Há muito burburinho no mundo dos negócios sobre espaços de coworking por causa de sua rápida ascensão à fama. O primeiro espaço oficial de coworking foi inaugurado em 2005, e agora cerca de 35.000 estão espalhados pelo mundo.
Esses espaços são amplamente populares por seus designs exclusivos que geralmente consistem em planos de escritórios abertos acompanhados por várias outras salas onde pessoas de diferentes áreas de trabalho podem trabalhar e relaxar.
Com as taxas de infecção por COVID diminuindo à medida que as taxas de vacinação aumentam, as pessoas estão se reunindo e trabalhando juntas novamente livremente. As estatísticas mostram que em 2021 o número de pessoas ocupando espaços de coworking nos Estados Unidos está próximo de um milhão .
O futuro do trabalho parece incerto por causa das muitas mudanças trazidas ao local de trabalho devido à pandemia. No entanto, uma coisa que podemos prever é que os espaços de coworking desempenharão um papel importante no futuro do trabalho, pois esses espaços podem oferecer muitos benefícios aos funcionários em todos os lugares.
A oportunidade de estabelecer uma conexão com os outros
Há um ditado que diz: “A experiência é o melhor professor”. Embora isso possa ser verdade, aprender com a experiência de outros pode ser igualmente frutífero. Nossa capacidade como seres humanos de se conectar com os outros e colaborar com eles é uma grande razão para o nosso sucesso como espécie.
De acordo com um estudo, para que os trabalhadores se vinculem, eles devem interagir em um local que lhes ofereça a oportunidade de estarem próximos uns dos outros, independentemente das diferenças nas áreas de atuação.
Os espaços de coworking proporcionam aos seus membros essa proximidade através de áreas especificamente concebidas para o convívio. Imagine uma área de lounge onde profissionais de diferentes áreas podem sentar, tomar café e discutir seus projetos mais recentes uns com os outros.
A atmosfera permite que os membros se conectem uns com os outros sem ter que organizar eventos especiais para networking. Portanto, os espaços de coworking representam o futuro do trabalho porque, além da infraestrutura básica de negócios, oferecem a seus membros a oportunidade de interação social, colaboração no trabalho e networking.
Trabalhadores em espaços de coworking podem se conectar com outros profissionais, empresas, freelancers e empreendedores. Por meio dessa conexão, eles trocam informações entre si, além de criar relacionamentos com benefícios mútuos, onde todos aprendem com os erros e acertos dos outros.
Produtividade
Outra razão pela qual os espaços de coworking estão moldando o futuro do trabalho é seu efeito na produtividade dos trabalhadores.
Os funcionários de escritório passam muito tempo dentro do prédio em que trabalham, e vários estudos demonstraram que o ambiente desempenha um papel importante na determinação do desempenho e da produtividade do trabalho.
O espaço de coworking médio é projetado com o conforto dos membros em mente. Os organizadores do espaço estão atentos aos assentos, iluminação, temperatura, qualidade do ar e condições de ruído. Isso garante que seus membros tenham o que precisam para se sentir motivados e trabalhar.
Criatividade
A criatividade no local de trabalho é essencial para a resolução de problemas, ter a mente mais aberta e adicionar perspectivas únicas. Os espaços de coworking oferecem essas coisas e aumentam a criatividade dos trabalhadores.
Por um lado, os espaços de coworking proporcionam uma atmosfera estimulante por meio de designs exclusivos, cores e luz natural. Dentro de algumas dessas salas, há quadros brancos e marcadores, que os tornam locais perfeitos para brainstorming.
A comunidade diversificada que pode frequentar esses espaços também contribui para a criatividade através do compartilhamento de diferentes ideias e conhecimentos.
Maior flexibilidade
Os espaços de coworking oferecem aos seus membros grande flexibilidade em relação ao local e horário, trabalhador que procura por um coworking pode optar também pelos serviços de endereço fiscal.
O Beework oferece endereço fiscal Jundiaí e muitas outras cidades pelo Brasil, assim o trabalhador pode ter sua empresa em um local onde ficou trabalhando de casa ou de outro coworking.
De acordo com um estudo, a flexibilidade dada aos trabalhadores na escolha do local de trabalho e horário é muito importante para o bem-estar. Para começar, os funcionários recebem flexibilidade por meio do design do espaço.
Os trabalhadores têm acesso a diferentes estações de trabalho, dependendo do que precisam. Eles podem trabalhar sozinhos em áreas privadas com outras pessoas nos escritórios abertos. Eles podem realizar reuniões em suas salas designadas, bem como relaxar e socializar nos salões especiais.
Além disso, esses espaços oferecem flexibilidade para os horários das pessoas. Geralmente, os trabalhadores podem definir seus próprios horários e trabalhar quando se sentem mais motivados.
Sucesso
Por último, mas não menos importante, os espaços de coworking ajudam indivíduos e empresas a ter sucesso. Desde o início, eles garantem que os funcionários tenham tudo o que precisam, incluindo material de escritório, espaço e flexibilidade.
Quando os membros ingressam em espaços de coworking, eles não precisam se preocupar em criar um ambiente físico de trabalho adequado. Eles podem concentrar toda a sua energia em fazer seu trabalho, pois o resto é fornecido a eles.
Os espaços de coworking têm muito potencial para fazer parte do futuro do trabalho. Por meio desses espaços, freelancers, funcionários e empresários estão promovendo a colaboração trabalhando juntos, compartilhando conhecimento e apoiando uns aos outros. Os muitos benefícios que os espaços de coworking oferecem lhes valeram um lugar no futuro do trabalho.
Deixe uma resposta