O Google é a maior fonte de tráfego do planeta e, disso, ninguém discute. São mais de 100 bilhões de buscas mensais na plataforma, o que faz com que ele seja imprescindível na estratégia de marketing de todas as empresas e profissionais liberais, independentemente da área ou tamanho. No entanto, é preciso saber como investir em SEO do jeito certo para não gastar dinheiro à toa e, ainda assim, ter os melhores resultados com o buscador.
Isso porque existem mutias coisas que se fala que são eficazes para melhor o posicionamento de um site no Google e que, de fato, não são verdade. Ao mesmo tempo, existe muita coisa negligenciada que deveria ser o foco da sua página, mas que muitos “especialistas” não se atentam. Por isso, é vital entender como investir em SEO do jeito certo para ter os melhores resultados.
E aí, quer aprender como investir em SEO do jeito certo? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção com algumas dicas dadas pela melhor agência de SEO do Brasil!
Como investir em SEO do jeito certo: 5 estratégias que realmente funciona
1. Otimize o código do seu site
Um dos principais investimentos em SEO é na otimização do código do seu site. Isso porque existem muitos recursos, erros e hábitos ruins que podem consumir um tempo de processamento considerável e, na prática, isso pode prejudicar o seu posicionamento no Google.
A lógica é a seguinte: o buscador considera alguns pontos específicos para determinar quem fica em primeiro lugar nos resultados de buscas. Isso é feito levando em conta 200 fatores, divididos majoritariamente em 3 grandes grupos. Um desses grupos é a experiência do usuário, que considera elementos como o tempo de carregamento do site, o seu funcionamento adequado e por aí vai.
O código da página, especialmente em sites antigos que são constantemente atualizados e mexidos, pode atrapalhar bastante o posicionamento do domínio no Google. As consequências disso podem ser muito sérias. Em muitos casos, ajustar o código do site é a diferença entre tê-lo na primeira página ou não.


2. Crie autoridade online
Um dos 3 grandes grupos de fatores considerados pelo Google para posicionar algum site nos resultados de buscas é a experiência do usuário, como já vimos. Outro dos fatores é a autoridade online. Ou seja, o Google quer saber quem é você e se outras páginas respeitam o seu conteúdo.
Por isso, é vital investir em uma etratégia de link building para o seu domínio crescer de maneira mais rápida e considerável no tráfego orgânico. Parece exagero, mas não é: um domínio recente pode levar muitos anos para começar a ranquear de maneira orgânica no Google sem uma estratégia dessas.
Portanto, investir em estratégias de link building faz toda a diferença para o seu site e para o seu SEO. Todo dinheiro investido nessa campanha é bem gasto e trará um retorno significativo no futuro.
3. Invista em experiência do usuário
Como já mencionado, a experiência do usuário é vital para um bom posicionamento de SEO. Isso porque o conteúdo, por melhor que seja, costuma ser muito parecido entre todos os sites. Já a autoridade leva tempo para construir. O que realmente pode ser o fator de aceleração do seu posicionamento é a experiência do usuário.
Isso inclui elementos como:
- estabilidade do servidor;
- velocidade de carregamento;
- facilidade para achar a informação desejada;
- elementos que prendem a atenção do usuário, como vídeos e gifs.
4. Otimize o Core Web Vitals
Recentemente, uma nova atualização do Google introduziu os Core Web Vitals para o algoritmo que classifica os sites e estabelece quais aparecerão com mais ou menos destaque nos resultados de busca.
Os Core Web Vitals são 3 métricas que contribuem para a experiência do usuário, inserindo o tempo de carregamento do maior objeto da página, a estabilidade visual do site e a interatividade no site.
Com base nessas 3 métricas, o Google consegue ter uma noção um pouco melhor do desempenho do site e da experiência que ele proporciona ao usuário. Por isso, acompanhe essas 3 métricas e melhore-as para sair na frente dos seus concorrentes.
5. Faça testes para melhorar o seu CTR
Por fim, um elemento muito ignorado pelos gestores de SEO é o CTR dos seus SEO Titles (os títulos que aparecem apenas nos resultados de busca do Google). O CTR é uma métrica que mede a taxa de clique de cada título (ou seja, a porcentagem de pessoas que viu e clicou naquele conteúdo). Quanto maior o CTR, melhor o posicionamento. Por isso, faça testes para otimizar a sua métrica sempre que possível.
Agora que você já entendeu como investir em SEO do jeito certo com essas 5 estratégias que realmente trazem resultados para o seu site, é hora de colocar a mão na massa com um planejamento adequado para otimizar a sua página para as regras do buscador. Assim, você se posicionará melhor nos resultados de busca do Google e terá mais acessos para a sua estratégia.
Gostou de aprender como investir em SEO do jeito certo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!
Deixe uma resposta