Sabemos que a educação é a chave para que um país consiga se erguer e se tornar mais desenvolvido, abrindo diversas oportunidades para as pessoas que nele vivem, podendo elas melhorarem de vida e colaborar para que a nação seja melhor no futuro.
Ela tem o poder de transformar vidas, mudar e moldar pensamentos e até mesmo ajudar na construção do caráter e personalidade de cada pessoa. Não é à toa que o mundo tenta, na medida do possível, aumentar o acesso à educação conforme os anos passam.
Diversos problemas sociais que existem atualmente é por causa de uma educação falha, causando muita desigualdade, desinformação e mostrando de forma dura e real por que alguns conseguem abrir seu negócio de montagem de andaime e outros não.
Com isso em mente, o texto de hoje irá abordar como a educação de qualidade pode transformar um país e fazer com que o futuro dele seja muito mais viável e benéfico para todos, inclusive para aqueles que não possuem as mesmas oportunidades.
Desde cedo é preciso que as crianças tenham uma educação de qualidade que possa prover diversas oportunidades em sua vida, seja para seguir uma carreira mais artística ou para desenvolver um projeto de arquitetura para sua empresa.
Ela permite não apenas que o conhecimento seja absorvido de forma muito mais natural, orgânica e estimule diversos tipos de pensamentos e inteligências desde pequenos, mas também facilita na construção de caráter, socialização e até mesmo senso de dever.
Claro que não é somente na escola que isso acontece, afinal aprendemos em todo lugar que vamos. O simples exemplo dos pais já faz com que a criança absorva algumas informações da vida que condizem com a realidade em que vivem.
Por isso que, mesmo quando se cresce e se adquire um bom cargo em uma empresa de consultoria ambiental, podemos dizer que a educação não é apenas uma agenda a ser seguida, mas é todo um processo cultural que demora muito tempo e demanda muito esforço para, de fato, colher frutos.
Sendo assim, os tópicos a seguir irão melhor explorar o assunto e mostrar algumas referências e bons exemplos de como uma educação de qualidade promove melhorias em diversos setores de um país, podendo mudar drasticamente a sua realidade. Confira.
O poder da educação
Seja através de projetos sociais realizados por uma assessoria ambiental ou por medidas políticas abordadas, que a educação é necessária para qualquer crescimento de um país é incontestável, oferecendo ao cidadão a possibilidade de refletir sobre tudo.
O simples fato de uma pessoa se tornar mais crítica e decidir por si só qual seria a melhor decisão para algo já mostra o tamanho do impacto que causa na vida de alguém: o poder de pensar e avaliar tudo baseado em dados.
Quando se falta conhecimento, o pior acontece para todos: o pensamento em base de achismos e experiências próprias ou de terceiros.
Ou seja, a contratação de um serviço de engenharia, por exemplo, poderia ser a solução de seus problemas na empresa, mas ao invés disso, a pessoa opta por decisões menos sensatas ou funcionais.
Em outras palavras, a falta de educação de qualidade nos deixa à mercê do que as pessoas, a mídia ou qualquer outro veículo de informações quer que pensemos, o que pode ser extremamente prejudicial não só ao cidadão, mas ao país como um todo.
Portanto, confira agora algumas coisas que podem ser mudadas através do conhecimento, mostrando que, para se alcançar o sonho de abrir uma empresa de comércio de equipamentos de controle ambiental, é preciso estudo.
01 – Diminuição da pobreza
Sabemos que a desigualdade social é algo que sempre existiu e dificilmente vai deixar de existir, mas com estudo e conhecimento é possível diminuir a distância entre os extremos, provendo uma vida melhor para os cidadãos e sendo efetivo para o país.
Quando se conhece muito ou se sabe bastante sobre determinado assunto, quando se especializa em algo, as oportunidades aparecem com mais frequência e, conforme se ganha experiência com a área, aumenta ainda mais a chance de conseguir um bom emprego.
Então, se inicialmente o cidadão consegui poucas vagas em determinada área, conforme estuda e adquire mais conhecimento, o salário aumenta, oferecendo um estilo de vida melhor em seu novo trabalho realizando processos de empresa de levantamento topográfico, por exemplo.
Portanto, essa é a primeira e mais direta forma que um país pode se beneficiar da educação e, mesmo que os resultados venham de forma mais lenta e demorem um certo tempo para acontecer, é muito mais efetivo e sólido.
