Carro: 10 dicas para economizar combustível

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel araujo

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Muitas pessoas ao redor do mundo possuem o sonho de ter o próprio carro e viajar ou facilitar sua locomoção ao trabalho ou simplesmente porque gostam. Mas uma coisa que esquecemos de considerar é o combustível e tudo a ele relacionado.

Diferentemente do que muitos imaginam, ter um carro, embora seja muito cômodo e divertido e prazeroso, não é as mil maravilhas. É preciso ter cuidados com manutenção, funcionamento e, principalmente, combustível, afinal, sem ele o carro não sai do lugar.

Com isso em mente, o texto de hoje irá abordar 10 dicas para que você consiga economizar a gasolina, álcool ou diesel, mostrando algumas técnicas importantes que, se forem seguidas, podem fazer com que o seu bolso agradeça no final do mês.

O impacto do aumento dos preços dos combustíveis

Usamos o carro para diversas coisas, desde chegar no trabalho e vender rolamentos para roletes, até mesmo para passear com a família e se divertir. Mas a verdade é que, embora seja muitas vezes uma necessidade, um carro sai caro tanto na hora da compra quanto durante a sua vida útil.

No Brasil, o aumento do combustível tem sido uma das pautas mais comentadas e discutidas na atualidade. Os preços estão cada vez mais altos e são muitas as pessoas que desistem de ter um automóvel justamente por causa disso.

Ao colocarmos as contas na ponta do lápis, embora menos confortável, pode valer muito mais a pena ir de ônibus para o seu emprego de ferramentaria de precisão do que gastar dinheiro semanalmente para abastecer o carro.

Muitos também se perguntam porque esse preço tão exorbitante para o combustível e, a resposta, é bastante simples: os impostos. 

Enquanto o valor do Etanol, de acordo com a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes, possui em média 26% de impostos, a gasolina sobe para 43%.

Se pegarmos um valor fictício de R$6,00 o litro da gasolina, saiba que aproximadamente R$2,28 são apenas de impostos. Isso prejudica todos, desde empresas que trabalham com máquinas para centro automotivo até pessoas que só querem utilizar seu carro.

Por isso, para tentar te ajudar a economizar um pouco e conseguir diminuir o valor gasto com combustível, os tópicos a seguir reúnem algumas dicas essenciais que podem ser a diferença entre você conseguir utilizar mais ou menos o seu carro ao longo do mês.

Como economizar combustível?

Embora economizar combustível deva ser uma preocupação de todo motorista, não são todos que realmente se preocupam com isso. Existem diversas formas de diminuir os gastos e elas serão vistas ao longo deste tópico.

Assim como você se previne com a manutenção, com as rodas, com o bico pneu, é preciso também se atentar tanto a quantidade de combustível gasta quanto a qualidade do combustível.

Afinal, qualidade nem sempre requer alto preço, mas isso não significa que se deve colocar qualquer tipo de álcool ou gasolina em seu carro. Alguns investimentos podem ser realizados no próprio carro, a longo prazo, com o dinheiro economizado com o combustível, como:

  • Investir na manutenção mensal ou trimestral do carro;
  • Comprar peças novas;
  • Investir na limpeza do automóvel;
  • Comprar bancos ou acessórios novos;

Claro que isso é apenas uma sugestão, você está deixando de gastar com combustível e ainda investindo no carro, mas se sinta livre para utilizar essa reserva onde quiser, podendo até investir em um atuador pneumatico angular, a decisão é toda sua.

Com isso, separamos algumas dicas fundamentais para te ajudar a economizar. Sem mais delongas, confira:

01 – Esteja com a manutenção em dia

Muitas esquecem que para um carro estar em pleno funcionamento e evitar maiores dores de cabeça, é necessário estar com a manutenção em dia, evitando que possíveis e futuros problemas surjam e façam com que você tenha que gastar ainda mais dinheiro.

Quando pensamos no quesito combustível, quando as peças estão com defeitos e funcionando não tão bem, os esforços que o motor e outras partes dele têm de fazer são maiores, necessitando de mais combustível e afetando diretamente em seu bolso.

Portanto, independentemente se trabalha ou não com acoplamento com lâminas, deixe sempre a manutenção em dia.

02 – Esteja atento ao óleo do motor

O óleo do seu motor possui validade por um motivo. Portanto, esteja sempre atento e busque trocar quando a data chegar, evitando que fique velho e acabe aumentando o consumo de combustível, sem mencionar outros problemas como desgaste de peças.

