O Natal sem sombra de dúvidas é uma das datas mais esperadas do ano e é o momento onde o espírito da bondade e prosperidade reina nas pessoas. E, para comemorar essa data, diversas receitas são realizadas na ceia por familiares, amigos e conhecidos.
Para que você consiga se destacar na ceia de natal e impressionar a todos com aquele prato sensacional, separamos algumas receitas para serem feitas nessa época do ano, aumentando ainda mais o amor e os bons sentimentos entre todos os envolvidos.
O final do ano é recheado de esperança e novas promessas de vida. É o momento de renovação e de mostrar amor ao próximo, da bondade e prosperidade, e nada melhor do que comemorar uma data tão especial estando ao lado da família e de amigos.
Desde uma embalagem para esfiha fechada junto de vários aperitivos até mesmo o grande peru de natal, a ceia natalina é uma tradição na casa de famílias ao redor do mundo todo e, mesmo as que não comemoram, entendem a importância da data.


Sendo comemorado no dia 25 de dezembro, o natal é uma data de origem cristã, onde é comemorado o nascimento de Jesus Cristo, figura importantíssima para a religião e fé do Cristianismo.
Como o mundo em sua totalidade possui a maioria das pessoas seguindo essa crença, é normal que a data se tornasse oficial para o calendário.
Assim como uma empresa de soluções ambientais pode ter suas festas e datas especiais, a fé das pessoas não é diferente e o natal, para os Cristãos, é tão importante quanto a páscoa, já que o primeiro se comemora o nascimento de Cristo enquanto, o segundo, a sua ressurreição.
Com isso, pode-se dizer que durante essa época, para comemorar o nascimento de Jesus, é normal que todos queiram ser mais generosos e deixarem o seu lado bom se sobressair. E o Natal em si tem que ser isso.
Porém, quais os melhores pratos para serem servidos na ceia? É preciso preparar sozinhos ou os ingredientes são de fácil acesso? É possível encontrá-los prontos juntos a algum sistema para controle de delivery?
A resposta dessa e de muitas outras perguntas pode ser encontrada nos tópicos a seguir, onde o assunto será melhor abordado e desenvolvido, mostrando a origem da ceia de natal e, obviamente, as 10 receitas de pratos que podem ser feitos no dia.
A origem da ceia natalina
Como dito no começo do texto, o Natal tem sua origem no cristianismo e é comemorada no mundo todo pelo nascimento de Cristo. Mas o que muitos não sabem é que essa comemoração era feita por pagãos na época da antiguidade.
Diferente de hoje em dia onde existem produtos sem glúten, os pagãos comiam e bebiam para comemorar o solstício de inverno em homenagem ao Deus Sol.
Por isso que o nome é Natal, palavra derivada de “natalis” que é derivada do verbo nascer. Ou seja, desde muito tempo atrás o Natal sempre teve o mesmo objetivo: a renovação e comemoração das pessoas.
Com isso, podemos apontar também o surgimento da ceia natalina. Ela surgiu na Europa onde as pessoas deixavam as portas abertas para receber viajantes, oferecendo comida e abrigo.
Assim como um sistema de entrega, esse tipo de atitude ajudou a mudar a forma como as pessoas enxergassem alguns conceitos.
Sendo assim, criou-se um simbolismo de paz, união e prosperidade das famílias, assim como é de costume que outras famílias se juntem e comam juntos durante a ceia de natal.
Alguns benefícios podem ser apontados ao se comemorar a ceia, como:
- Fortalecimento de laços com amigos e familiares;
- Distração e esquecimento de problemas durante o período;
- Trocas sociais entre conhecidos e pessoas que se gostam;
- Fartura e felicidade de todos em um lugar.
Portanto, como foi possível verificar, diversas vantagens podem ser aproveitadas durante essa época, assim como também é possível adquirir benefícios na compra de suplemento mineral.
Mas agora, vamos verificar alguns pratos importantes e que você pode fazer para a sua ceia natalina. Confira.
- Fricassê de frango
Nossa primeira dica é o fricassê de frango, sendo uma receita bastante fácil e simples de ser realizada, mas muito saborosa.
Os ingredientes utilizados na mesma são frango desfiado, milho-verde, creme de leite, batata-palha e requeijão.
