Musculação para Emagrecer e Autoestima

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Escrito por admin

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Na busca pelo melhor conjunto de atividades para perda de peso, a escolha do exercício físico ideal consome boa parte da tomada de decisão para o novo estilo de vida. Mas os exercícios físicos por si só são suficientes para perder peso?

Juntamente com a dieta prescrita, a combinação com exercícios é a forma mais conhecida de queimar calorias indesejadas e perder peso.

Musculação para perda de peso e autoestima
Musculação para perda de peso e autoestima

Mas qual atividade física escolher?

Com tantas opções de atividades físicas e tantas nomenclaturas fica difícil escolher o que e como fazer, mas você pode escolher, qual você se adapta ou gosta mais.

Muitas pessoas escolhem a musculação como solução para o dilema entre um exercício e outro; afinal, com garotos-propaganda tão saudáveis, dá a impressão de que a musculação é realmente o caminho para perder peso e obter um corpo forte, é tentador ir exclusivamente para a musculação.

Praticar apenas musculação pode não ser a melhor alternativa para algumas pessoas, o interessante é alternar entre musculação e aeróbica, pois o que ela faz em linhas gerais é aumentar a chamada massa magra, que são os músculos com pouca ou nenhuma gordura porcentagem, mas que queimam calorias naturalmente.

Por isso, os atletas de musculação combinam a musculação pesada com exercícios aeróbicos, como esteira, caminhada, para que o metabolismo acelere e queime calorias, além de melhorar a saúde cardiovascular.

O que a musculação faz para ajudar a queimar calorias, além de ganhar massa magra, é justamente aumentar a taxa metabólica do corpo, fazendo com que o corpo queime muito mais calorias.

Por exemplo, durante uma sessão de musculação puxada, o organismo inicia um processo hormonal no corpo, chamado gliconeogênese, que é o processo em que o fígado produz glicose através da quebra de gordura muscular e proteínas.

Músculos acostumados ao exercício, aumentam em média 12% na taxa de metabolismo, o que resulta na perda de cerca de 15 a 20 calorias por dia. Claro que isso não é um milagre e requer tempo e esforço a longo prazo; é um trabalho árduo aliado a uma alimentação adequada ao seu biotipo, porém, é nesse intervalo de tempo que muitas pessoas desistem da musculação porque querem um resultado imediato.

Uma dica importante é, antes de iniciar qualquer atividade física, consulte seu médico e faça exames de avaliação cardiovascular e motora, ou então, comece bem devagar, até que seu corpo se acostume com os exercícios.

Emagrecimento, melhor saúde e melhor auto-estima
Por muito tempo, a aeróbica era a única maneira de perder peso, deixando a musculação apenas para quem queria ganhar massa magra.

O tempo e as pesquisas sérias colocaram as coisas no caminho certo, além dos resultados obtidos pelos praticantes de musculação, dando aos exercícios aeróbicos (corrida, ciclismo) e anaeróbicos (musculação) seus devidos valores no processo de perda de peso.

Musculação e exercícios aeróbicos
Os exercícios aeróbicos são extremamente eficientes para perder peso e, se alinhados com a musculação, apresentam resultados potenciais, além de aumentar a eficiência das funções cardiorrespiratórias. O problema é que a queima de gordura significativa acontece apenas enquanto você se exercita.

A prática dos 2 tipos de exercícios na perda de peso, ajuda a transformar gordura em massa magra, diminuindo o percentual de gordura corporal transformando-a em energia, mesmo após o término da atividade física.

Siga as instruções:

O treinamento com pesos, possui um gasto calórico próprio dos músculos, fazendo com que o músculo obtenha energia das reservas de gordura, mesmo após o término da sessão, chamada de gliconeogênese.
O ganho de massa muscular gera um aumento no metabolismo do corpo, fazendo com que o corpo consuma mais calorias.
Perder peso é o ato de perder gordura e não perder peso na balança. Portanto, se uma pessoa com 100 quilos começa a se exercitar e ganha músculo, mas perde gordura e mantém o peso, significa que o percentual de peso que era gordo agora é um percentual maior de massa muscular magra. Essa pessoa não é mais obesa e se tornou realmente forte e saudável.
Além disso, a musculação aliada à aeróbica traz diversos benefícios para homens e mulheres, entre eles:

Regula a pressão arterial;
Melhora a saúde cardiovascular
Diminui a ansiedade
Melhora a saúde e a fertilidade de homens e mulheres (qualidade e quantidade de sêmen)
Melhora a saúde óssea;
Entre outros.

A musculatura funciona
Sim, existe, e é recomendado praticá-lo junto com exercícios aeróbicos. O equilíbrio entre anaeróbio e aéreo é fundamental para perder peso e alcançar o resultado esperado, ou seja, uma queima de gordura.

Regula a pressão arterial;
Melhora a saúde cardiovascular
Diminuir a ansiedade
Melhora a saúde e fertilidade de homens e mulheres (qualidade e quantidade de homens)
Melhora a saúde óssea;
Entre outros.

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