Nem sempre é fácil fazer seu cachorro socializar com outros pets tranquilamente. Mas algumas dicas podem ajudar. Confira.
Quem é tutor de um cãozinho sabe que nem sempre é fácil socializá-lo com outros pets, apesar de ser muito importante para que ele tenha uma vida mais equilibrada. Seja na rua ou com a chegada de outro animalzinho em casa, essa interação é muito benéfica para os animais e deve ser feita com atenção aos detalhes.
Para evitar brigas entre eles, algumas dicas de socialização são importantes e fazem parte dos cuidados pet. Elas visam garantir que seu cão fique à vontade e não tenha medo de perder seu tutor ou território para outro pet.
Confira 6 dicas para que seu cachorro possa socializar com outros de maneira mais tranquila.


#1- Para um primeiro contato, busque um território neutro
Em casa, seu cãozinho pode ter mais dificuldade de socializar com um novo pet por ali ser o seu território. Ele pode se mostrar mais agressivo, tentando proteger “sua área”, por isso, não fará amizade tão facilmente com um pet ainda desconhecido.
Dê preferência para apresentar seu cão a outro amiguinho fora de casa, como em um parque, por exemplo. Assim, ele ficará mais à vontade e a chances de sair uma briga são menores.
#2- Dê carinho
É importante que seu cachorro associe a presença de outro pet com coisas boas. Por isso, quando for apresentá-lo a outros animais, faça carinho nele durante esse momento. Até mesmo intensifique o carinho quando outro animalzinho estiver por perto. Assim, ele vai entender que a vida fica melhor com outro pet por perto.
#3- Não force a aproximação
Nem sempre a amizade entre dois pets vai surgir logo de cara, então é importante que os tutores tenham paciência. Vá aos poucos e observe a situação, porque se eles acabarem brigando, pode ser mais difícil separar.
#4- Cuidado com as brigas
Comida e brinquedos podem ser motivos de disputa entre dois cães, por isso, cuidado com esse detalhe quando for apresentar seu pet a outro. Melhor evitar esses elementos em uma primeira aproximação para não ter chance de sair brigas entre eles.
#5- Continue dando atenção
Quando um novo amiguinho pet chegar perto do seu cão, continue dando a ele atenção e até faça mais festa com seu dog para que ele se sinta seguro, e não perca a alegria de ganhar um carinho seu por ter outro pet na área.
Se você para de dar carinho para o seu cão quando outro chega, isso mostra que o carinho acaba quando tem outro pet por perto, o que não é legal para o processo de socialização.
#6- Acostume seu pet com barulhos e pessoas diferentes
Para o seu cãozinho socializar muito bem e ser um animal dócil, ele precisa sentir-se livre e ter intimidade com diferentes situações e sons. Desde que você leva seu cão para casa, comece a acostumá-lo com sons diferentes, como barulho de moto, crianças e até mesmo chuva e raios. Você pode fazer isso em casa mesmo, apresentando-lhe sons de vídeos on-line para que ele se acostume.
Apresentá-lo a diferentes pessoas e outros animais com frequência vai deixá-lo mais à vontade para situações fora da rotina e o fará ser um animal sem medo de tudo e muito mais sociável.
Se você for adotar um novo animalzinho para a casa, é importante que os pets tenham suas coisas separadas, como potes de água e de ração e o tapetinho higiênico, por exemplo. A individualidade dos animais precisa ser respeitada. Em caso de dificuldade de socialização entre os novos membros da família, vale a pena investir em difusores de feromônios sintéticos para o ambiente, que vão facilitar a tarefa de acostumar dois cachorros juntos.
Seu cão precisa de confiança e não apenas ordens. Tenha paciência com ele e insista no processo de socialização, mesmo que os resultados não tenham sido do jeito que você esperava na primeira tentativa. Carinho, petiscos e muita atenção é o que ele precisa para se socializar com mais facilidade.
Deixe uma resposta