O mercado possui uma infinidade de opções e modelos
Quem tem animais de estimação faz de tudo para garantir o conforto e a segurança deles. E não é para menos, já que os bichinhos demandam sempre muita atenção e cuidado, principalmente quando são filhotes, ou mesmo no caso dos cachorros de pequeno porte, que são mais sensíveis e, muitas vezes, acabam sendo ainda mais teimosos.
Justamente por isso, na maioria das vezes, é bom apostar no cercado para cachorro, que garante mais tranquilidade para os donos, uma vez que ele delimita até onde o pet pode ir com segurança, sem o risco de fugas, quedas, interação e briga inesperada com outros animais, entre outros problemas que poderiam surgir.
Os cercados podem ser usados de várias formas e em diferentes ambientes da casa ou do apartamento, dependendo da necessidade do dono e do cão. Veja quais são alguns dos principais tipos de cercado disponíveis no mercado e descubra qual deles é o ideal para o seu amigo peludo:
Cercado comum portátil
O cercado portátil é uma forma muito eficiente de delimitar espaços, usando-o como bloqueio entre um cômodo e outro, por exemplo, e evitando que o bichinho passe para um ambiente que não deve. Além disso, ele pode ser usado, ainda, para bloquear escadas e evitar quedas, por exemplo. Existem modelos de diversos materiais, mais altos e mais baixos, com mais de uma dobra, enfim, várias aplicações para diferentes espaços e diferentes portes de cães.
Cercado dobrável ou Canil
Outra forma de cercado é em formato de canil, uma grade que fecha um espaço em torno do cão. Pode ser quadrado, retangular, hexágono, enfim, acaba sendo muito útil para cachorros de pequeno a médio porte e, principalmente, quando se tem filhotes. Pode ser usado quando for necessário prender o bichinho por algum tempo, contanto que deixe-o cercado com tudo o que ele precisa (ração, água, jornal) na parte de dentro do canil.
Cercado Portão
Funciona como se fosse de fato uma grade, com abertura e estrutura de um pequeno portão. Normalmente é fixado nas paredes por tração ou com parafusos, sendo uma forma muito segura de bloquear o acesso do animal de um ambiente para o outro. Também pode ser encontrado em diversos tamanhos, portanto, basta escolher o cercado de acordo com o porte do seu cão.
Principais vantagens dos cercados
A vantagem em investir nos cercados para cachorro é a praticidade e o fato de não ocuparem muito espaço na casa. Além disso, existem modelos muito discretos e de diferentes cores, que podem se adaptar aos ambientes conforme você preferir. Eles também não são pesados e demandam pouquíssimo trabalho na instalação.
Outra vantagem é que, por serem portáteis, eles podem ser trocados de lugar sempre que você precisar e desejar. Em relação à manutenção, basta trocar o pet de lugar quando for preciso limpar, o que deve ser feito, de preferência, semanalmente ou então de 15 em 15 dias (no máximo).
Pesquise e converse com outros tutores antes de comprar
Se você conhece alguém que tenha um cão da mesma raça ou do mesmo tamanho do seu, uma boa sugestão é trocar uma ideia antes de comprar. Dessa forma, você consegue dicas e indicações do que funciona com os pets daquele porte e faz um investimento certeiro para você e para o seu melhor amigo de quatro patas.
Crie sempre um ambiente seguro e saudável para o seu pet
Antes de adotar ou de comprar um animal, é muito importante tomar todas as medidas possíveis para garantir o conforto e, principalmente, a segurança do bichinho. Para isso, leve sempre em conta o tamanho, a personalidade, os hábitos e as necessidades que ele apresenta. Só assim, ele terá tudo de que precisa e você vai garantir anos e anos de felicidade ao lado dele.
Deixe uma resposta