Como higienizar as mãos corretamente depois de brincar com o seu pet

Tempo de leitura: 3 min

em março 21, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.
Como higienizar as mãos corretamente depois de brincar com o seu pet

Cuidados com a higiene podem evitar alergias e outros problemas de saúde; entenda a importância e veja dicas para manter a casa limpa mesmo com pets

Ninguém resiste a uma brincadeira com os bichinhos de estimação. Mas sabia que a higienização das mãos é um passo importante depois desse momento de diversão?

Por fazerem parte da família e do dia a dia da casa, muita gente acaba esquecendo de lavar as mãos depois de brincar com os pets. Entretanto, isso pode resultar em alguns problemas de saúde.

Assim, higienizar as mãos com água, sabonete líquido e até mesmo desinfetante é primordial para manter a saúde de toda a família em dia. Veja quais problemas o hábito pode acarretar e como fazer a higienização correta!

Porque higienizar as mãos depois de brincar com o pet

Higienizar as mãos é algo mais importante do que muita gente pensa: pode evitar inúmeras doenças virais, alergias, infecções e muito mais. Por que, então, isso seria diferente no caso dos pets?

Como eles estão acompanhando o dia a dia, muita gente esquece ou não vê tanta importância em lavar as mãos após brincar com cachorros ou gatos, já que eles estão dentro de casa, um ambiente mais seguro. Entretanto, a higienização é indicada para evitar problemas de saúde, principalmente os relacionados a alergias e infecções virais. 

Cachorros, por exemplo, ao passear do lado externo, acabam tendo contato com outros pets, brincando no chão, encostando em grama, terra e outras superfícies. Ao voltarem para casa, acabam trazendo resquícios dos micro-organismos em seu pelo, que, por sua vez, causam alergias e até infecções virais nas pessoas que não higienizam as mãos após brincar com eles. 

Além dos resquícios do mundo externo, o próprio pelo dos pets podem causar problemas dentro de casa. A alergia a pelos, caspa e saliva de animais é bastante comum. Assim, quando alguém brinca com eles e não lava as mãos, faz com que a alergia se manifeste em si próprio ou em outro membro da família. 

Atenção com as crianças

Quem tem crianças em casa precisa de atenção redobrada com a higienização das mãos após contato com os pets. Isso porque, durante a infância, o sistema imunológico ainda está em formação, tornando-os mais suscetíveis a doenças e, caso a criança seja alérgica, a crises. 

Entretanto, isso não quer dizer que as crianças não podem ter contato com o pet. O contrário: é interessante que elas interajam com animais para que o próprio sistema imunológico crie resistências que serão muito úteis na vida adulta.

Mesmo assim, vale ficar alerta: casos de alergias constantes ou ataques de asma e bronquite podem indicar alergia severa ao pelo do animal, exigindo ainda mais cuidados. 

Como higienizar as mãos corretamente

A higienização das mãos precisa ser feita logo após o contato com o pet, evitando levar sujeiras, vírus e pelos para outros cômodos da casa. A melhor maneira de limpar é a clássica, que nunca falha: água e sabão!

  • Lave as mãos com água e sabão, limpando toda a região da palma, dorso e pulso. Depois, limpe a região entre os dedos e as unhas. Faça os movimentos por cerca de 1 minuto para garantir a limpeza completa.
  • Depois de lavar a mão, também é indicado passar álcool 70% para desinfecção, também por conta da pandemia de coronavírus.
  • Para evitar ressecamento das mãos, opte por sabonetes específicos para a região e evite usar produtos muito abrasivos, como detergente ou sabão em pó, que também podem causar alergia. 
  • É indicado fazer a higienização sempre que brincar ou interagir com o pet. 

Cuidados com o pet

Além dos cuidados com a higienização das pessoas, os pets também merecem atenção especial. Assim, levam menos resíduos para dentro de casa, o que diminui as chances de problemas com sujeira ou com a saúde. Algumas coisas que podem ajudar são:

  • limpar a patinha de seu pet toda vez que voltar da rua com sabonete neutro ou específico para ele, caso tenha as patas ressecadas; 
  • dar banho com frequência para evitar problemas de pele, como caspa, seborreia e queda excessiva de pelos; 
  • escovar o pelo diariamente ou a cada 2 dias para evitar queda excessiva. 
100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.