Infelizmente, inexistem lugares que são totalmente seguros para se trocar mensagens, pois, os avanços tecnológicos permitem a criação de ferramentas capazes de interceptar até mesmo os e-mails que são trocados pelas pessoas. Daí se tem a importância de buscar meios que possam reduzir as chances de ter esses dados acessados, como é o caso da verificação de e-mail, ou seja, verificar e-mail para que seja possível identificar se aquela mensagem contém algum tipo de golpe de uma pessoa mal intencionada e que apenas esteja querendo roubar os seus dados.
E foi justamente pensando em dar mais segurança a sua troca de mensagem que optamos por criar o presente artigo, de modo a trazer algumas dicas a respeito de verificar e-mail, bem como fazer uma checagem se aquilo realmente se trata de uma mensagem idônea e não de um golpe. Portanto, se você quer saber mais sobre as nossas dicas e se proteger de golpes e roubos de dados, nós recomendamos que continue conosco na leitura deste artigo e fique por dentro de tudo que reunimos a respeito do tema, de modo a tirar todas as suas dúvidas a respeito do checador de e-mail.
O que é a verificação de e-mail?
Antes de tudo, devemos entender o que significa verificar e-mail e como isso ocorre. A verificação desse e-mail é um processo em que é verificado a existência de um endereço ativo, ou seja, em termos simples, podemos dizer que, trata-se de um processo em que há uma checagem a respeito daquele endereço de e-mail e se ele realmente é ativo, se envia mensagens para outras pessoas e se mantém atualizado.
Para dizer que um e-mail é considerado válido, isso significa que ele pode tanto enviar quanto receber mensagens de outros e-mails. Cada checador de e-mail, seja ele individual ou em massa, deve necessariamente ser responsável pela execução de diversas etapas de um processo de verificação. Os processos de verificação mais comuns que existem atualmente são: verificar o catch-all, domínio, a sintaxe das frases enviadas, assim como o ping daquele endereço de e-mail.


Por que você deve verificar o seu e-mail?
É importante verificar e-mail por diversos motivos, como, por exemplo, manter atualizada a sua lista de contatos. Todo ano, cerca de 22% de todos os e-mails são considerados inválidos. Em grande parte, o motivo dessa invalidez é pela mudança dos seus detentores para outras empresas, fazendo com que os e-mails corporativos que essas pessoas possuíam se tornem inválidos ou são desativados pela própria empresa. Além disso, se o detentor do e-mail não verificar as suas mensagens com regularidade, em pouco mais de um ano, a taxa que marca a rejeição poderá exceder o limite considerado aceitável em até 10 vezes, fazendo com que seja prejudicada a reputação remetente dos e-mails. Portanto, é indicado que, pelo menos a cada 2 meses, as suas mensagens sejam lidas.
Outro ponto interessante ao verificar e-mail é que ele reduz bastante o hard bounce, ou seja, aqueles e-mails que acabam retornando ao remetente pelo fato do destinatário não existir, ou, o endereço indicado é inválido. Quando essa taxa de rejeição fica alta, o Google entende que aquele e-mail pode se tratar de spam, e, portanto, esse endereço de e-mail passa a fazer parte da lista negra do Google, diminuindo sua reputação e correndo risco de ter o e-mail invalidado.
Merece destaque também o aumento na capacidade de entregar os e-mails, haja vista que, ao utilizar o checador de e-mail, ele realizará uma filtragem de todos os endereços de e-mail inválidos, e, todos aqueles que sobrarem desse filtro poderão ser usados para enviar os e-mails da sua empresa, o que significa dizer que, todas as suas mensagens chegarão a sua caixa de entrada com segurança.
Por fim, a reputação do remetente também é elevada, haja vista que ela depende de uma variedade de coisas, como, por exemplo, a taxa de rejeição, a capacidade de entrega, os alertas de spams e os hábitos que o remetente possui. Dessa forma, usar com regularidade os serviços de verificação de e-mail na hora de fazer marketing pode ajudá-lo a desempenhar e elevar uma boa reputação, evitando que o remetente caia na lista negra.
Como saber se o e-mail é válido?
Existem diversos meios de saber se um e-mail é válido, entretanto, algumas dessas formas são menos eficazes que outras, bem como existem algumas formas que podem ser mais cômodas, a depender do objetivo dessa verificação, se deseja verificar apenas um e-mail ou se pretende fazer uma verificação em passa. A seguir, falaremos um pouco mais a respeito de como fazer essa verificação:
1. forma: essa forma é a mais simples e direta, porém, não é indicada caso queira verificar uma quantidade maior de e-mails. Bem, quando o remetente envia um e-mail para um destinatário cujo endereço é inválido ou falso, essa mensagem irá retornar para a caixa de entrada do remetente, com a informação de que ela não pode ser entregue pelo fato do endereço indicado não ter sido encontrado.
Embora seja o método mais simples e direto, é interessante ressaltar que ele pode trazer alguns prejuízos ao remetente, como já mencionamos acima, que é o fato do aumento na taxa de rejeição do seu e-mail, algo que prejudica diretamente a sua reputação, fazendo com que todas as suas mensagens sejam direcionadas a caixa de spam, bem como reduzindo as métricas. Por isso é importante sempre usar um e-mail falso para fazer esse teste.
2. forma: a segunda forma de verificação de e-mail é através da sua pesquisa no Google. De início, devemos salientar que, essa forma de verificador de e-mails não irá indicar que se trata de um e-mail falso ou verdadeiro, ela apenas informa se ele é válido. Isso porque, é bastante comum nos dias de hoje, que as pessoas acabem mencionando o seu endereço de e-mail em diversas plataformas da internet, como as redes sociais, por exemplo. Dessa forma, ao fazer essa pesquisa no Google, ele irá achar onde o e-mail foi mencionado.
3. forma: utilize um verificador: utilizar um verificador de e-mails é uma das melhores formas de saber se aquilo é realmente válido e verdadeiro. Isso porque ele utiliza um software de verificação das mensagens que pode ser bastante útil para ajudá-lo na hora da validação esses endereços em poucos cliques. Mesmo que cada um desses verificadores de e-mails sejam um pouco diferente uns dos outros, a depender do recurso e da quantidade de e-mail que se pretende verificar mensalmente, eles podem ser bastante simples de usar e com certeza farão com que a tarefa se torne muito mais cômoda.
Como funciona o verificador de e-mails?
O verificador de e-mails funciona de modo a fazer testes para saber se aquele determinado e-mail é válido. Ele executa todo o processo de verificação a partir de algoritmos criados pelos desenvolvedores. Esses algoritmos passam por diversas etapas, como é o caso da verificação de freemail, autenticação SMTP, verificação de domínio catch-all, verificação de registro mx, verificação de existência de domínio, verificação de jargão e de sintaxe. Cada uma dessas etapas envolvem diferentes tipos de análises por parte do algoritmo para determinar se aquele e-mail é válido, tudo isso por meio de uma inteligência artificial criada pelos desenvolvedores.
Deixe uma resposta