O que é conversational commerce?

Tempo de leitura: 3 min

em novembro 29, 2023

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O que é conversational commerce?

C-commerce vem ajudando empresas de todos os cantos a ter uma proximidade a mais com os consumidores

Com o Brasil se consolidando no mercado como um país empreendedor, milhares de brasileiros a cada dia que passa abrem suas empresas voltadas para o comércio eletrônico, seja de prestação de serviços, seja vendas de produtos on-line.  Para uma empresa conseguir atingir o ápice do sucesso em seu segmento on-line, é necessário embarcar na onda do conversational commerce, também chamado de c-commerce, e começar a prestar vendas por apps e chats. 

Diversificar sempre foi o fator-chave para qualquer negócio, e com o c-commerce em alta, milhares de vendas são realizadas dia após dia. Porém, será que todos os empreendedores brasileiros sabem o que é essa metodologia? A seguir, será possível saber um pouco mais sobre ela e como é possível implantá-la nos comércios digitais.

Aprofundando-se no c-commerce

O c-commerce nada mais é do que uma resposta à crescente preferência dos consumidores por métodos de comunicação mais naturais e convenientes. Em vez de navegar em dezenas de sites complexos na web ou lidar com interfaces complicadas, os consumidores agora podem se envolver com as empresas por meio de mensagens de texto, chatbots, assistentes de voz e até mesmo em redes sociais.

Essa metodologia nada mais é do que uma nova maneira de interação entre consumidor e empresa, e por trazer diálogos em tempo real, com atendentes, chatbots ou IA, essa interação acabou rapidamente ganhando espaço em todos os cantos do mundo. Uma estimativa apontou que, pelo menos, 165 milhões de brasileiros utilizaram o WhatsApp para conversar com marcas em 2022, mostrando que essa nova tendência pode realmente dar certo para as empresas.

Essa nova abordagem busca simular uma conversa tradicional entre pessoas, tornando o processo de compra mais intuitivo, o que pode ajudar a fidelizar o cliente. Ao integrar tecnologias como inteligência artificial (IA), machine learning e processamento de linguagem natural, as empresas munidas do c-commerce conseguem criar experiências personalizadas e eficientes para os seus fiéis consumidores.

Entendendo os seus benefícios

Sabendo o que é, e para o que serve o c-commerce, com certeza, dúvidas sobre seus benefícios devem ter surgido. Logo, para tornar este artigo supercompleto, essa questão será respondida da forma mais simples possível. Como visto no decorrer do artigo até aqui, os c-commerces são projetados para interagir com os usuários de maneira semelhante à comunicação humana. 

Por isso, eles podem responder a perguntas, fornecer informações sobre produtos, oferecer recomendações personalizadas e até mesmo concluir transações. Com isso, fica nítido que um dos principais benefícios dele para o lojista é ter uma grande redução de custos que seriam gastos com atendimentos personalizados e humanizados para responder simples perguntas ou firmar uma venda.

Já os benefícios para os consumidores podem se resumir em acessar esses chatbots por meio de plataformas de mensagens instantâneas, como WhatsApp, Facebook Messenger ou até mesmo diretamente nos sites das próprias empresas. Essa acessibilidade “a mais” facilita a comunicação, permitindo que os clientes interajam com as marcas de maneira conveniente, a qualquer hora e em qualquer lugar, independente de ser por meio de um computador ou smartphone.

Quem atua no segmento de marketing digital sabe que a proximidade com o cliente é um dos fatores cruciais para fidelizar vendas. E para conseguir essa proximidade, o primeiro passo a ser dado nos dias atuais é adotar as abordagens do c-commerce.

Com isso, as empresas podem proporcionar experiências mais atraentes, eficientes e personalizadas, fortalecendo o relacionamento com seus clientes em um mundo cada vez mais digital e, claro, sobressaindo-se diante dos concorrentes que ainda não estão usando essa poderosa arma para conseguir alavancar ainda mais o seu negócio atuando no ambiente eletrônico.

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