Como iniciar uma carreira no marketing digital

Tempo de leitura: 11 min

Escrito por Carlos Meira

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Você deseja uma carreira em um setor de alto crescimento, no qual profissionais qualificados e indivíduos dedicados com vontade de aprender são ambos em alta demanda?

Uma carreira em um setor que valoriza diversos conjuntos de habilidades, de criativos e analistas a matemáticos e técnicos ?

Uma carreira que poderia lhe proporcionar a escolha de funções internas ou de agência, mas também se presta a trabalho remoto e freelancer ?

Então, o marketing digital pode ser o seu caminho. Clique Aqui e saiba mais sobre o ramo.

O Bureau of Labor Statistics prevê um crescimento de 8% para publicidade, promoções e cargos de gerente de marketing entre 2018-2028 e, pelo que tenho visto, isso provavelmente é inferior. O salário médio para essas posições está listado em $ 135.900 por ano, ou $ 65,34 por hora.

Atualmente, existem mais de 36.000 listas de empregos individuais no Even para a palavra-chave “ marketing digital ”.

E entre 2018 e 2023, espera-se que os diretores de marketing gastem quase US $ 150 bilhões em marketing digital . Com tanto dinheiro em jogo, não é de se admirar que o talento digital esteja em alta demanda. 

Sob o termo guarda-chuva de marketing digital, você pode escolher se especializar em marketing de conteúdo , marketing de desempenho , otimização de mecanismo de pesquisa (SEO), marketing de mídia social (SMM), marketing por e- mail , pagamento por clique , análise de dados ou muitos outros.

E aqui está a melhor parte: ao contrário de muitos setores, você não precisa de nenhuma qualificação formal para começar (embora isso certamente não o prejudique). Conhecimento, talento e motivação para aprender são valorizados pela maioria dos empregadores muito mais do que credenciais acadêmicas. Os resultados importam mais do que um pedaço de papel .

Na verdade, até recentemente, você teria dificuldade em encontrar qualquer qualificação profissional voltada exclusivamente para o digital. Mesmo agora, eles são muito poucos quando comparados a outras indústrias e profissões.

Embora um diploma possa ser bom se você quiser seguir esse caminho (o Search Engine Journal criou uma grande lista de alguns dos melhores programas on-line e no campus disponíveis), não é de forma alguma necessário. Eu, como muitas pessoas neste setor, cheguei onde estou por pura determinação e trabalho duro.

Você sempre pode conferir alguns dos programas e cursos de treinamento online gratuitos, como a certificação de marketing de conteúdo da Hubspot , ou o Curso de treinamento de SEO da Moz , ou a Academia de anúncios do Google para obter uma vantagem sobre as grandes ideias. Para treinamento em mídia social, confira os cursos de treinamento sob demanda gratuitos do consultor de marketing digital Eric Schwartzman, e o Facebook também tem uma tonelada de qualificações para ajudar os profissionais de marketing a se familiarizarem com suas várias propriedades digitais. Os pequenos emblemas e ícones que você ganha após concluir esses vários cursos podem ser adicionados ao seu site ou portfólio. Isso o ajudará a se destacar na multidão.

Quer seguir meus passos? Aqui está o roteiro.

Leia tudo

Uma das minhas coisas favoritas sobre esse setor é o quão abertos todos nós somos sobre o compartilhamento de conhecimento e experiência.

Antes de entrar no marketing digital, trabalhei para empresas que tratavam a concorrência como rivais reais. Sempre me senti muito mesquinho e mesquinho. Realmente não funcionou para mim ou se encaixou em quem eu sou como pessoa.

Felizmente, essa é raramente a vibe que recebo na indústria digital.

É um ambiente muito aberto e confiável. O sentimento é muito de “estarmos todos juntos”. Grandes nomes e marcas frequentemente colaboram juntos, postam comentários nos blogs uns dos outros e geralmente compartilham com qualquer pessoa disposta a ouvir sempre que descobrem ou revelam alguma nova abordagem ou hack. Todos têm acesso a pilhas de dados e estão constantemente testando coisas novas – como este teste de marketing digital – e estão sempre dispostos a compartilhar os resultados.

Eu amo isso.

Também adoro que isso resulte em um fluxo aparentemente infinito de informações para aprendermos e consumirmos.

Então, o que isso significa para você? O primeiro passo para conseguir uma carreira em marketing digital é muito simples: leia o máximo que puder.

