Desenvolvimento profissional x desenvolvimento pessoal: saiba como fazer em sua vida 

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por Carlos Meira

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Para que haja um equilíbrio, é preciso saber como fazer o gerenciamento e desenvolvimento profissional, pois estes dois processos estão ligados e são igualmente importantes para a vida de uma pessoa em ambiente pessoal ou laboral.

Hoje em dia, as organizações não exigem somente um diploma de faculdade de gestão de vendas, mas também experiências, caráter e outras habilidades que possam contribuir para a carreira de um profissional.

Porém, apesar dessas duas vertentes estarem interligadas, existem diferenças que precisam ser levadas em conta na hora de realizar o gerenciamento profissional e o desenvolvimento pessoal.

Enquanto o desenvolvimento pessoal se refere ao crescimento interno de uma pessoa, o desenvolvimento profissional se refere ao aprendizado que leva uma pessoa a conquistar novos patamares em sua carreira, como cargos e salários mais altos.

Por isso, as pessoas que não investem tanto no crescimento profissional como no pessoal, tem grandes chances de ficar para trás no mercado de trabalho, pois hoje em dia as empresas focam em qualidades e habilidades em conjunto.

As diferenças entre desenvolvimento pessoal e profissional

O desenvolvimento pessoal e profissional tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida de uma pessoa, além de desenvolver habilidades pessoais e profissionais que são essenciais para a evolução e crescimento pessoal.

O primeiro passo para iniciar esse desenvolvimento, pode ser realizar um curso gestão de pessoas ead, pois todo o aprendizado é válido na hora de contribuir para o crescimento e desenvolvimento pessoal ou profissional.

O desenvolvimento pessoal tem a ver com toda a busca por melhoria em todos os aspectos da vida de uma pessoa, entre eles:

  • Físico;
  • Emocional;
  • Psicológico;
  • Espiritual;
  • Comportamental.
  • Familiar;
  • Interpessoal.

Já o desenvolvimento profissional está ligado diretamente ao aumento de conhecimentos que possam aprimorar suas habilidades como profissional. Procurar pela melhor faculdade de gestão financeira pode te ajudar nessa jornada.

Dessa forma, procurar realizar melhorias nas suas competências e habilidades profissionais através dos estudos, pode te ajudar a se tornar um profissional melhor.

Como realizar o desenvolvimento profissional

O desenvolvimento profissional pode ser realizado através da aquisição de competências técnicas, ou seja, tudo que a pessoa estuda para aprimorar suas habilidades úteis no cotidiano, quanto em questões profissional.

Assim, se a pessoa realiza um curso gestão de pessoas e liderança, ela está automaticamente investindo no seu aprimoramento e desenvolvimento profissional. 

Portanto, tudo aquilo que amplia a visão e a capacidade profissional deve ser considerado como desenvolvimento, seja essa ação feita através de treinamentos na empresa, formação acadêmica, cursos livres ou palestras de outros especialistas.

Como realizar o desenvolvimento pessoal

O desenvolvimento pessoal não está restrito às habilidades pessoais de uma pessoa, pois ele também pode influenciar na carreira e nas habilidades de um profissional, independente do ramo em que ele atua.

Porém, esse quesito envolve habilidades e competências ligadas ao âmbito comportamental, relacionado aos traços de personalidade de cada pessoa. 

Entre os desenvolvimento pessoais que podem ser realizados, podemos destacar:

  • Comunicação não violenta;
  • Inteligência emocional;
  • Inovação e criatividade;
  • Espírito de liderança.

Além disso, as habilidades adquiridas no âmbito pessoal também podem ser aperfeiçoadas com treino em um curso de gestão hospitalar, por exemplo. Praticar tornará o processo para adquirir a aptidão mais fácil e rápida.

7 dicas para melhorar o desenvolvimento pessoal e profissional

Em um mundo que está em constante movimento, ainda mais depois das transformações digitais, é preciso estar sempre atualizado e em busca de novos conhecimentos, principalmente quando o assunto é mercado de trabalho.

Se esse é o seu desejo, confira a seguir 7 dicas que podem te ajudar a melhorar e organizar essa jornada.

  1. Crie uma rotina

Pessoas que possuem uma rotina organizada tendem a ter um desempenho muito melhor nas suas tarefas do dia a dia. Isso porque organizar as tarefas garante uma gestão de tempo proveitosa, abrindo espaço para realizar várias atividades.

Para que isso ocorra, a pessoa pode acordar antes ou a partir das 6h da manhã para realizar um curso gestão de startups ou praticar exercícios, e somente duas ou três horas depois começar a trabalhar.

