Certamente você já deve ter ouvido falar de fibras, que são famosas por trazer benefícios para o nosso trânsito intestinal, bem como melhorar diversas frentes do corpo humano como um todo.
Mas não é apenas isso, elas trazem outros benefícios ao seu organismo, muito maiores do que você pode imaginar, elas também ajudam:
- O corpo a se prevenir de doenças cardiovasculares e da diabetes;
- A controlar melhor o colesterol no sangue;
- No combate e prevenção à obesidade;
- Entre outras frentes.
Ademais, elas possuem duas tipagens diferentes, a solúvel e a insolúvel. Sendo assim, a solúvel é aquela que se transforma em gel e dá uma sensação de satisfação por muito mais tempo para a pessoa.
Já a insolúvel é aquela que ajuda o seu intestino a ter um melhor funcionamento, pois possui uma quantidade maior de água, estando presentes principalmente em frutas, legumes, verduras e farelos de trigo.


O consumo de fibra nos dias atuais
Com a industrialização do alimento, as pessoas têm consumido cada dia menos fibras. Além disso, o oleo para alta temperatura ferve nas casas e restaurantes de muitos brasileiros que acabam consumindo fritura em excesso e esquecendo dessas fibras.
Entretanto, isso não é nada saudável, pois as fibras são de extrema importância para nosso organismo – que também precisa de muitos outros alimentos naturais.
Inclusive, em uma pesquisa do controle americano de alimentos e medicação, o ideal é que seja consumido diariamente 25g de fibras, mas como fazer a ingestão dessas fibras necessárias?
O melhor é fazer o consumo gradativamente, assim como usar os serviços de alimentação a seu favor para saber quais são as melhores opções para fazer esse consumo aos poucos.
Isso é ideal, principalmente para que não seja provocado dores por conta dos gases e inchaço no estômago. Ademais, não se esqueça de também fazer o consumo de cada alimento com um pouco de água.
Inclusive, uma boa opção para começar o consumo de fibras é suco natural, então pegue um espremedor automático de suco e faça um suco ao seu gosto, isso te ajudará a diluir um pouco as fibras, formando o gel que falamos no início desse texto que ajuda a melhorar muito o trânsito de seu intestino.
Ademais, uma curiosidade sobre as fibras é que elas não possuem calorias, justamente porque elas são devidamente absorvidas por nosso organismo.
Os 10 alimentos que são ricos em fibras
Pois bem, foi feita uma engenharia de avaliações, onde foram constatados os 10 alimentos que são ricos em fibras, sendo que eles são os seguintes:
- Feijão Preto;
- Grãos em gerais;
- Sementes e cereais;
- Batata doce;
- Frutas em geral;
- Brócolis;
- Milho;
- Alcachofra;
- Soja;
- Abóbora.
Agora vamos detalhar cada alimento para você.
1 – Feijão Preto
O feijão preto é rico em fibras e também proteínas, e a sua cor indica que ele possui alto teor de flavonoides, que na verdade são potentes antioxidantes. Então, tente evitar que ele seja consumido com bacon e carnes um pouco mais gordurosas.
2 – Outros grãos
Não é só o feijão que possui fibras, outros grãos como lentilha, ervilha e grão-de-bico são outros grãos que são ricos em fibras e podem te ajudar a ter uma alimentação mais balanceada.
3 – Sementes e cereais
A linhaça, a chia e a aveia são excelentes opções para que você possa consumir fibras, a melhor parte é que elas podem ser adicionadas a sucos, iogurte, saladas, vitaminas, pães e bolos, sem dúvida uma boa opção para a ingestão de fibras.
4 – Batata doce
Sim, ela não é só rica em potássio, ferro e vitamina A e C, ela também é fibrosa e uma ótima opção para consumir as fibras diárias. Ademais, ela possui 5g em média a cada unidade, fora todos os benefícios que ela oferece.
5 – Frutas
As frutas são alimentos extremamente fibrosos e podem ajudar no consumo de fibras diárias. As recomendações são de alimentos como a maçã, goiaba e abacate que são altamente fibrosos.
Outra dica é que se consuma as frutas com cascas e de preferência bem lavadas, isso serve para a maçã, pera e goiaba.
O abacate além de ser fonte de fibra, também ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares e aumenta o colesterol bom.
6 – Brócolis
Além de ajudar no combate à prevenção de câncer, é uma boa opção para ingestão de fibras, o ideal é misturar com vegetais como o arroz.
7 – Milho
Este, com certeza, é um bom petisco na hora de aproveitar a praia e também para a dieta fibrosa. Porém, evite sal e manteiga.
8 – Alcachofra
Além de ser uma boa para dieta fibrosa, a alcachofra também ajuda a melhorar a saúde do fígado.
9 – Soja
Ajuda não só nas fibras, mas também a diminuir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom.
10 – Abóbora
Falando sobre a abóbora, ela tem vitamina A, C e E, potássio e, é claro, fibras.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Deixe uma resposta