Moda: Confira as maiores tendências para 2022

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel araujo

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

A moda persiste por se tratar de algo que modifica, adaptando-se ao cenário atual da sociedade, de acordo com os hábitos culturais de cada população. Algo inconstante, que se define a partir de um conjunto de práticas e variáveis presentes.

Toda uma reflexão que serve para reafirmar a ideia de que a moda não é passageira, o que de fato passa por um movimento de mudança são as tendências referentes a cada época, com a moda permanecendo justamente por se tratar de algo atemporal.

Isso porque a moda não é uma entidade ou algo similar, tratando-se na verdade de uma construção social sobre as atitudes, ações e comportamentos associados a uma comunidade, por isso existindo diversos estilos a exercerem espaço no mesmo período.

A maior mudança nesse sentido parte do processo de globalização, no qual países, pessoas e empresas passam a manter um contato maior, mesmo que a distância, como uma empresa de engenharia de avaliações, cujos serviços podem ter uma escala global.

Nesse sentido, as tendências de moda começam a se tornar globais, como um estilo de vestido que ganhou repercussão por meio de um artista musical da Inglaterra, possa ser replicado em festas e cerimônias, até mesmo em um vestido de casamento.

Algo que já acontecia antes, por meio dos editoriais de moda em revistas, a serem distribuídos globalmente. O que acabou por avançar nesse processo é a existência das plataformas digitais, com conteúdos a serem compartilhados instantaneamente.

Fazendo então com que diferentes vertentes culturais consigam se destacar em diferentes cantos do planeta ao mesmo tempo, por mais que existam as diferenças culturais associadas a cada região, sendo capaz inclusive de trazer adaptações a essas tendências.

Como um projeto de paisagismo de alto padrão, voltado à utilização de plantas que utilizam menos umidade, como os cactos. Em uma região na qual a água é abundante, pode ser que essa decoração seja modificada, substituindo-os por plantas mais molhadas.

Um conjunto de fatores que faz com que a moda seja um movimento cíclico, sempre apostando em novas tendências, trazendo novas características e revisitando algumas. Tudo isso sendo responsável pela definição do que é dito “estar na moda”.

Um processo de mudanças quase anual, algumas vezes se modificando em um período de tempo ainda menor. Logo, caso o seu objetivo seja estar antenado sobre as tendências atuais, é importante observar o que está em alta em 2022.

A moda em 2022: saiba mais sobre o tema

A moda costuma ser uma reflexão sobre os acontecimentos que ditam uma sociedade dentro de um recorte de tempo, estando associado às raízes culturais de cada região, incluindo nesse caso o próprio clima do ambiente.

Um processo responsável pelo uso de biquínis no calor das praias do Rio de Janeiro, ou então um casaco de peles no auge do inverno britânico. Sendo impensável uma troca dessas peças dentro de ambas as realidade citadas.

A não que alguém queria sofrer de desidratação ou de uma crise de hipotermia. Justamente por isso que existe o processo de adaptação de um mercado para outro, permitindo com que todos tenham acesso a essa moda específica, com suas devidas alterações.

Algo que não é específico da moda vale dizer, já que até mesmo uma empresa de esquadrias de aluminio deve adaptar os seus serviços de acordo com os costumes de cada mercado, a utilizar tais objetos em suas residências ou espaços comerciais.

Agora ao falar especificamente sobre o papel da moda em 2022 é preciso voltar alguns anos antes, no qual todo o planeta foi afetado por uma grave pandemia. O que trouxe impactos para os mais diversos setores e mercados, inclusive o social.

Dentro de um cenário no qual as pessoas voltaram a conviver juntas, trocando experiências, diálogos e hábitos que foram aprendidos durante o período de isolamento, passa a existir também um maior movimento de trocas na sociedade como um todo.

Isso também em nível global, permitindo com que a moda haja como uma reflexão disso, ao adotar novas tendências que funcionam como uma reflexão desse novo momento de união, com peças mais leves, alegres, e até mesmo mais curtas.

Tudo o que possa evocar a liberdade que aos poucos está sendo reconquistada, resultado das vacinas e das práticas de combate ao vírus. O que deve ser levantado, até porque a moda se trata também de um movimento político e social.

Sendo uma corrente ampla, mas que também está associada ao estilo único adotado por cada indivíduo. Ao assumir elementos específicos das tendências de moda em sua vida, adaptando-os de acordo com suas particularidades, criando algo original.

