O que é o índice IBrA da B3

Tempo de leitura: 3 min

em junho 27, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.
O que é o índice IBrA da B3

Apesar de menos conhecido que o Ibovespa, o índice IBrA pode fornecer muitos detalhes sobre o mercado de capitais brasileiro

De fato, todo mundo que faz investimento em ações já ouviu falar no índice Ibovespa, o principal benchmark do mercado de capitais brasileiro.

Entretanto, existe outro índice que dá informações muito mais detalhadas sobre a situação do mercado do país: o IBrA.

Hoje você entenderá como ele funciona, suas particularidades e para o que ele é usado no contexto do mercado brasileiro.

O que é o IBrA?

IBrA é a sigla para Índice Brasil Amplo, e é o nome de um dos indicadores do mercado de ações brasileiro presente na B3 que apresenta a maior minúcia de detalhes sobre como está o mercado de capitais no país.

O detalhamento do IBrA é proveniente por causa de seu nível de detalhes: ele é composto por todas as empresas listadas na bolsa de valores brasileira.

Vale notar, além disso, que esse é um índice que não leva em conta apenas a rentabilidade das empresas em sua composição: ele avalia o retorno total, considerando a valorização das ações e a distribuição de dividendos.

Sendo assim, esse índice é diferente de outros índices que focam apenas em alguns setores (como os índices de agronegócio e de energia elétrica, por exemplo) e de índices que selecionam alguns critérios econômicos (small caps, valor etc.).

Para que serve o IBrA?

O IBrA é muito importante, pois tem como função mensurar o comportamento das ações em sua composição. Ele é usado, portanto, como referência para a economia brasileira como um todo, já que não é um índice setorial.

Dessa forma, é possível ter uma visão mais completa do mercado acionário brasileiro, o que é fundamental para empreendedores, economistas e investidores tomarem suas decisões em suas respectivas áreas.

O índice, tendo sido criado em 2006, ajuda profissionais da área desde então para avaliar o comportamento da economia brasileira.

Suas atualizações em tempo real dão eficiência até mesmo para profissionais que buscam especular com o mercado, pois estes podem entender o comportamento do mercado ao vivo.

Qual é a composição do IBrA?

Em primeiro lugar, para que uma empresa entre no IBrA, ela não pode estar em recuperação judicial ou extrajudicial, nem mesmo que esteja passando por intervenção ou outra situação especial.

Ainda, ela precisa ter uma negociabilidade que represente 99% do valor acumulado, em soma, de todos os índices individuais que são disponibilizados pela B3

Além disso, as ações precisam ter presença de pelo menos 95% em pregão durante um ano. Se ela tiver menos de um ano e mais de seis meses, ela deve ter presença em 95% ou mais no pregão desse período.

Por fim, nenhuma empresa deve representar mais de 20% do total da carteira. Nesse caso, faz-se um rebalanceamento para que essa companhia ocupe um peso menor considerando-se todos os ativos.

IBrA x Ibovespa, IBrX100 e IBrX50

Além do IBrA, existem outros índices importantes para a economia brasileira, e os mais famosos deles são o Ibovespa, o Brasil 100 (IBrX100) e o Brasil 50 (IBrX50).

O Ibovespa é o índice da economia brasileira mais famoso, e tem uma metodologia complexa. Mas, basicamente, leva em consideração as maiores empresas do país de acordo com seu tamanho de mercado.

Além disso, o Brasil 100 e o Brasil 50, respectivamente, são índices compostos pelas 100 e 50 maiores empresas da nação listadas na bolsa de valores.

Ainda que, desses todos, o IBrA seja o mais detalhado, o Ibovespa é o mais utilizado. Isso porque o Ibovespa já é usado há muito tempo e porque a correlação entre todos esses índices é muito alta, não sendo justificável uma mudança.

De qualquer forma, todos eles podem ser usados para acompanhar o mercado brasileiro e saber como ele está se comportando ao longo do tempo.

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.