Procure obter uma compreensão ampla do setor como um todo. Isso deve incluir (mas não está limitado a):

  • SEO
  • PPC
  • SMM (marketing de mídia social)
  • SEM (marketing de busca)
  • Marketing de conteúdo
  • Mídia social
  • Escrevendo para a web
  • Marketing de email
  • Hacking de crescimento
  • Pesquisa por voz
  • O funil de marketing
  • CRO (otimização da taxa de conversão)
  • Análise da web
  • Teste A / B e multivariado
  • Marketing afiliado
  • Inteligência artificial
  • Marketing de referência
  • Realidade aumentada
  • Marketing móvel
  • Automação
  • Marketing de aplicativos

Mas onde você pode encontrar conteúdo que valha a pena ler?

Meus dois principais sites de acesso são Medium e GrowthHackers . Ambos são comunidades projetadas para ajudar a compartilhar e promover conteúdo digital, e ambos utilizam sistemas de votação para ajudar o melhor conteúdo a obter mais visibilidade (embora isso não signifique que um ótimo conteúdo não possa ser encontrado mais abaixo na classificação).

Conforme você se familiariza com os sites, pode notar algumas publicações ou escritores que repetidamente chamam sua atenção. Siga-os diretamente nas redes sociais e assine os feeds do blog (recomendo usar o Feedly para isso). Confira minhas 15 outras maneiras de ficar por dentro do conteúdo quente e em alta também.

Dito isso, aqui estão alguns blogs e recursos excelentes que também valem a pena serem sugados:

  • Marketing Land
  • Terra do motor de pesquisa
  • Backlinko
  • MarketingProfs
  • ConversionXL
  • Mesa Redonda do Motor de Pesquisa
  • Moz
  • Instituto de Marketing de Conteúdo
  • Moz Academy
  • Ahrefs
  • Jornal do motor de busca
  • Destilado
  • WordStream
  • Econsultancy
  • Neil Patel
  • Portent
  • Examinador de mídia social
  • Copyblogger
  • Jeff Bullas
  • SEO By the Sea
  • HubSpot
  • Temi.co.uk

E alguns recursos específicos que eu recomendo fortemente adicionar à sua lista de leitura:

  • O Guia do Iniciante em Marketing Online
  • Marketing digital simplificado
  • O Guia do Iniciante para SEO
  • O Guia Definitivo para SEO em 2020
  • O Guia do Iniciante em Redes Sociais
  • Publicidade em mídia social 101: como obter o máximo de seu orçamento de publicidade
  • Guia para iniciantes em marketing de conteúdo
  • O guia avançado para marketing de conteúdo
  • O guia definitivo para Hacking de crescimento
  • Marketing de geração de leads online: um guia completo, práticas recomendadas e estratégias
  • O Guia PPC para Iniciantes
  • Guia de SEO para a criação de linkbait viral e infográficos
  • As 5 etapas do funil de marketing que você precisa conhecer
  • Nenhuma palavra desperdiçada: um guia para a criação de conteúdo focado
  • Existem apenas algumas maneiras de dimensionar o crescimento do usuário, e aqui está a lista
  • The T-Shaped Web Marketer
  • Como se tornar um especialista em SEO
  • Como turbinar suas campanhas com o maior banco de dados de SEO

De particular interesse dessa lista é a postagem em formato de T de Rand Fishkin . Nele, ele explica a importância de ter um amplo conhecimento, mas realmente aprofundar até o nível de especialista em pelo menos 1-2 deles.

É uma maneira fantástica de visualizar o profissional de marketing digital moderno.

Não importa o que você queira aprender ou ler, você encontrará muitos recursos excelentes online. Vá para o Google e pesquise “iniciante” ou “avançado” ou “guia definitivo para [tópico específico]”. Dica profissional: Clique na guia “Ferramentas” e altere “Em qualquer momento” para “Ano anterior” para ver apenas os resultados recentes e atualizados.  

O que observar em um curso online de marketing digital

Como você pode imaginar, nem todo curso de marketing digital é criado da mesma forma. É necessário investir muito tempo e até dinheiro para fazer um curso. Isso sem falar no custo de oportunidade. 

Com tantas coisas em jogo em sua carreira de marketing digital, você precisa saber como avaliar o treinamento em marketing digital de maneira adequada. Aqui estão as métricas mais importantes a serem consideradas antes de mergulhar:

1. Entenda suas necessidades

Em primeiro lugar, saiba o que você procura em um curso online. Isso vai esclarecer seu pensamento e tornar seu doutorado mais inteligente e rápido. Comece com uma lista:

Por que você está aprendendo marketing digital em primeiro lugar?

Você está apenas expandindo suas habilidades atuais ou procurando fazer uma carreira inteiramente nova?

Você quer conhecimento geral (para uma função gerencial) ou quer se aprofundar em um conjunto de habilidades?

