O que é gestão de pessoas?
A gestão de pessoal pode ser definida como a obtenção, utilização e manutenção de uma força de trabalho satisfeita. É uma parte significativa da gestão preocupada com os funcionários no trabalho e com seu relacionamento dentro da organização.
Gestão de pessoas é o planejamento, organização, remuneração, integração e manutenção de pessoas com o objetivo de contribuir para os objetivos organizacionais, individuais e sociais.
Natureza da Gestão de Pessoal
A gestão de pessoal inclui as funções de emprego, desenvolvimento e remuneração. Essas funções são desempenhadas principalmente pela gestão de pessoal em consulta com outros departamentos.
A gestão de pessoal é uma extensão da gestão geral. Preocupa-se em promover e estimular mão-de-obra competente para dar sua contribuição plena à preocupação.
A gestão de pessoal existe para aconselhar e auxiliar os gerentes de linha em questões de pessoal.
Portanto, o departamento de pessoal é o departamento de pessoal de uma organização.
A gestão de pessoal enfatiza a ação, em vez de fazer cronogramas, planos e métodos de trabalho longos.
Os problemas e queixas das pessoas no trabalho podem ser resolvidos de forma mais eficaz por meio de políticas de pessoal fundamentadas.
É baseado na orientação humana. Tenta ajudar os trabalhadores a desenvolver plenamente seu potencial para a preocupação.
Ele também motiva os funcionários por meio de seus planos de incentivos eficazes para que os funcionários forneçam a mais completa cooperação.
A gestão de pessoal lida com os recursos humanos de uma preocupação. No contexto de recursos humanos, gere tanto trabalhadores individuais como operários.
Função do gerente de pessoal
O gerente de pessoal é o chefe do departamento de pessoal. Ele desempenha funções gerenciais e operacionais de gerenciamento. Seu papel pode ser resumido como:
O gerente de pessoal fornece assistência à alta administração. A alta administração são as pessoas que decidem e definem as políticas primárias da preocupação.
Todos os tipos de políticas relacionadas a pessoal ou força de trabalho podem ser formulados de maneira eficaz pelo gerente de pessoal.
O gerente de pessoal atua como um consultor de equipe e auxilia os gerentes de linha no tratamento de vários assuntos de pessoal.
Como conselheiro, o gerente de pessoal atende aos problemas e queixas dos funcionários e os orienta. Ele tenta resolvê-los da melhor maneira possível.
O gerente de pessoal atua como um mediador: ele é um pino de ligação entre a gerência e os trabalhadores.
Ele atua como porta-voz.
Por estar em contato direto com os funcionários, é obrigado a atuar como representante da organização em comitês indicados pelo governo. Ele representa a empresa em programas de treinamento.


Funções de Gestão de Pessoal
Seguem-se as quatro funções da Gestão de Pessoal:
- Planejamento de recursos Humanos
- Recrutamento
- Seleção
- Treinamento e desenvolvimento
Ser um gerente eficaz exige trabalho. Se você é novo na função com pouco ou nenhum treinamento, descobrirá que há uma diferença entre ser um ótimo funcionário e gerenciar ótimos funcionários.
Aqui estão cinco conceitos que os gerentes provavelmente conhecem:
1. Determine quem é quem
Conheça as personalidades da sua equipe – e quem você é. Minhas quatro personalidades de playground ajudam você a fazer isso. Pergunte: “Que tipo de criança eu era no parquinho?” Aquele que:
- Garantiu que todos pudessem jogar? O pacificador.
- Fez todo mundo se alinhar e contar? O organizador.
- Mudou as regras no meio do jogo? O revolucionário.
Queria jogar do meu jeito? O rolo compressor.
Depois de descobrir a personalidade de seu playground, determine quem está nele. Não perca os sinais. As pessoas são muito claras com a linguagem corporal, o uso das palavras e as intenções.
Os pacificadores apreciam a comunicação e a colaboração. Se os olhos de um funcionário saltam quando os outros discutem, isso é uma pista.