Pensemos que a família dessa pessoa conseguirá ter melhores oportunidades também, saindo da zona de pobreza e conseguindo empregos melhores e que valorizam mais o trabalhador, diminuindo a desigualdade social.
02 – Diminuição da violência
Se existe algo que muda drasticamente em um país quando se tem educação de qualidade, é a violência. Assim como a desigualdade social, não é algo que tem como ser extinto, mas é possível diminuir bastante o quanto influencia a vida das pessoas.
A violência no país na grande maioria das vezes está ligada à desigualdade social, ou seja, irá acontecer assaltos e crimes por causa das pessoas não terem um trabalho que cubra um estilo de vida confortável ou digno.
Deixando claro, isso não justifica atos perversos e violentos ou até mesmo o caráter de cada cidadão, mas é um fato que a educação abre diversas portas e isso diminui consideravelmente a violência, fazendo com que as pessoas se sintam mais seguras.
Ou seja, independentemente se a pessoa irá trabalhar com gerenciamento de processos ou em um ramo mais artístico, a educação diminui a ignorância e torna as pessoas mais reflexivas, moldando toda a cultura de um lugar e tornando-o muito melhor.
03 – Melhor compreensão do mundo
Embora a educação seja necessária para todos, não devemos viver em um conto de fadas e acreditar em uma utopia. Infelizmente sempre haverão pessoas em situações piores, porém, com estudo e conhecimento, é possível que cada um consiga ajudar para que esse número diminua.
É muito importante destacar que a educação não abre portas apenas para aqueles que estudam, mas também para aqueles que não tiveram acesso. Porém,depende muito de quem está na frente dos processos que podem ajudar melhor as pessoas.
Explicando um pouco melhor, quando você estuda e tem o conhecimento sobre o mundo e como ele funciona, isso significa que é possível entender os mecanismos que o movem e entender mais a fundo como ajudar as diferentes pessoas do globo.
Claro que não é algo fácil de ser lidado, muito menos barato, mas é uma das possibilidades que são abertas para aqueles que buscam estudo e conhecimento. Porém, também fique claro que não é algo que é obrigação de todo cidadão fazer, mas que ajudaria muito o nosso mundo.
Devemos sempre entender que estudos ajudam na criação de políticas públicas que facilitem, mesmo que apenas um pouco, as pessoas a terem mais acesso à educação ou simplesmente uma vida mais digna. Isso faz com que o país cresça, tanto direta quanto indiretamente.
Podemos então destacar como benefícios de se investir em educação para transformar um país:
- Pessoas potencialmente mais dedicadas à profissão;
- Desenvolvimento de diversas novas habilidades;
- Perfil analista e crítico muito acentuado;
- Melhor estilo de vida;
- Melhor expansão e compreensão da própria cultura.
Portanto, toda essa maior compreensão do mundo ajuda e muito para que você tenha uma melhor visão da situação atual, como melhorar e onde dá para chegar. Acredite, se cada um fizer sua parte, o país tem muito a ganhar e crescer.
04 – Conhecimento dos direitos e deveres
Educação permite também que você, como cidadão, entenda quais são seus deveres perante as leis do país, mas também quais são os seus direitos, fazendo com que saiba quando está certo e o que pode cobrar de seus representantes políticos.
Querendo ou não, eles acabam dando a ordem final, fazendo com que diversas ações funcionem dentro do país e ajudem as pessoas.
Quando sabemos o que devemos fazer, o caminho a ser seguido, se torna um pouco mais fácil entender como proceder para exigir seus direitos na sociedade.
Considerações finais
O texto de hoje mostrou como a educação pode abrir diversas portas em nossas vidas, inclusive algumas que seriam muito mais difíceis ou até mesmo impossíveis sem estudo, e como buscar constantemente por conhecimento para ajudar e muito o país.
Existem medidas que a curto prazo podem resolver os problemas de uma nação, mas a longo prazo e para o bem dela é preciso utilizar a educação como recurso, fazendo com que a desigualdade social e diversos outros problemas diminuam o impacto que causam dentro do país.
Sendo assim, utilize esse texto como orientação e busque não só se especializar mais, mas também ajudar quando possível as pessoas próximas a você a ter uma educação de qualidade. Mesmo que ajude apenas uma pessoa, já irá fazer uma grande diferença.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Deixe uma resposta