Como é a profissão de um agente de trânsito?

Tempo de leitura: 4 min

em novembro 21, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.
Como é a profissão de um agente de trânsito?

Saiba tudo sobre esse profissional que faz a diferença na fiscalização do trânsito brasileiro

A retomada dos concursos públicos no Brasil está fervendo com a abertura de cada vez mais novos editais para concorrer em 2021. Se você é um iniciante nesse universo, talvez fique um pouco confuso a respeito de algumas carreiras e certames.

Um edital que tem atraído a atenção de muitos estudantes é o do concurso Detran DF, que tem previsão para ser liberado ainda em 2021, e uma das principais carreiras cotadas nesse órgão pelos concurseiros é a de agente de trânsito.

É por isso que, neste artigo de hoje, vamos contar um pouco mais sobre as funções desse servidor para que você fique bem antenado, antes que a publicação do edital seja anunciada. Tudo que você precisa saber está logo abaixo.

Como é o dia a dia de trabalho do agente de trânsito?

A atividade-fim de um agente de trânsito é muito conhecida por todos os brasileiros: coordenar, controlar, avaliar e executar ações referentes ao policiamento e fiscalização do fluxo de veículos nas vias dentro do seu território de atuação, sendo autorizado a autuar motoristas em casos de infrações no trânsito. 

Mas essa carreira não se restringe apenas a essa atribuição. Os agentes de trânsito também são responsáveis por trabalhar na vistoria veicular, na preservação dos locais de acidente, em depósitos de veículos apreendidos e até mesmo na orientação da comunidade a respeito da interpretação das leis de trânsito. 

Qual a faixa salarial da carreira de agente de trânsito?

A remuneração é um dos pontos primordiais que um concurseiro deve considerar em um edital. Para te oferecer um panorama acerca do salário de um agente de trânsito, consideramos as tabelas mais recentes do subsídio desse cargo no Detran DF, acessadas no Portal da Transparência.

De acordo com os dados coletados, a remuneração inicial do cargo é, em média, de R$ 6.792,50 (seis mil, setecentos e noventa e dois reais e cinquenta centavos), podendo chegar ao valor de R$ 9.091,84 (nove mil e noventa e um reais e oitenta e quatro centavos) no final da carreira.

Como é a profissão de um agente de trânsito
Como é a profissão de um agente de trânsito

Como se tornar um agente de trânsito?

Os agentes de trânsito são servidores públicos, então estão diretamente vinculados a algum órgão governamental. Para ingressar nesta carreira, é preciso ser aprovado no concurso público ou no processo seletivo simplificado desse órgão em questão.

Além disso, eles precisam atender a outros determinados critérios, como ter 18 ou mais anos no ato da posse, possuir diploma de Ensino Superior completo em qualquer área de formação, ter aptidão física e mental para as atribuições, entre outros requisitos que podem ser encontrados facilmente em editais anteriores.

O que estudar para os concursos de agente de trânsito?

Geralmente, a seleção de agentes de trânsito é composta por cinco etapas de caráter eliminatório, sendo as mais comuns: prova objetiva e discursiva, teste de aptidão física, avaliação psicológica, investigação social e curso de formação profissional. Essas fases podem variar conforme o órgão do edital.

A seguir, trazemos detalhes sobre cada uma dessas etapas para que você entenda com exatidão todo o processo de um candidato até a aprovação em um cargo de agente de trânsito. Confira:

1. Prova Objetiva e Discursiva

As provas objetivas costumam ter entre 50 e 60 questões, sendo cobradas as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Atualidades, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Administrativo, Direito Processual Penal, Microinformática, Conhecimentos Específicos, além de legislações do órgão e do território de atuação.

No caso da prova discursiva, é comum que o candidato tenha que redigir um texto dissertativo e/ou descritivo, de até 30 linhas, sobre algum tema sugerido pela banca examinadora com base nas informações do edital.  

2. Teste de Aptidão Física

Para medir o condicionamento dos concorrentes, o teste de aptidão física (TAF) geralmente possui quatro atividades que devem ser realizadas pelos participantes: teste de barra fixa, flexão, corrida de ir e vir (Shuttle Run) e teste de corrida de 12 minutos.

3. Avaliação Psicológica

Com a aplicação e a utilização de instrumentos psicológicos, essa etapa serve para avaliar o perfil do candidato dentro da aptidão mental necessária ao bom desempenho do cargo, sendo observadas as características de personalidade, as habilidades específicas e os tipos de raciocínio alcançados. 

4. Investigação Social

A investigação social nada mais é que uma etapa para observar a idoneidade moral dos participantes, avaliando assim se o candidato é considerado recomendado ou não-recomendado para assumir a carreira. 

5. Curso de Formação Profissional

O candidato passa a ter aulas específicas sobre o cumprimento da função. Ao final, ele também passará por um exame para garantir que essa aprendizagem foi efetiva, tendo que obter nota média para ser aprovado e assumir o cargo.

Existem editais abertos para agente de trânsito no momento?

No momento, nenhum Detran estadual está com vagas abertas para a função específica de agente de trânsito. Mas, como afirmamos anteriormente, existe muita probabilidade que alguns desses órgãos, como o do Distrito Federal, ainda publiquem editais com vagas imediatas para 2021.

Então, se você deseja ser um agente de trânsito, não deixe para estudar na última hora! Comece agora a se planejar com cursos online para alcançar a aprovação!

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.