Como as cores influenciam no marketing do seu negócio

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Carlos Meira

A psicologia das cores é estudada há muito tempo e a forma que o cérebro humano as identifica é muito importante para as vendas, por isso, vamos entender como as cores influenciam no marketing do seu negócio.

Vemos, todos os dias, a atuação das cores nas propagandas, na arquitetura, no design, entre outros.

No marketing, cada detalhe conta, então as cores que são usadas para anunciar algum produto fazem toda a diferença no estímulo da compra dos consumidores.

Vamos falar mais sobre como as cores influenciam no marketing do seu negócio, neste artigo e entender porque isso acontece.

O que é psicologia das cores?

Essa psicologia é muito importante para entendermos como as cores influenciam no marketing do seu negócio, já que esses estudos buscam a compreensão do comportamento humano em relação a esses fatores.

Os estudos analisam quais as sensações que cada cor causa nas pessoas e quais as emoções que são criadas ao observarmos certos tons associados a produtos.

Como aplicar as cores no marketing

Mesmo que saibamos o quão importantes são as cores para o marketing, é comum encontrarmos elas junto a um design de baixa prioridade.

Pesquisas apontam que a maioria dos consumidores consideram a aparência como principal fator de compra, portanto, a cor representa quase a totalidade das razões pelas quais escolhemos um produto.

Por isso, negligenciar a psicologia das cores em nosso negócio é uma das formas de não obtermos sucesso, já que, devemos criar logos pensando nos tons que serão misturados para agradar os clientes.

Existem sentimentos que são associados às cores, por isso é comum ver promoções em sempre marcadas em vermelho com fundo amarelo, por exemplo.

A união dessas cores sempre fortes faz com que as pessoas associam os produtos ao preço reduzido, aumentando, assim, o consumo desses alimentos.

Como as cores influenciam no marketing do seu negócio por meio de imagens?

Alguns sites especializados em psicologia das cores podem nos ajudar a fazer a escolha de cores harmônicas para nossos projetos, mas vale mais essa dica: combine cores que se complementam para destacar produtos.

Por exemplo, amarelo e vermelho se complementam, então são usados para indicar ofertas em supermercados.

Então, a união dessas cores em uma imagem é associada a preços baixos, mesmo que a logo seja criada com essas cores, como é o caso da rede de fast food McDonald’s.

Fator emocional das cores no marketing

Já foi comprovado que em qualquer empresa, seja na fabrica D’Marco, seja na rede Carrefour, seja na Quitanda do Seu Zé, as cores influenciam na escolha das pessoas, mas vamos falar mais sobre algumas delas e porque elas têm influência em nossas escolhas.

Azul

Essa cor está presente em um terço dos produtos mais valiosos do mundo, de acordo com a Forbes.

Essa cor passa uma sensação de calma, responsabilidade e segurança para as pessoas.

Por isso, o azul destaca-se por contrariar as cores quentes e é usado por empresas que são mais formais.

Ou seja, vemos ela mais presente em escritórios de advocacia, consultórios médicos e escritórios de contabilidade.

Por curiosidade, o Facebook não adotou essa cor pensando nisso, mas poderia ter sido já que é uma das maiores empresas do mundo.

Vermelho

Depois do azul, a cor mais usada é o vermelho, já que essa cor forte desperta uma sensação de urgência e aguça os sentidos relacionados à fome.

Por isso, sempre vemos essa cor associada a marcas de alimentos, sobretudo em fast foods.

Dá pra saber como as cores influenciam no marketing do seu negócio só de reparar que o vermelho está sempre destacado em qualquer ambiente.

Pois, costumamos encontrar até mesmo empresas automotivas que buscam se destacar usando essa cor em sua identidade visual.

A Ferrari e o McDonald ‘s são duas marcas que abusam do poder do vermelho em suas marcas e qualquer consumidor consegue associar a cor aos produtos oferecidos por essas empresas.

Preto, cinza e branco

Outras cores influenciam no marketing do seu negócio como o preto, o cinza e o branco.

Essas opções são associadas ao luxo e ao minimalismo, pois, as empresas que usam essas cores apostam na simplicidade que elas oferecem, apesar de que os produtos que utilizam essas cores são marcas muito valiosas como Prada, Zara e Chanel.

Além disso, na indústria automotiva está associado a marcas de luxo como Mercedes e Apple.

Fator cultural das cores

As cores são muito importantes no marketing, mas elas também são muito importantes nas questões culturais de uma sociedade, por exemplo.

As cores influenciam muito nas religiões e nas políticas de alguns países, como o vermelho que é associado ao comunismo e o branco que simboliza a paz no Cristianismo, por exemplo.

Então, chegamos à conclusão de como as cores influenciam no marketing do seu negócio, mas agora sabemos que elas são ainda mais importantes na vida humana, já que estão ligadas a toda cultura mundial.

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