A iguaria pode ser servida como prato principal, acompanhado de arroz branco e salada. Sem sombra de dúvidas, é uma excelente opção.
- Pernil com Molho de Abacaxi
O pernil sempre é muito bem-vindo na época de Natal e as pessoas sempre esperam que ele seja suculento e muito saboroso. Assim como um separador de gotas não pode faltar na sua casa, um pernil não pode faltar na sua ceia.
Essa é uma ótima chance de inovar e trazer algo saboroso para a sua ceia e investir em um pernil com molho de abacaxi. Dependendo da bebida, fica ainda mais prazeroso.
- Pernil de Natal
O clássico pernil de Natal que comentamos no tópico anterior, que não pode faltar em uma mesa de Natal e que é tão apreciado por todos.
Uma ótima chance de fazer com que o mesmo ganhe destaque é a forma como ele pode ser recheado ou o seu acompanhamento.
Por isso, pense em um acompanhamento e um recheio excepcional, se baseia até mesmo em alguns serviços de alimentação. O importante é inovar e ser saboroso.
- Salpicão de frango
O salpicão de frango também é outro clássico de Natal, simples de preparar e faz muito sucesso em ceias ao redor do mundo.
A receita utiliza milho-verde, cenoura, ervilha, uva-passa e molho rosé. Se misturar com isso com batata-palha, o resultado é realmente de dar água na boca.
- Torta de bacalhau
Feita com pão francês, tomate, ovos, pimentão e leite de coco, o bacalhau é uma receita bastante econômica e saborosa, que pode fazer toda a diferença na sua ceia de Natal, trazendo um sabor diferente do pernil ou do frango.
- Bacalhau ao forno
Aproveitando que estamos falando de peixe, o bacalhau ao forno é uma opção muito saborosa e simples de ser feita.
Ao utilizar o bacalhau salgado e fresco, junte-os com batatas, ovos cozidos e azeitonas que, com toda certeza, as pessoas à volta não esquecerão do impacto que ele causou.
- Peru de Natal
Outro grande clássico natalino, o peru de Natal pode ser recheado de diversas formas, cabendo ao gosto pessoal de cada um, mas com toda certeza, sempre marca presença na ceia, sendo procurado por muitas pessoas.
- Lombo Assado
A carne suína é uma das mais consumidas no Natal quando pensamos em fartura, Combinar o lombo molho branco e alecrim é uma ótima pedida, um clássico que se torna um delicioso prato da vontade até nas pessoas mais resistentes.
- Mousse de maracujá
Saindo um pouco apenas dos pratos de comida, vamos falar um pouco sobre as sobremesas que também fazem muito sucesso no final do ano. O mousse de maracujá é uma excelente sobremesa que faz muito sucesso por onde passa.
Embora seja um pouco mais difícil de ser confeccionada, o maracujá é uma fruta bastante forte mas que, ao ser misturada com os demais ingredientes, se torna facilmente marcante na boca. Uma ótima opção para quem adora doces.
- Pudim
O pudim é um prato de sobremesa também muito comum nas mesas de todo mundo, inclusive nas ceias de natal.
Por ser um doce, na grande maioria das vezes, vem após a refeição principal e tem a difícil tarefa de ser aquele refresco na boca de quem acabou de se alimentar.
Novamente, é um pouco mais difícil de ser feito, mas é bastante saboroso e é bastante difícil de encontrar uma festa de final de ano onde o mesmo não esteja marcando sua presença. Como diz um velho ditado popular, menos é sempre mais.
Considerações Finais
O texto de hoje abordou 10 receitas de pratos para fazer na ceia natalina, além de mostrar os benefícios e vantagens de passar essa época com a sua família, contextualizando o surgimento e origem tanto do natal quanto da ceia.
Se tem uma coisa que une muito as pessoas é comemorar e festejar um momento juntos, comendo algo que gostem e se distraindo, brincando, conversando e rindo juntos. A época de natal é perfeita para isso, principalmente pelo clima de amor, paz e prosperidade no ar.
Utilize as receitas mencionadas durante o texto para trazer novidades à sua mesa de Natal, adaptando e inovando com alguma delas, dando o seu toque particular. O importante é comemorar a ceia junto de sua família e amigos, rodeados de pessoas que você ama.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Deixe uma resposta