bem como a forma de cuidado que a peça exige.

Dessa maneira, você consegue usar o utensílio com muito mais tranquilidade, aproveitando o melhor que ele pode oferecer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.