2. Conheça o seu estilo de aprendizagem

Todo mundo aprende de forma diferente. E em termos de cursos de marketing digital, existem dois estilos principais de aprendizagem: ministrado por instrutor ou autodidata.

Para ver qual estilo é o certo para você, pergunte-se como você aprendeu melhor na escola. Você gostou do ambiente de aula? Ou você era o tipo de aluno que sai e estuda em seu próprio espaço e tempo?

3. Avalie a experiência do criador do curso

SEO, mídia social e e-mail são apenas alguns exemplos das áreas de marketing digital. E se vale a pena aprender com o seu instrutor, ele deve ter resultados reais no campo em que está ensinando.

Se o provedor do curso for conhecido em sua área, mencionado em blogs e retuitado de forma consistente, há uma chance maior de que ele saiba do que está falando.

4. Procure o aplicativo do mundo real

O curso foi elaborado para dar a você projetos reais para trabalhar? Ou é apenas uma teoria de nível superior? 

Não há nada de errado em aprender a teoria e o básico. Mas um bom curso deve envolver projetos práticos nos quais você coloque o conhecimento em prática.

5. Pergunte sobre conexões de carreira

Alguns cursos simplesmente terminam e desejam “boa sorte” em sua jornada como profissional de marketing digital. Mas pode ser difícil entrar no setor sem uma mão amiga. Priorize cursos que a) ajudem pessoalmente você a ser colocado em sua nova função ou b) pelo menos forneçam uma estrutura para conseguir seu primeiro emprego.

5 características de um bom profissional de marketing digital

O que é um bom profissional de marketing digital? Acontece que existem cinco características principais que os profissionais de marketing digital de sucesso possuem. Quantos desses cinco você tem?

1. Self Starter

Os profissionais de marketing digital não nascem, eles são feitos. E embora aprender com outros especialistas acompanhe rapidamente o seu sucesso, cabe a você fazer o trabalho. Quer você seja contratado em uma agência, abra sua própria empresa ou freelance, a dinâmica é a mesma: você precisa trabalhar muito.

Haverá muitos momentos na carreira de um profissional de marketing digital em que você ficará preso tentando resolver um problema difícil. Você não consegue fazer a análise funcionar bem, você não sabe por onde começar em uma postagem de blog, etc. Ser um self-starter irá percorrer um longo caminho neste campo.

2. Curioso

Não seria ótimo se você pudesse aprender algumas habilidades essenciais e nunca mais pegar outro livro ou curso? Bem, se isso fosse possível no marketing digital, cada um de nós seria um milionário instantâneo trabalhando 2 horas por semana.

Mas a realidade é que não funciona assim. As pessoas mais bem-sucedidas em marketing que conheço passam horas todas as semanas aprendendo coisas novas. Claro, a ética de trabalho tem algo a ver com isso. Mas a curiosidade é a força motriz.

3. Não tenho medo de tecnologia e dados

Desculpe se isso foi uma surpresa, mas se palavras como CLV, planilhas, CTR, teste A / B e CRM assustam você … é aconselhável procurar outra carreira. Porque, quer você esteja em design, gerenciamento, redação ou análise, esses serão conceitos eternos.

Por outro lado, se você adora aprender novas tecnologias e aplicá-las para aumentar as conversões, você está no lugar certo. Você não precisa estar no mesmo nível de um desenvolvedor de software, mas a disposição para abraçar dados e software é uma obrigação no campo DM.

4. Você pode desaprender os maus hábitos

É quase chocante quando você percebe como o marketing do mundo real é diferente do mundo acadêmico. As instituições de ensino superior priorizam a teoria sobre a aplicação.

E quando se trata de escrever? Esqueça isso. Você precisará desaprender todos os maus hábitos que aprendeu na faculdade, como: aderir a todas as regras gramaticais antiquadas, tornar o conteúdo prolixo e longo em vez de conciso e claro e usar palavras grandes em vez de palavras simples.

O conteúdo de marketing digital joga em um jogo diferente do conteúdo acadêmico: ele deve levar as pessoas a agirem . E a avaliação subjetiva do professor não é a métrica: as conversões são.

5. Disposto a investir em você mesmo

Uma das coisas incríveis sobre marketing online é que você pode aprender muito sem gastar um centavo. Blogs, livros, vídeos e cursos são infinitos. 

Mas não se engane: quanto mais você subir na escada do marketing digital, mais será necessário investir dinheiro em seu progresso. Os professores experientes muitas vezes reservam seus melhores segredos para clientes pagantes que estão realmente comprometidos com o aprendizado.

E além de investir financeiramente, você precisa se preparar para investir muito tempo. O marketing está evoluindo mais rápido do que nunca. Se você não dedicar tempo para melhorar, não ficará apenas parado – ficará para trás.

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