Direitos e obrigações numa associação inquilino-proprietário

Tempo de leitura: 4 min

em agosto 9, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.
<strong>Direitos e obrigações numa associação inquilino-proprietário</strong>

Uma associação inquilino-proprietário é muito mais do que apenas uma residência. Ao comprar um condomínio, você se torna membro de uma associação. Em uma associação de inquilinos e proprietários, existem grandes oportunidades para influenciar sua moradia e como a associação deve ser gerenciada.

Que responsabilidades você tem como residente e o que você pode esperar do conselho?

A direcção tem a função de gerir a associação, mas todos os residentes são co-responsáveis ​​por tornar o alojamento o mais agradável e bom possível. Existe um valor econômico e também um valor democrático em uma associação que funciona bem, onde os membros se sentem comunitários e valorizam a associação.

Você pode fazer isso sem a permissão do conselho:

  • Pintar, colocar papel de parede e colocar pisos
  • Substitua geladeira, freezer e fogão
  • Renovar superfícies na cozinha e banheiro

Você  não pode  fazer isso sem a permissão do conselho:

  • Demolir paredes de suporte de carga
  • Modificar os tubos existentes para drenagem, aquecimento, gás ou água
  • Outras mudanças significativas

A manutenção externa

A associação, através da diretoria, é responsável pela manutenção externa da associação. Esta responsabilidade inclui, entre outras coisas, que as fachadas estejam em boas condições, que a grama tenha sido cortada, que a neve seja removida, que a lavanderia e o depósito de lixo tenham sido limpos e que o quintal e outros ambientes externos estejam bonitos e bem conservado. É claro que o conselho não deve realizar todo o trabalho prático sozinho. Ou você contrata um gerente ou os moradores cuidam da fazenda juntos. 

Grupos de trabalho conjuntos

Uma boa ideia para a associação é criar grupos de trabalho conjuntos, como um grupo de jardinagem, comitê de festas, equipe de playground e assim por diante. 

Esses grupos de trabalho são eleitos com vantagem na reunião. Além dos habituais dias de limpeza e outras atividades conjuntas, a associação pode oferecer diferentes tipos de áreas comuns.

Por exemplo, um apartamento de pernoite e sala de reuniões, para alugar a um preço favorável. A sala pode ser usada para festas infantis, reuniões noturnas e muito mais. Ou talvez uma academia ou sauna?

As funções comuns precisam ser cuidadas pelos associados ou pela associação, para que se torne um bem agradável e não um fardo. No entanto, não é possível obrigar ninguém a participar de atividades conjuntas ou de grupos de trabalho. Se se tornar um problema para a associação poder participar, limpeza geral e serviços similares podem ser adquiridos de fornecedores externos. Isso é algo que afeta as finanças da associação e, portanto, de todos os inquilinos – proprietários.

Você pode se livrar do seu condomínio contra a sua vontade?

Você pode realmente se livrar do seu direito de uso. Isso se aplica, por exemplo, se você:

  • Não pague sua taxa.
  • Sem consentimento ou permissão, subloque ou empreste seu apartamento.
  • Causa distúrbios repetidos.
  • Por negligência, causa danos através de vermes e não denuncia isso à associação.
  • Negligenciando seu apartamento.
  • Recusa à associação inquilino-proprietário o acesso ao apartamento, sem justificação válida.
  • Usa seu apartamento para negócios criminosos.
  • Os estatutos da associação de inquilinos-proprietários são elaborados de acordo com a Lei do Arrendamento.

Uma das vantagens de morar em um condomínio é que você pode influenciar seu ambiente de vida e uma boa atmosfera, uma associação não é algo que surge por si só, mas muitas vezes é devido a uma ou mais pessoas terem se engajado na associação para torná-la agradável.

Se você tem uma ideia de algo que deseja influenciar, como deve proceder?

Além de mencionar sua ideia na assembleia online, você pode enviar uma moção ao conselho antes da reunião anual. Na reunião anual, a moção é considerada ou rejeitada, o que depende do conteúdo e das possibilidades da associação. Um exercício rejeitado sempre pode ser retrabalhado para ser aceito em um formulário.

Um exercício pode ser, por exemplo, uma proposta para fazer uma festa quando a associação completar 20 anos ou que queira introduzir postos de carregamento para carros elétricos. Se houver interesse em um exercício, um grupo de trabalho pode ser nomeado para investigar as questões práticas da realização de um exercício.

Pesquisas podem ser enviadas aos membros para ter uma ideia de quanto interesse existe e quanto do orçamento existe que pode ser colocado em um exercício.

Você pode buscar as questões que considera importantes, são você e seus vizinhos que estabelecem os limites. Algumas medidas podem até aumentar o valor da sua casa. Você pode trabalhar para um quintal mais bem cuidado, um playground reformado ou talvez para uma academia no porão.

Se você estiver insatisfeito com o provedor de banda larga que a associação escolheu, você pode sugerir uma mudança. Se quiser conhecer os seus vizinhos, pode sempre sugerir um churrasco ou um vinho quente, podem ser coisas grandes ou pequenas, mas talvez seja você quem tem que empurrá-los para se livrar deles!

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.