A felicidade é um ponto crucial no trabalho e cada vez mais os negócios estão olhando para ela
Um rh estratégico olha para diversas questões, sejam pessoas, processos, ferramentas e tendências de mercado e, mais do que nunca, os talentos são valorizados além da sua potência profissional e são vistos cada vez mais como indivíduos com suas necessidades e particularidades.
Olhar para os indivíduos além do trabalho é essencial para que as pessoas entreguem o melhor de si, afinal, pessoas felizes, satisfeitas e que caminham bem em diversos aspectos da sua vida tendem a ser profissionais ainda mais produtivos e inovadores.
Pensando nisso, muitas empresas estão investindo nos Chief Happiness Officer, os “cuidadores da felicidade”. Você sabe do que se trata esse profissional? Acompanhe!


O que é um Chief Happiness Officer?
O Chief Happiness Office tem o objetivo de desenvolver resultados satisfatórios dentro da empresa com base na felicidade e satisfação dos colaboradores que compõem os setores.
O seu papel é engajar lideranças, motivar liderados, aumentar o pertencimento dos funcionários, gerar impactos e valor na experiência dos colaboradores e buscar dados quantitativos e qualitativos para justificar os resultados de suas ações.
Em tese, o CHO tem a ver de fato com a felicidade do colaborador, afinal, o mercado entende cada vez mais como pessoas felizes e satisfeitas produzem mais e prosperam na efetividade e sustentabilidade de um negócio.
Esse é um nome recente, mas independente da denominação para esse cargo, sua grande função é valorizar os recursos humanos e isso tem a ver com diversas estratégias dentro do negócio.
É importante não confundir esse cargo com o de Diretor de Recursos Humanos. Apesar de atuarem com o mesmo público, o foco de atuação não é o mesmo. Um Diretor de RH fica responsável por todas as interfaces de recursos humanos, como estratégia, processos e comunicação, ou seja, a sua atuação é mais ampla e executiva.
Já o Chief Happiness Officer promete revolucionar a gestão de pessoas cuidando da felicidade dos colaboradores na empresa. Ele atua em muitas frentes, mas o seu objetivo final é tornar o ambiente de trabalho mais harmonioso e satisfatório para a saúde mental dos profissionais.
Esse é um papel fundamental para o alinhamento das expectativas da empresa e dos funcionários. Pensando nisso, diversas são as atribuições desse profissional, como:
- Adequar o fluxo de comunicação;
- Melhorar o clima organizacional;
- Promover desenvolvimento profissional e pessoal;
- Potencializar a produtividade;
- Desenvolver atividades para melhoria de performance;
- Promover treinamentos e gestão do conhecimento;
- Implementar ferramentas;
- Apoiar na atração e retenção de talentos;
- Introduzir a felicidade como um valor da instituição;
- Estimular o reconhecimento nas ações de trabalho;
- Construir laços entre colaboradores;
- Criar um ambiente de acolhimento e construção;
Quem pode ser o CHO?
O profissional para essa área precisa, evidentemente, gostar de pessoas, afinal, ele é um agente estratégico para tornar o RH humanizado. É impossível criar ações para melhorar o grau de felicidade se o profissional não é referência de bom relacionamento, certo?
A tendência é que esses postos sejam ocupados por profissionais de RH, psicologia, comunicação e especializações surgem a cada tempo para esse tipo de papel. Além de teorias em si, é importante que esses profissionais tenham habilidades como comunicação, liderança, empatia, capacidade analítica, proatividade, entre outros.
Por que é importante olhar para a felicidade dos colaboradores?
Como dissemos, a felicidade dos colaboradores é crucial para sua produtividade e resultados e cada vez mais isso é preciso para um negócio. Mais ainda na realidade de pandemia e no futuro pós-pandemia, as pessoas estão mais vulneráveis e se sentir pertencentes a empresa faz toda a diferença.
É importante dizer que a felicidade não está apenas nos resultados de trabalho e desenvolvimento profissional em si, mas também está ligada com clima organizacional, comunicação, relacionamento entre pessoas, cultura empresarial e outras e ter pessoas e times que olhem para essa estratégia como um todo coloca as empresas em um novo patamar.
Olhar para uma estratégia completa para os recursos humanos está ligado a diversos aspectos e ter profissionais que pensam de fato em como motivar e fazer um ambiente mais saudável e feliz faz toda a diferença para que o clima organizacional seja valorizado e potencializado.
O quanto a empresa que você trabalha valoriza a felicidade do colaborador? Você já ouviu falar desse cargo? Aproveite que você sabe mais sobre ele e reflita sua estratégia!
Deixe uma resposta