O que está associado até mesmo a forma com que alguém veste uma roupa que se encontra no auge da popularidade. Optando por um modelo mais amassado e desbotado, ou por um formato mais engomado, sendo necessário um suporte para ferro de passar.

Independentemente do seu estilo, é importante conhecer quais são as tendências de moda atuais, de forma a adotá-las, adaptá-las ou até mesmo negá-las, caso você prefira seguir algo mais diferenciado, distante das correntes atuais de vestimenta.

Maiores tendências para 2022

O ano promete estar repleto de opções para os adoradores do universo da moda, respondendo ao apelo do público por estilos diferenciados, assim como o atual apelo à nostalgia, resgatando tendências que marcaram capas de revista em sua época.

Dentro desse leque de opções, destaca-se:

Economia de tecido

Uma tendência específica que já pode ser vista tanto nas passarelas como nas ruas é o uso de roupas mais curtas, deixando partes do corpo mais visíveis. Algo que conversa diretamente com a moda dos anos 2000.

Época na qual a minissaia era adequada para um artista musical desfilar enquanto passava pelo tapete vermelho de uma premiação artística. Esse resgate, no entanto, trabalha com uma combinação de peças, como um short curto e uma camisa larga.

Logo, é importante contar com um armário de aço 2 portas, onde seja possível separar esses dois conjuntos de roupas que podem ser necessários para a sua combinação.

Jaquetas de todos os tipos

Por anos as jaquetas de couro se tornaram uma referência de moda, sendo frequentemente revisitadas pela mídia e pelo cinema. Algo que se repete nos dias atuais, existindo apenas uma maior variedade em relação a essas jaquetas.

O preto e as taxinhas continuam presentes, mas é possível também variar com jaquetas coloridas, de tecido jeans, ou até mesmo combinando os materiais citados. Inclusive, uma jaqueta é uma boa opção para usar com suas peças mais curtas.

Bloqueando as cores

Quando se fala em bloquear cores é fácil pensar no uso de tons neutros, como branco e cinza. Mas esse conceito trabalha com outra técnica, a partir da combinação de tons específicos, sendo conhecido como color block.

Prática que envolve o uso de cores opostas, com tonalidades que em conjunto cancelaram o efeito de sua contraparte, sendo essas combinações:

  • Laranja e azul arroxeado;
  • Verde e vermelho;
  • Amarelo e violeta;
  • Azul e amarelo alaranjado.

Combinações vibrantes, que irão se destacar ainda mais em um ambiente cercado de luzes. Por isso, é importante instalar um bom distribuidor de iluminação nos espaços onde serão realizados desfiles e eventos em geral.

Puro branco

Melhor que o uso de cores, somente a ausência delas. E nisso se destaca o branco como a tonalidade a definir as vestimentas a serem usadas. Não só por meio de combinações, mas com a adoção de um branco total, a simbolizar um processo de recomeço.

Mostre aquilo que você possui

Diretamente associado ao uso de peças de roupa mais curta, outro movimento que mostra força para 2022 são as vestimentas de maior transparência, trazendo uma maior visibilidade para a pele das pessoas, por meio de tecidos leves e abertos.

Uma corrente que surge como resposta ao período de isolamento, chegando ao momento em que as pessoas podem se sentir livres, exibindo nesse processo maiores partes do seu corpo.

Sem contar que se trata de um estilo muito mais leve em relação às modelos, diante das altas temperaturas que resultam do uso dos aparelhos de iluminação, fornecido por meio de um sistema de aquecimento solar, ligando a moda à sustentabilidade.

Listras franjadas

A última tendência que vale ser destacada é o uso das chamadas listras franjadas, que brincam com o modelo tradicional de listras, trazendo uma movimentação diferenciada, podendo estar presentes em vestidos e blusas.

De uma forma geral, cabe ao indivíduo reconhecer quais são as tendências de moda que melhor se adequam ao estilo pessoal do indivíduo. Sendo possível não só adotar uma correntes específicas, e sim combiná-las, para chegar a resultados variados.

Tudo a confirmar a pluralidade que está relacionada ao universo da moda, sendo uma consequência também da própria sociedade. Sempre em mudança, como na ação de uma empresa de automação, que modifica o mercado industrial, por meio das máquinas.

A moda, por outro lado, está associada ao lado humano e social do seu público.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.