Iniciar o dia oxigenando o corpo e a mente lhe permite ter tempo para planejar suas tarefas da melhor forma possível. Por isso, para ter energia e cumprir as tarefas da agenda, você deve acordar cedo.

  1. Escreve seus objetivos em uma agenda

Quem coloca seus objetivos no papel consegue visualizar melhor como montar um plano de ação para cumprir os prazos e metas.

Somente você será capaz de montar um plano de ação que funcione para a sua rotina.

Sendo assim, se um dos objetivos do seu dia é realizar um curso de pos em gestão hospitalar ead, anote esse compromisso na sua agenda para não se esquecer de concluir essa tarefa.

Outro fator importante, é que se você deseja se tornar um profissional de sucesso, escreva as metas que deverão ser realizadas para alcançar esse objetivo e as leia todos os dias. Assim, você mentaliza a conclusão delas e cria um vínculo de responsabilidade.

  1. Invista em você mesmo

Além de investir em ações e lazer, também é importante investir em você mesmo, ou seja, em ações que aprimorem suas capacidades e habilidades. Isso pode incluir realizar um curso de gestão financeira valor acessível ou ler um livro.

Apesar da palavra investimento nos levar diretamente ao pensamento de despender uma quantia em dinheiro para realizar algo, é importante lembrar que separar um tempo para se dedicar a algo também é uma forma de investimento.

Para aprimorar suas habilidades, é preciso realizar um gerenciamento do seu tempo para desenvolver as tarefas da melhor forma possível. Elas podem incluir:

  • Estudar um idioma;
  • Ler um ebook;
  • Assistir uma palestra;
  • Realizar treinamentos.

Gastar seu tempo realizando tarefas que aprimoram e desenvolvem as suas habilidades tanto profissionais quanto pessoais é um ótimo meio para gerar resultados satisfatórios e entender quais pontos precisam ser melhorados.

  1. Crie uma rede de contatos

Nós não estamos sozinhos nesse mundo, e por isso é importante encontrar outros indivíduos que tenham os mesmos sonhos e aspirações que os nossos. Esses tipos de pessoas conseguem acelerar tanto o desenvolvimento pessoal quanto o profissional.

Assim, se você possui um amigo que tem objetivos semelhantes aos seus, procure reservar um tempo do seu dia para conversar com ele e trocar experiências sobre o que vocês fizeram naquele dia para dar um passo à frente em suas metas.

No futuro, vocês poderão ser a porta de entrada um do outro para novos desafios profissionais, além de terem aprendido e trocado experiências valiosas juntos. 

  1. Saiba receber feedbacks

Apesar dos esforços para sermos sempre melhores, vai chegar um momento que iremos fracassar em alguma coisa. Nesse momento, é importante estar aberto e preparado para receber feedbacks.

O feedback é uma poderosa ferramenta para te ajudar no crescimento pessoal e profissional. Através deles, podemos corrigir nossos erros e extrair informações sobre nossos pontos fracos para tentar melhorá-los no futuro.

  1. Estar aberto para oportunidade novas

É preciso estar aberto para conhecer oportunidades novas, pois isso é essencial para evoluir e aumentar seus conhecimentos e habilidades. 

Para aprender habilidades novas, é preciso estar disposto a sair da sua zona de conforto e desbravar diferentes possibilidades e caminhos. Quando você treina a sua mente para aceitar novos desafios, é possível aproveitar melhor novas oportunidades.

Por isso, não tenha medo de ir de encontro ao seu sucesso e descobrir novos desafios a serem desbravados. 

  1. Mindset

Mindset é uma palavra em inglês que significa “mentalidade”. Tudo o que está relacionado com a nossa consciência e até onde queremos chegar tem relação com o mindset. Isso porque nossos resultados têm muito a ver com a maneira de pensar.

Existem dois tipos de mindset: o fixo e o de crescimento, e eles são fatores determinantes para a vida de qualquer pessoa. Por isso, crie o hábito de ter um mindset para potencializar os seus resultados e turbinar os seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Portanto, não espere a aprovação de ninguém para começar a traçar os seus objetivos. Crie uma automotivação para desenvolver os seus trabalhos e tenha foco em suas metas e objetivos profissionais e pessoais.

O gerenciamento profissional depende do desenvolvimento pessoal

Desenvolver a habilidade de identificar e lidar com as suas emoções tem sido características muito procuradas no mercado de trabalho.

Para desenvolver tais habilidades, é preciso estar em equilíbrio na sua busca de desenvolvimento profissional e pessoal.

Desenvolver essas habilidades em conjunto é fundamental para se tornar o profissional que as empresas buscam, pois o equilíbrio é fundamental para ter uma harmonia entre a vida pessoal e laboral.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.