Instagram: Entenda como Instagram adotará NFTs

Tempo de leitura: 7 min

em julho 12, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.
Instagram: Entenda como Instagram adotará NFTs

O Instagram é uma rede social muito ligada ao que está acontecendo na internet, e está sempre buscando novas ferramentas para adicionar a plataforma. Uma das principais novidades da rede social é a utilização de NFT.

A sigla significa Non-Fungible Token, ou Token não fungível, é um modelo de compras que está ganhando a internet e se tornando cada vez mais popular e sendo utilizado até mesmo por empresas de configuração de switch gerenciavel.

Para conseguir entender porque o Instagram está buscando inserir essa ferramenta na rede social é importante entender o que é a sigla, que tem ganhado muito espaço nas redes sociais e atraído centenas de entusiastas.

O NFT nada mais é do que um certificado digital de propriedade, estabelecido através da tecnologia blockchain, muito utilizada por criptomoedas. O portador de um NFT é considerado “proprietário” de um bem digital.

A maior aplicação de NFTs tem sido em obras de arte, coleções criadas para a utilização da ferramenta estão cada vez mais se tornando populares e apelando para o perfil colecionista dos usuários da internet, que desejam ter o máximo possível das peças.

Em paralelo, o NFT funciona de forma similar ao mercado de arte tradicional. Ainda que existam diversas cópias de um determinado quadro, como a monalisa, apenas um deles é o original. O mesmo acontece no ambiente digital. 

Independente da quantidade de cópias que uma imagem possua, o dono do token não fungível desta arte é detentor do conteúdo original, colocando-o em uma carteira de NFTs, o que pode ir de artes originais a propagandas de uma empresa de ERP integrado com e commerce.

Agora, o Instagram está buscando uma forma de se inserir nesse mercado, permitindo que os usuários possam compartilhar NFTs que eles próprios produziram ou que compraram e desejam mostrar a seus colegas de rede social.

Embora esse modelo ainda esteja em testes, ele logo deve se tornar uma ferramenta comum do Instagram, sendo permitido seu uso para todos os usuários da plataforma, para todas as atividades relacionadas ao Instagram.

Isso significa que o usuário pode compartilhar seus NFTs em:

  • Feed;
  • Reels;
  • Stories;
  • Mensagens privadas.

Todas as opções disponíveis no Instagram acabarão aceitando os NFTs que terão um destaque para que até mesmo pessoas que trabalham com suporte técnico informática possam encontrá-la com mais facilidade.

O Instagram e a descentralização

Uma das maiores dificuldades do Instagram com relação às NFTs está no modelo de negócios para compra desse tipo de produto. 

A verdade é que grande parte do apelo e do interesse que as pessoas geram em NFTs vem do fato de todas as transações serem descentralizadas.

Através de uma rede de confiança que tem iguais poderes, conhecida como blockchain, os tokens não-fungíveis são validados, e assim você consegue trabalhar adequadamente com esse modelo de vendas.

Entretanto,  assim como uma empresa de suporte técnico em TI o Instagram é uma empresa particular, por conta disso, uma centralizadora de poder e de recursos, o que vai diretamente em oposição a toda a proposta do NFT. 

Por conta disso, a plataforma tem buscado soluções que se encontrem em um meio-termo.

Um dos focos maiores desse tipo de instalação hoje é justamente conseguir apresentar um princípio de confiança descentralizada na rede social, para que os usuários possam de fato negociar as NFTs ainda que a plataforma central seja uma centralizadora.

Enquanto esse processo segue em firme desenvolvimento, estruturas já firmadas de NFTs funcionam como elementos de exposição para o Instagram. Atualmente, duas plataformas de blockchain são suportadas na rede, a Ethereum e a Polygon.

Além disso, algumas carteiras de terceiros também são usadas para negociar NFTs dentro do Instagram, garantindo o princípio de neutralidade e lidando com plataformas que já conhecem o formato e como utilizar esse tipo de ação da melhor maneira possível.

O Instagram não é a primeira rede social a utilizar os NFTs. O Twitter tomou a dianteira desse processo, sendo uma das redes sociais que mais incentiva usuários a trabalharem com o formato e até mesmo permitindo alterações em padrões da marca.

Um dos grandes destaques no twitter é o fato de usuários da rede que possuem NFTs poderem utilizá-los como imagem de perfil, com o molde circular mudando para a forma de um hexágono para representar que a imagem se trata de um NFT, e que aquele usuário é seu proprietário.