03 – Evite muito peso

É normal que tenhamos que viajar por alguns dias, ou tenhamos aquela reunião importante onde precisamos levar algumas peças de um poliguindaste duplo, ou até mesmo acumular muito peso no carro para evitar mais de uma viagem para determinado lugar.

Vez ou outra isso é normal, mas se você é uma pessoa que acumula peso em seu automóvel, pare agora mesmo. O excesso de peso exige mais esforço do seu veículo, aumentando o consumo de combustível dele.

04 – Controle o ar condicionado

O Brasil é um país bastante quente e existem dias que o calor chega a ser quase que insuportável, principalmente em regiões mais ao norte. 

É normal que utilizemos o ar condicionado do carro para nos refrescar, mas cuidado, o motor que opera o seu funcionamento e, para que isso aconteça, precisa de combustível.

Quanto mais tempo o ar condicionado fica ligado, maior é o consumo, chegando até uma média de 10% a mais do que o comum.

05 – Faça um bom planejamento

Existem pessoas que sempre se atrasam para o trabalho, seja por causa da falta de organização ou por ter ficado acordado até mais tarde em uma reunião, podendo ser, por exemplo, sobre o novo processo de vendas de um bloqueador antifurto automotivo.

Quando se sai atrasado de casa, você dirige mais rápido para chegar ao objetivo e isso consome mais combustível. Acorde alguns minutos mais cedo e se planeje. Além de economizar, você dirige mais tranquilo e chega mais cedo.

06 – Evite acelerar ou frear bruscamente 

Infelizmente, esse tipo de atitude é muito comum em diversos motoristas e, já adiantamos, é um grande erro. As pessoas que enfiam o pé no acelerador ou no freio, além de aumentar o risco de acidentes, aumentam também o consumo de combustível.

O esforço que o motor faz é muito maior, podendo prejudicar inclusive a vida útil de diversos componentes e peças do seu veículo.

07 – Tenha atenção aos acessórios do seu veículo

Dependendo da quantidade de acessórios que você instala em seu carro, eles podem exigir um pouco mais do motor, embora seja pouca coisa. 

Sinta-se à vontade para colocar o que quiser em seu automóvel, mas uma quantidade exagerada de tais acessórios, juntos, podem aumentar e muito a quantidade de combustível que ele precisa.

08 – Carro sempre alinhado e balanceado

O alinhamento e balanceamento correto das rodas do seu veículo ajudam a diminuir o combustível utilizado nele. 

Quando estão desalinhadas, o esforço para o carro se manter é maior, gerando um maior consumo, além de ser mais perigoso e podendo causar acidentes por causa do arrastamento das rodas.

09 – Saiba a hora de trocar de marcha

Independentemente se o seu carro possui um sistema que indica o melhor momento para a troca de marcha ou não, desenvolver essa habilidade e conhecer o veículo a ponto de entender qual é a hora-chave para isso é fundamental.

Cada carro possui uma faixa ideal para rotação e troca das marchas, portanto, esteja ciente quando for trocar, observe quando o carro pedir e não estenda muito esse momento. 

O esforço para que o motor continue no ritmo anterior pode custar muito combustível que, ao longo do mês, pode causar uma grande diferença.

10 – É necessário usar o carro?

Por último, mas não menos importante, temos a mania de querer ir para todo lugar de carro, mas realmente, existe essa necessidade? Analise o local para onde você está indo e veja a distância, o tempo que você tem disponível e coloque em uma balança.

Muitas vezes, andamos mais de carro por causa da comodidade do que por necessidade. Quando começamos a selecionar quando usamos ele, além de economizar combustível é possível fazer uma caminhada que ajuda o seu corpo. 

Mesmo que vá de transporte público, não é como se vez ou outra fosse te prejudicar.

Considerações finais

Dirigir e economizar são duas tarefas que, dependendo dos obstáculos e do seu objetivo, podem ser bastante difíceis. 

Quando pensamos no preço do combustível, mesmo que prefira utilizar suas economias para futuramente fazer uma viagem, vale muito a pena utilizar as dicas que foram disponibilizadas ao longo do texto.

Caso ainda esteja em dúvida, utilize-as por um período de um mês e anote a real diferença. Mesmo que pouca, pode ser bastante significativa ao longo de dois ou três meses. Portanto, comece agora mesmo e, depois, nos conte como foi.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.