Aprenda como abrir uma serralheria em 2021 com esse passo a passo prático para evitar problemas
Confira como abrir uma serralheria especializada e lucrar com isso. Ligado a evolução das construtoras, principalmente nas grandes cidades do país, está o desenvolvimento de empresa de materiais de construção.
Abrir uma serralheria, portanto, pode ser bom negócio para começar sua carreira de empreender. Isso pois se trata de um tipo de mercado específico, além de te dar a chance de atuar focado em micro mercados.
Tipo De Cliente De Uma Serralheria
O trabalho de uma serralheria ocorre por encomenda. Desse modo, você somente irá produzir o produto quando tiver um pedido por ele.
O seu mercado consumidor pode ser tanto pessoas físicas, que precisam de estruturas para casas, quando empresas da construção civil – que, em geral, acabam virando parceiros, sempre contratando seu serviço nas construções com as quais você trabalha, e contrapartida, usufruindo de alguns benefícios, principalmente em relação a valores e formas de pagamento.
Produtos De Uma Serralheria
O intrigante é que tem um grande leque de alternativas, quando se trata de mercadorias. Você consegue construir portas (de abrir, de correr, portões etc), janelas, escadas, corrimãos, grades, sacadas, esquadrias, cadeados, basculantes, guarnições e fechaduras, e vários outros tipos de estruturas metálicas.
Hoje em dia, existe ainda empresas que acabam fabricando artigos além do que as serralherias normalmente disponibilizam – uma forma de distinguir-se como negócio: artigos de decoração em geral, luminárias, e até mesmo móveis de alumínio ou ferro, além da produção de outros utensílios, como luvas, joelhos, conexões e outros artefatos para encanamentos confeccionados, que vão da imaginação de cada serralheiro.
Cada mercadoria diferente que você disponibiliza é um ponto positivo para sua empresa. Mas não pense que o segredo para o sucesso é ir gerando itens sem pensar. Por inovador ou melhor que seja a mercadoria, você só conseguirá vender se satisfazer uma necessidade ou desejo do cliente. Não se deve tentar vender o que se fabrica, mas fabricar o que se pode vender.


Personalize Seu Produto
Antes de qualquer coisa, para abrir uma serralheria, é preciso determinar o seu público-alvo. Em outros termos, para quem você vai vender esse portão? É uma loja masculina? Uma fábrica de biscoito? Após definir seu público, você montará uma janela especialmente pensada para o cliente que pretende conquistar.
E a escolha do seu público-alvo depende, principalmente, do ponto em que sua empresa irá se instalar. Tanto quando ao tipo – pessoa industrial ou física – quando ao perfil do cliente. Se você já tem um terreno, você irá vender para os clientes em potencial daquela área.
Se ainda não tem o lugar, talvez você consiga pensar em que tipo de público você deseja atender. Pense que todos são capazes de comprar, mas você terá que refletir qual dessas capacidade disponíveis melhor lhe serve.
De qualquer jeito, depois de definir o público, você vai precisar então entendê-lo de forma profunda. Desde os gostos pessoas, tipo e design das mercadorias, até a forma de comprar, ou seja, como e quanto esse cliente estaria determinado em gastar em mercadorias da sua empresa.
Tudo isso, para, finalmente, programar o produto a ser desenvolvidos, os fornecedores, os equipamentos, a equipe de trabalho, entre outros fatores.
Processo De Produção De Uma Serralheria
Ademais, existe uma última questão bastante importante para ressaltar sobre os artigos disponibilizados na sua serralheria.
Não adianta nada você fabricar um produto que é a cara do cliente, que combina muito com o que ele deseja, se o produto não funciona. Se a mercadoria quebrar no primeiro mês, o cliente ficará muito insatisfeito. E insatisfação é péssimo para o negócio.
É necessário equipamentos para serralheria. Se você deseja economizar, procure por equipamentos semi novos, mas atente-se, pois eles precisam estar em um bom estado.
Por isso, na hora de comprar equipamentos de qualidade, não economize – o que não quer dizer, necessariamente, que sejam caras, e de contratar uma equipe qualificada. Um designer, por exemplo, pode fazer muita diferença, se sua mercadoria for direcionada para um público de alto poder aquisitivo, com um gosto mais moderno. É um investimento que deve ser bem planejado.
Deixe uma resposta