Muitos pacientes recorrem à lipoaspiração para tonificar o corpo, definindo melhor seus contornos. No entanto, algumas dicas devem ser seguidas para preservar os resultados alcançados.
Os tratamentos estéticos permitem conquistar o corpo dos sonhos, sem gordurinhas aparentes. Às vezes, mesmo depois de emagrecer e ganhar massa muscular, algumas pessoas apresentam regiões com acúmulo de gordura.
Lipoaspiração
O procedimento consiste em diminuir a quantidade de tecido adiposo, primeiro quebrando as células de gordura em tamanhos menores para que, depois, possam ser sugados pelo aparelho e absorvidos pelo sistema linfático.
Dessa maneira, pode-se reduzir a concentração de tecido adiposo em áreas do corpo, como parte interna da coxa, abaixo do umbigo, culote… Regiões que dificultam a eliminação total de gordura, mesmo com alimentação equilibrada e rotina de exercícios.
Menos agressiva que uma cirurgia, a lipoaspiração requer um ambiente equipado com aparelhos para reverter qualquer intercorrência que possa surgir, mesmo com os baixos riscos. Por isso, pode ser realizada em clínicas, dispensando a necessidade de hospital ou anestesia geral.
Pequenas incisões são realizadas na pele para introduzir a cânula de lipoaspiração (um cano fino) que, ao realizar movimentos de zigue-zague, parte a gordura, sugando-as. Esse processo acontece entre a camada de pele e o tecido adiposo sobre os órgãos.


Ganho de peso
É importante entender que a lipoaspiração apenas modela o corpo, e não promove o emagrecimento. E, uma vez removidas, as células de gordura diminuem na região, porém aquelas que permanecem no local podem ganhar volume, caso o paciente descuide de seus hábitos.
Por isso, deve-se manter uma rotina regular de exercícios físicos e uma dieta equilibrada, após o procedimento estético. A ideia é ingerir apenas a quantidade de calorias ideal de acordo com os gastos da pessoa, se consumir mais do que gasta, haverá aumento de peso.
Como a lipoaspiração retira parte das células de gordura, mesmo com o ganho de peso, a região apresentará uma resistência maior de ganho de gordura quando comparada a outro local do corpo.
Isso não deve servir de incentivo para que o indivíduo descuide de sua alimentação ou abuse da ingestão de calorias. Deve-se manter em mente, que procedimentos estéticos como a lipoaspiração modelam os contornos do corpo, preservando a estrutura conquistada.
Dicas para manter os resultados
Algumas atitudes ajudam a conquistar e garantir bons resultados da lipoaspiração, por isso devem ser levadas em considerações por aqueles que pensam em passar pelo procedimento ou já o fizeram:
- Seguir as orientações do especialista após o procedimento, como repouso, alimentação, limpeza do local, uso de medicamentos ou roupas protetoras;
- Reeducação alimentar, nada em excesso, tudo em equilíbrio com a rotina do paciente, aqui vale fracionar as refeições em quantidades menores ao longo do dia;
- Praticar atividades físicas;
- Manter-se hidratado;
- Fazer drenagem linfática para ajudar a eliminar a gordura e reduzir o inchaço.
Assim, a lipoaspiração é uma ótima aliada para modelar nosso corpo, eliminando o acúmulo de gordura indesejado, porém o procedimento por si só não é capaz de moldar a silhueta, nem mantê-la sem o esforço contínuo do paciente.
Como qualquer procedimento estético, a lipoaspiração jamais deve ser feita por alguém sem a capacitação adequada, por isso pesquise por profissionais habilitados com certificações em cirurgia plástica.
Deixe uma resposta