Ainda que não seja pioneiro, o Instagram possui um imenso potencial ao trabalhar com NFTs, principalmente pelo foco da rede social ser o trabalho com fotos e imagens. Isso torna a plataforma uma imensa rede de criação para pessoas interessadas em criar novas artes.

Pensando nisso, a maioria das pessoas que pretendem usar a tecnologia dentro do Instagram acabam possibilitando um engajamento muito maior dentro desse tipo de ação, com um potencial gigantesco uma vez que a rede possui milhões de usuários.

Esse alcance da plataforma é uma das principais razões de muitos artistas escolherem o Instagram para divulgar sua arte em NFT, podendo até mesmo comprar projetor para expor a arte em ambientes físicos.

A chance de encontrar uma pessoa que ainda não está integrada às redes próprias de divulgação desse material é muito grande.

Ainda que seja popular, o conceito de NFT ainda é fechado em um nicho particular, que muitas vezes acaba ficando estagnado pela falta de novos usuários interessados em consumir tokens não-fungíveis.

Através de uma mídia de grande porte, como o Instagram, esse tipo de ação pode acabar ampliando ainda mais o potencial de engajamento, otimizando as relações entre consumidores e vendedores de NFTs no mercado.

Facilitando até mesmo a entrada de uma empresa de acessorios para datadores nesse mercado tão atual e inovador.

Mudanças na plataforma e no cenário atual

Engana-se quem pensa que o movimento do Instagram não é friamente calculado. A verdade é que os NFTs já estão se tornando um recurso importante para empresas como a Meta, que tem interesse em usar a ferramenta dentro do mundo digital conhecido como Metaverso.

Dona do Instagram e de outras redes sociais, o foco da Meta é buscar inovação e cada vez mais adequar o material que está criando para um ambiente completamente digital, otimizando os recursos de realidade virtual e realidade aumentada.

Com os NFTs, é possível criar itens 3D para seu avatar no metaverso, que permanecerão sob sua propriedade depois de consumidos na plataforma do Instagram ou até mesmo em outro canal de compra desse formato.

Para as redes sociais, a adaptação é fundamental, fazendo muitas empresas de desenvolvimento de software automação comercial modificarem seu trabalho para se encaixar.

Hoje, o formato de conteúdo que mais tem ganhado espaço é aquele de produção de vídeos curtos e rápidos, que não precisam de muita edição ou de ferramentas profissionais de gravação.

Estes canais têm como principal objetivo reter o público, e fazê-lo ficar o máximo de tempo possível dentro da plataforma, garantindo uma estrutura muito mais avançada para gerar esse tipo de engajamento.

O Instagram sai na frente nesse quesito, uma vez que a maioria das novidades dentro do conceito de compartilhamento de audiovisual e fotografia já está dentro do escopo da rede social, que se adapta a cada novidade lançada.

Uma marca que deseja se inserir no mercado de NFT possui diversas opções, principalmente para fazer ações que ofereçam recompensas para seus usuários nesse formato de arquivo. 

Isso garante uma estrutura popular e requisitada até mesmo para uma empresa de autorização ambiental que deseja entrar nesse mercado.

Além disso, mostra um interesse real em inovações, entendendo as mudanças no mundo e o quanto a tecnologia pode ter um impacto real nesse tipo de ação, aumentando ainda mais seu potencial de engajamento.

Por isso, usar as possibilidades do NFT em uma estratégia de marketing pode ser a melhor opção para alguém que está buscando uma interação maior com públicos mais jovens, que entendem esse tipo de recurso e se interessam por ele.

Lidar com todos os serviços específicos de blockchain e de NFTs, entretanto, pode ser uma tarefa complicada, principalmente se você não possuir conhecimentos adequados ou um colaborador que entenda todos os pormenores da criação deste formato de arte.

É nesse momento que o Instagram surge como uma excelente alternativa, criando um impacto maior em suas estratégias e permitindo que você faça uso dos NFTs sem precisar de conhecimento técnico para isso, pavimentando o caminho para a popularização do formato.

Considerações finais

O uso de NFTs pelo Instagram é um passo importante rumo ao progresso e adaptação da rede social, que continua sendo uma das que mais cresce no mercado justamente por sua pluralidade de opções.

Entender esse mercado e como ele funciona é importante para você conseguir trabalhar dentro do mundo das NFTs, seja como um colecionador ou como um produtor de conteúdo que deseja compartilhar sua arte.

Por isso, identificar estes elementos e como eles se encaixam para uma nova proposta é muito importante, e pode fazer a diferença em sua estrutura de comunicação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.