Guia prático para escolher o seu próximo celular

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por Carlos Meira

A compra de um celular novo depende de um conjunto de variáveis, que estão além da qualidade do aparelho em si. Assim como esses objetos passaram a ter uma importante função no cotidiano dos consumidores, maior é a responsabilidade desses instrumentos.

Desde a sua criação no século XIX, o telefone passou por diversas transformações tendo uma de suas maiores revoluções sendo a portabilidade desses aparelhos. O lançamento dos aparelhos celulares modificou as relações de diálogo na sociedade.

Com o barateamento desses instrumentos, devido ao avanço da tecnologia, as relações de comunicação entre os indivíduos se modificam, por meio não só de um diálogo direto entre os usuários, mas também com a produção de conteúdo para um público amplo.

O acesso a internet fez com que os aparelhos celulares se tornem pequenos computadores móveis, tanto que assim eles são conhecidos hoje, como smartphones, ou seja, telefones inteligentes.

Com um aparelho que cabe no bolso, o usuário pode pesquisar por “empresas de logística SP” na barra de pesquisa do seu navegador, e dessa forma ser direcionado às melhores companhias que realizam esse trabalho.

E esse é um dos exemplos de como o celular exerce diferentes funções para os seus usuário, ainda ligados aos meios de comunicação, porém se afastando das atribuições básicas desses aparelhos, que é fazer uma ligação telefônica.

Esse caráter multifuncional transformou a visão que a sociedade tem sobre o aparelho celular, não apenas um item de luxo, mas um instrumento essencial para o seu convívio social, trazendo entretenimento, formas de contatos, sendo até um meio de trabalho.

Óbvio que o valor estético e comercial desses aparelhos também são fatores de grande importância para um consumidor, que procura não apenas pelas funcionalidades do celular, mas também dos valores sociais e comerciais deste produto.

As empresas de segurança privada buscam aparelhos de alta segurança para os seus colaboradores, enquanto um público de jovens opta por celulares de design arrojado, que destaquem as suas diferenças diante dos modelos tradicionais.

Essa mesma audiência procura por dispositivos com boa conectividade a internet, além de itens que permitam uma melhor produção e consumo de conteúdos, sendo o principal meio de acesso para as redes sociais.

Por isso, a função de chamadas telefônicas pode ser a menos acessada pelos seus usuários. Não só por estes públicos dinâmicos, como também pela grande faixa de público que acessa esses aparelhos, principalmente com a popularidade das redes sociais.

O público infantil não fica muito longe de um aparelho celular como antes. Além do acesso a ferramentas de vídeo, a faixa de crianças com esses dispositivos só aumenta, usando-os principalmente como plataformas de jogos.

Esses pequenos aparelhos estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade, justamente pela variedade de funções neles disponíveis, trazendo soluções em internet para um público que necessita de forma exponencial desses serviços.

Com base nessa realidade, a compra de um celular é um momento de grande importância para o usuário, que durante esse processo de aquisição irá levar em conta o seu valor, os benefícios particulares de cada modelo, e claro, o seu design.

Apesar de serem referenciados como pequenos computadores, os aparelhos celulares estão disponíveis atualmente nos mais diferentes tamanhos e formatos, se adequando às necessidades do seu portador.

Coisas a se levar em conta na compra de um celular

Uma série de indagações precisam ser levantadas durante o processo de compra de um aparelho celular, levando as características dos aparelhos, as necessidades do consumidor, e como esses dois pólos podem se complementar da melhor maneira possível.

Veja a seguir algumas preocupações que podem e devem ser levantadas pelo usuário antes de realizar a compra de um novo dispositivo móvel:

O histórico do fabricante

Assim como na compra de um autotransformador para o seu negócio, a reputação do fabricante deve ser levada em conta na compra de um aparelho celular.

Marcas desconhecidas podem oferecer dispositivos por um preço menor, mas ao mesmo tempo não proporcionam a mesma qualidade e segurança que outras empresas, que atuam há anos no mercado.

A concorrência entre esses desenvolvedores permite também que cada empresa se especialize em uma característica que melhor se adeque às necessidades do comprador. Tais como o design moderno, um bom sistema de segurança, entre outros quesitos.

A performance do aparelho

Se os celulares de hoje se comportam como mini-computadores, é preciso que um aparelho disponibilize o melhor sistema de navegação nesse sentido. A performance deste dispositivo depende muito do processador disponível no modelo.