Os organizadores são estruturados e decisivos. Se um funcionário chega a uma reunião com gráficos ou papel codificado por cores, ele é um organizador.
Os revolucionários odeiam a rotina e preferem se adaptar ao momento. Você reconhecerá um revolucionário quando perguntar: “De onde veio isso?”
2. Mostre respeito
O respeito começa com o gerente. Dizer “olá” ou “obrigado” ajuda muito. Para mostrar respeito:
- Brainstorm de ideias com pacificadores.
- Forneça um trabalho significativo com prazos para os organizadores.
- Atribua tarefas de emergência aos revolucionários.
- Peça a opinião dos rolos compressores.
3. Enfrente os fatos
Nem todo mundo coleta fatos da maneira que você faz, então faça perguntas, esteja aberto para aprender e não encerre as discussões muito cedo. Quando você achar que tem os fatos, pergunte novamente para ter certeza.
4. Encontre o humor
O humor nunca deve ser pessoal, mas tente descobrir o absurdo que invade o espaço de trabalho de todos e ilumina o clima. O humor ajuda os funcionários a se relacionarem com você e cria camaradagem para tarefas difíceis.
5. Junte tudo
Os gerentes são pagos para fazer o trabalho. Se algo der errado com seu plano, não vá imediatamente para o plano B. Aproveite as personalidades e a maneira como cada uma aborda um problema.
Entender seus funcionários e capacitá-los a lidar com seu trabalho da maneira que lhes convém irá livrar-se do nervosismo do gerente pela primeira vez e ajudá-lo a se tornar um profissional experiente e confiante.
As habilidades de gestão de pessoas, também conhecidas como ‘habilidades sociais’, são mais difíceis de definir do que as habilidades técnicas. Incluem habilidades como comunicação, confiança e paciência, para citar alguns e simplesmente, são as habilidades de que você precisa para tratar, comunicar-se e liderar seu pessoal como gerente para obter o máximo de resultados.
Um gerente com essas habilidades pode ser a diferença entre uma equipe frustrada, confusa e com baixo desempenho e uma equipe produtiva, motivada e engajada.
A gestão de pessoal pode ser definida como a obtenção, utilização e manutenção de uma força de trabalho satisfeita. É uma parte significativa da gestão preocupada com os funcionários no trabalho e com seu relacionamento dentro da organização.
Gestão de pessoas é o planejamento, organização, remuneração, integração e manutenção de pessoas com o objetivo de contribuir para os objetivos organizacionais, individuais e sociais.
Natureza da Gestão de Pessoal
A gestão de pessoal inclui as funções de emprego, desenvolvimento e remuneração. Essas funções são desempenhadas principalmente pela gestão de pessoal em consulta com outros departamentos.
A gestão de pessoal é uma extensão da gestão geral. Preocupa-se em promover e estimular mão-de-obra competente para dar sua contribuição plena à preocupação.
A gestão de pessoal existe para aconselhar e auxiliar os gerentes de linha em questões de pessoal.
Portanto, o departamento de pessoal é o departamento de pessoal de uma organização.
A gestão de pessoal enfatiza a ação, em vez de fazer cronogramas, planos e métodos de trabalho longos.
Os problemas e queixas das pessoas no trabalho podem ser resolvidos de forma mais eficaz por meio de políticas de pessoal fundamentadas.
É baseado na orientação humana. Tenta ajudar os trabalhadores a desenvolver plenamente seu potencial para a preocupação.
Ele também motiva os funcionários por meio de seus planos de incentivos eficazes para que os funcionários forneçam a mais completa cooperação.
A gestão de pessoal lida com os recursos humanos de uma preocupação. No contexto de recursos humanos, gere tanto trabalhadores individuais como operários.
Função do gerente de pessoal
O gerente de pessoal é o chefe do departamento de pessoal. Ele desempenha funções gerenciais e operacionais de gerenciamento. Seu papel pode ser resumido como:
O gerente de pessoal fornece assistência à alta administração. A alta administração são as pessoas que decidem e definem as políticas primárias da preocupação.
Todos os tipos de políticas relacionadas a pessoal ou força de trabalho podem ser formulados de maneira eficaz pelo gerente de pessoal.
