Atualmente, a procura por estratégias publicitárias, como o marketing de conteúdo, tem seguido determinado padrão de crescimento.
Esse padrão do mercado digital tem ganhado muito destaque sofrendo uma expansão considerável e faturando mais de R$ 53 bilhões, apenas no primeiro semestre de 2021.
Isso porque, cada vez mais as empresas compreendem como o investimento em ações de marketing deixou de ser uma ação dispensável – capaz de construir um diferencial competitivo –, se tornando extremamente necessário para a conquista de visibilidade, no mercado online.
Neste contexto, se você deseja alcançar um público maior e mais diversificado, aumentar o número de vendas e tornar a sua marca mais relevante dentro do segmento, a adoção de estratégias de Marketing de Conteúdo é uma indispensabilidade.


Importância da produção de conteúdo para o mercado digital
A produção de conteúdo digital é uma técnica utilizada pelos profissionais do marketing, como forma de incentivar o engajamento e aumentar a rede de clientes – especialmente nas empresas que atuam dentro do comércio eletrônico.
Pois, através da produção destes materiais instrutivos, qualificados e úteis, as empresas são capazes de atender às necessidades dos clientes, solucionando problemas e esclarecendo dúvidas ao invés de apenas focar na promoção de mercadorias e na conquista de novas vendas.
Assim, por meio do marketing de conteúdo é possível garantir que o e-commerce consiga:
- Atrair novos leads;
- Construir uma imagem positiva para a marca;
- Estar mais presente nos resultados de pesquisa do Google;
- Educar o público;
- Conquistar autoridade no mercado;
- Viabilizar a fidelização dos consumidores.
Ao colocar os clientes e as suas experiências em primeiro lugar, essas pessoas passam a ter uma imagem mais positiva sobre a sua empresa.
Em consequência disso, se tornando mais dispostas a efetuar as compras com a sua marca e ainda têm mais chances de ser fidelizadas, aumentando o ticket médio da instituição.
Como ganhar destaque através do Marketing de Conteúdo
Por se tratar de um mercado em grande expansão, muitas pessoas têm apostado na construção de negócios online, como fonte principal de renda ou como meio de complementar o salário atual.
Para se ter uma ideia, de acordo com a pesquisa “Perfil do E-commerce Brasileiro”, realizada pela Paypal Brasil, apenas em 2021, o país teve uma média de 789 novos e-commerces sendo criados, por dia.
Isso faz com que, naturalmente, a competitividade no mercado se eleve bastante e os consumidores tenham acesso a um número muito mais elevado de opções de compras e de serviços.
Por isso, é cada vez mais importante encontrar formas de se destacar em meio a um mar de possibilidades. E o marketing de conteúdo pode ser a melhor maneira de fazê-lo. Assim, se você deseja começar esse investimento é importante investir nas seguintes estratégias:
- Blog
A construção de um blog ou site empresarial é extremamente importante na implementação do marketing de conteúdo no seu negócio.
Isso porque, essas plataformas são os melhores locais para realizar a publicação de textos informativos – como “os melhores sistemas de crm gratuitos”, por exemplo –, fazendo com que os clientes tomem ciência da sua empresa e dos seus serviços prestados.
- Otimização de conteúdos
Pouco adianta investir na produção de conteúdos qualificados e completos, se o público consumidor encontrar dificuldade de encontrá-los no Google ou em outras plataformas de pesquisa, como o Yahoo Search ou o Bing!.
Por isso, a utilização das técnicas de SEO – também conhecida como Search Engine Optimization –, durante a produção dos conteúdos e na montagem do próprio site, se faz de extrema importância.
Afinal, essa técnica é responsável por fazer com que os algoritmos dos buscadores considerem o seu conteúdo mais relevante.
Assim, quando os clientes procurarem “crm online free”, por exemplo, o seu artigo será recomendado logo na primeira página. Uma boa colocação no ranqueamento é capaz de aumentar o tráfego no seu blog e a quantidade de cliques na sua loja.
- Materiais segmentados para cada etapa do funil de vendas
A fim de oferecer um conteúdo mais direcionado e que de fato coincida com as necessidades dos consumidores, as empresas precisam conhecer o comportamento dos clientes durante todo o processo de compra.
Por isso, a confecção de um funil de vendas é tão importante.
Pois, será através desse acompanhamento, que a equipe de marketing produzirá conteúdos que sirvam para atender as necessidades que surgem em cada uma das fases do atendimento, como “os melhores tipos de crm” até os benefícios de investir em um determinado tipo de software.
- Produzir materiais autorais e relevantes
A produção de conteúdo online precisa seguir uma gama de regras, para que esses materiais sejam considerados relevantes. E a originalidade é uma das mais importantes.
Ao mesmo tempo, quando se tem um acesso tão amplo a conteúdos similares – como os programas de crm online gratis e suas funcionalidades, por exemplo –, construir esse tipo de conteúdo inovador pode ser um pouco desafiador.
Por isso, é muito importante que antes de começar um blog você invista na realização de um planejamento de conteúdo, na avaliação das palavras-chaves mais procuradas e nos temas que devem ser utilizados, garantindo a sua originalidade e adequação às exigências do segmento.
- Invista em uma boa copy
É chamado de copy, um tipo de produção textual que possui uma única finalidade: a conversão de novas vendas.
Neste tipo de escrita, não basta falar sobre o uso comercial crm e suas vantagens, mas é preciso fazê-lo de forma persuasiva. Incentivando o leitor a comprar um produto.
Em essência, o copywriting tem uma finalidade oposta ao marketing de conteúdo, mas podem ser utilizados como aliados, fazendo com que a relação entre a marca e o consumidor fique mais estreita – uma técnica bastante efetiva nos últimos estágios do funil –.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado
para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.
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