Além da unidade de processamento central do aparelho, a CPU da máquina, o consumidor também deve prestar atenção ao sistema operacional definido para o dispositivo, um conceito que se adequa melhor aos interesses e costumes dos usuários.

Atualmente, os sistemas mais utilizados são o Android, desenvolvido pelo Google, e o iOS, programado pela Apple, mas também existem outros modelos, de menor penetração no mercado.

Esses sistemas são responsáveis pela interface do seu aparelho, com particularidades que podem destacar uma performance mais intuitiva para um público específico.

Assim como uma máquina de alinhamento automotivo possui diferentes modelos e funcionalidades para atuar com carros esportivos, comuns ou caminhões.

O tamanho da tela

A tela do seu celular é outro quesito a se verificar durante a compra do seu novo aparelho, acompanhando o tamanho do dispositivo em si. Pessoas que querem assistir vídeos, filmes e séries necessitam de uma tela maior, que não prejudique o seu consumo.

Já quem procura por aparelhos menores, mais fáceis de serem guardados no bolso ou na bolsa, a dimensão do aparelho deve ser mais compacta, funcionando com telas menores.

Memória interna

A acessibilidade do celular depende do espaço que ele possui para aplicativos, sistemas, além dos arquivos que você pretende armazenar nele, como fotos, vídeos e documentos. 

Para isso, o comprador deve se informar sobre a memória RAM do aparelho, além da sua capacidade de expansão, com a compra de um cartão de memória adicional.

Recursos adicionais

Graças a seu comportamento multifuncional, o celular depende de uma série de instrumentos para realizar funções que estão além dos serviços telefônicos. 

Entre esses instrumentos se destacam:

  • Câmera;
  • TV;
  • Rastreamento GPS;
  • Conexão Wi-Fi
  • Duração da bateria.

Dependendo da necessidade do comprador, a qualidade de cada um desses recursos pode definir a sua decisão de compra, como uma câmera com diferentes tipos de flash, uma bateria de maior durabilidade, entre outras funcionalidades.

Segurança

A partir do momento que o celular passou a representar um papel primordial nas relações de trabalho e comunicação, mais necessário tornaram os seus sistemas de segurança. Um aparelho com sistemas atualizados está melhor protegido nesse sentido.

Dessa forma, um consumidor do setor fabril está preocupado com a calibragem do transmissor de nível utilizado em sua fábrica, um usuário de celular se interessa pela performance segura do seu aparelho.

Por que comprar o aparelho em lojas credenciadas?

Assim como o acesso a esses aparelhos está cada vez mais diversificado, os pontos de comercialização dos mesmos também estão espalhados pela cidade. A compra de um celular novo pode ser feita em uma loja de shopping, assim como pela internet.

A inclusão dos meios digitais à sociedade permite que os comércios digitais tenham um destaque maior, em relação aos estabelecimentos físicos. Por meio de um celular é possível adquirir elementos de fixação para as suas máquinas, assim como um novo smartphone.

Por mais que se destaque pela sua praticidade, comprar por meio de revendedores online, ou sites de pouca confiança, pode colocar em risco a sua relação de compra, já que eles não oferecem a mesma segurança de uma loja credenciada.

Comprar diretamente de um estabelecimento especializado permite que o consumidor tenha direito a uma série de direitos relacionados ao processo de pós-venda, como garantias contra problemas técnicos e roubos.

Contar com assistência técnica reduz o percentual de dores de cabeças que podem surgir ao consumidor, no caso de um possível erro ou imprecisão no uso desses aparelhos. 

Algumas lojas especializadas trabalham também com promoções diferenciadas, como a troca de aparelhos anualmente por um valor reduzido, garantindo ao consumidor um acesso às mais recentes tecnologias disponíveis no mercado.

Aparelhos de design sofisticado, carregadores mais ágeis ou fones de ouvido com cancelamento de ruído, similares a um trabalho de tratamento acústico, que isola uma ambiente dos sons ao redor.

São um conjunto de ferramentas e aplicações que podem ser disponíveis na compra de um novo aparelho, principalmente se forem adquiridos em uma loja credenciada, especializada em oferecer a melhor experiência ao consumidor.

Diante disso, os aparelhos de celular tornaram-se ferramentas indispensáveis para o consumidor moderno, e por isso é preciso ter atenção a esse processo de compra, que representa assim uma melhor satisfação social, de trabalho ou de entretenimento.

Portanto, tudo depende das particularidades e necessidades de cada usuário.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

4 Comentários

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.