O gerente de pessoal atua como um consultor de equipe e auxilia os gerentes de linha no tratamento de vários assuntos de pessoal.
Como conselheiro, o gerente de pessoal atende aos problemas e queixas dos funcionários e os orienta. Ele tenta resolvê-los da melhor maneira possível.
O gerente de pessoal atua como um mediador: ele é um pino de ligação entre a gerência e os trabalhadores.
Ele atua como porta-voz.
Por estar em contato direto com os funcionários, é obrigado a atuar como representante da organização em comitês indicados pelo governo. Ele representa a empresa em programas de treinamento.
Funções de Gestão de Pessoal
Seguem-se as quatro funções da Gestão de Pessoal:
- Planejamento de recursos Humanos
- Recrutamento
- Seleção
- Treinamento e desenvolvimento
Ser um gerente eficaz exige trabalho. Se você é novo na função com pouco ou nenhum treinamento, descobrirá que há uma diferença entre ser um ótimo funcionário e gerenciar ótimos funcionários.
Aqui estão cinco conceitos que os gerentes provavelmente conhecem:
1. Determine quem é quem
Conheça as personalidades da sua equipe – e quem você é. Minhas quatro personalidades de playground ajudam você a fazer isso. Pergunte: “Que tipo de criança eu era no parquinho?” Aquele que:
- Garantiu que todos pudessem jogar? O pacificador.
- Fez todo mundo se alinhar e contar? O organizador.
- Mudou as regras no meio do jogo? O revolucionário.
Queria jogar do meu jeito? O rolo compressor.
Depois de descobrir a personalidade de seu playground, determine quem está nele. Não perca os sinais. As pessoas são muito claras com a linguagem corporal, o uso das palavras e as intenções.
Os pacificadores apreciam a comunicação e a colaboração. Se os olhos de um funcionário saltam quando os outros discutem, isso é uma pista.
Os organizadores são estruturados e decisivos. Se um funcionário chega a uma reunião com gráficos ou papel codificado por cores, ele é um organizador.
Os revolucionários odeiam a rotina e preferem se adaptar ao momento. Você reconhecerá um revolucionário quando perguntar: “De onde veio isso?”
2. Mostre respeito
O respeito começa com o gerente. Dizer “olá” ou “obrigado” ajuda muito. Para mostrar respeito:
- Brainstorm de ideias com pacificadores.
- Forneça um trabalho significativo com prazos para os organizadores.
- Atribua tarefas de emergência aos revolucionários.
- Peça a opinião dos rolos compressores.
3. Enfrente os fatos
Nem todo mundo coleta fatos da maneira que você faz, então faça perguntas, esteja aberto para aprender e não encerre as discussões muito cedo. Quando você achar que tem os fatos, pergunte novamente para ter certeza.
4. Encontre o humor
O humor nunca deve ser pessoal, mas tente descobrir o absurdo que invade o espaço de trabalho de todos e ilumina o clima. O humor ajuda os funcionários a se relacionarem com você e cria camaradagem para tarefas difíceis.
5. Junte tudo
Os gerentes são pagos para fazer o trabalho. Se algo der errado com seu plano, não vá imediatamente para o plano B. Aproveite as personalidades e a maneira como cada uma aborda um problema.
Entender seus funcionários e capacitá-los a lidar com seu trabalho da maneira que lhes convém irá livrar-se do nervosismo do gerente pela primeira vez e ajudá-lo a se tornar um profissional experiente e confiante.
As habilidades de gestão de pessoas, também conhecidas como ‘habilidades sociais’, são mais difíceis de definir do que as habilidades técnicas. Incluem habilidades como comunicação, confiança e paciência, para citar alguns e simplesmente, são as habilidades de que você precisa para tratar, comunicar-se e liderar seu pessoal como gerente para obter o máximo de resultados.
Um gerente com essas habilidades pode ser a diferença entre uma equipe frustrada, confusa e com baixo desempenho e uma equipe produtiva, motivada e engajada.
Deixe uma resposta