Neste artigo vamos abordar alguns vieses sobre como o mundo da moda pode interferir dentro dos aspectos psicológicos da sociedade.
Podemos destacar que a nossa relação com a moda, especialmente sobre a maneira que vestimos é algo bidirecional. Pois, podemos definir que as nossas roupas serão a melhor expressão do que sentimos e somos, ela vai representar a nossa personalidade. Ela tem um impacto em nossa autoestima e mesmo em como nós nos comportamos dentro da sociedade.
Ela será mais do que uma tentativa de solução, o estilo será uma demonstração do exterior, sendo uma manifestação sobre o nosso interno. A forma de vestir é a melhor forma da gente se comunicar sobre o nosso desejo de conforto, de invisibilidade, e assim poderemos nos destacar da melhor forma dentro da sociedade.
A roupa que mostra também poderá esconder a sua personalidade, a sua qualidade e até a relação que estabelecemos com a moda, mesmo sendo de forma inconsciente. Tudo vai se comunicar de diferentes formas, leituras e diferentes significados.


Se você tem o desejo de entender sobre a história da moda, indicamos que você faça Cursos Online sobre o assunto.
A sua roupa vai influenciar totalmente sobre como você se percebe e também como você é percebido pela sociedade. É inatacável que a aparência externa vai se comunicar e acionar no outro uma atitude boa ou má. As expectativas sobre nossas qualidades sempre serão as mesmas da competência profissional.
Alguns psicólogos criaram um experimento com o objetivo de avaliar essa influência, eles testaram a performance de algumas pessoas ao falar sobre um certo tema, ao vestir um avental branco de médico. A primeira impressão foi de uma melhora dos resultados da pessoa enquanto usava o avental branco quanto é em comparação quando uma pessoa usa uma roupa comum. Porém, em um novo experiemnto, foi entregue o mesmo avental para os participantes da pesquisa, porém as pessoas comunicaram que se tratava de um avental de pintor. Portanto, a performance teve uma piora em relação ao primeiro teste. Esse exemplo que destacamos é uma compreensão do impacto que uma determinada roupa poderá produzir sobre a nossa opiniâo, e mesmo em nossa autoestima.
Outra pesquisa comprovou sobre o impacto desse assunto, os pesquisadores observaram sobre diferença positiva que resultava sobre o uso de roupas coloridas dentro de uma clínica de saúde para idosos. A Moda buscou criar na vida das pessoas esse grande impacto. É comum que diversos estilistas definam as suas peças como feitas com o objetivo de ajudar as pessoas, especialmente as mulheres, a se sentirem cada vez mais bonitas e empoderadas, com o objetivo de aumentarem a sua autoestima.
Outro ponto que podemos destacar sobre as escolhas de vestuário é que ele sempre vai atingir a autoestima, além da sensação de reconhecimento. A identificação com um determinado grupo e ao mesmo tempo com a expressão da individualidade é um dos vários paradoxos da Moda. E sobre esses assuntos você pode aprender em Cursos Online da história da moda.
Podemos destacar que a nossa relação com a moda, especialmente sobre a maneira que vestimos será algo bidirecional. Pois, as nossas roupas serão sempre uma expressão do que estamos sentindo, sobre a nossa personalidade, a nossa individualidade de gostos, assim como pode existir um grande impacto sobre a nossa autoestima.
A nossa forma de se vestir, vai se comunicar diretamente com o nosso desejo de conforto, de invisibilidade e assim poder se destacar. O que a roupa mostra, também poderá esconder, sobre o que está escrito, a sua qualidade e especialmente a relação sobre o que estabelecemos com ela, mesmo de forma que seja inconsciente, pode estar cheio de significados.
Outro aspecto que poderá ser resultante sobre as nossas escolhas de vestuário e que podem atingir a nossa autoestima indiretamente é a sensação de reconhecimento. As roupas que nós vestimos, acessorios e entre outros, sempre vão se comunicar com um grupo ou uma tribo na qual fazemos parte. Essa identificação com um grupo é, ao mesmo tempo, a expressão da individualidade.
Podemos definir que a roupa é uma ferramenta poderosa. Fazendo com que a gente se sinta cada vez mais confiante. A roupa faz a pessoa se sentir mais chique ou mais sexy. Ajuda as pessoas a verem nossas qualidades dentro do trabalho e, consequentemente, contribui para a nossa autoestima.
Se você trabalha com roupa sempre haverá aquela cliente que não se importa com o que ela veste todos os dias, porém na verdade, muitas pessoas fazem uma defesa para não se olharem no espelho, com o objetivo de não procurar algum defeito e não se acharem feias. Sendo um jeito a mais de não se relacionar com o mundo exterior. Porém, o trabalho da consultoria de moda será totalmente esse, o de despertar a consciência de uma belíssima imagem que fazemos de nós mesmas.
E é claro que achamos diversas coisas lindas em nossas aparências. E ao fim fazer com que o cliente se sinta mais confiante em estabelecer uma nova relação sobre o mundo. Um resultado que poderá ser alcançado de diversas maneiras.
Depois de ler sobre como a moda interfere na autoestima, você ficou com alguma dúvida?
Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.
Grande abraço e até o próximo post!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.
Deixe uma resposta