Atendimento delivery: saiba como fazer um atendimento com excelência

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel araujo

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O atendimento por delivery tem conquistado cada vez mais consumidores, e é um mercado que dificilmente perderá sua força no futuro próximo. Por conta disso, saber como oferecer o melhor tipo de serviço com sua empresa de topografia nesse caso é fundamental.

O que começou como uma opção de grandes marcas e de alguns tipos específicos de estabelecimento, está se tornando mundo popular e sendo encontrado até mesmo em pequenas cidades.

Antes limitado ao segmento de alimentação, o delivery tem visto suas possibilidades de negócio crescerem muito, e em grande parte por conta do apoio oferecido por apps e sites especializados.

O mundo tem passado por um importante processo conhecido como transformação digital, no qual uma série de avanços tecnológicos tem se popularizado e se tornado parte do dia a dia das pessoas.

Esse tipo de interação acabou aumentando o espaço do mercado de delivery de armazens gerais, que começou a explorar novas áreas e até mesmo terceirizar o serviço, com empresas especializadas em delivery dos mais diversos itens.

O perfil do cliente atual está muito vinculado à tecnologia. Quando ele tem uma necessidade ou um problema, é comum que procure a solução pela internet, digitando algumas palavras-chave em um motor de busca.

Essa pesquisa apresentará uma série de informações relevantes para que ele consiga concluir sua operação, e caso seu problema possa ser solucionado com algum produto ou serviço, o próprio site de pesquisa oferecerá opções para ele.

Esse momento é muito importante, pois se alinha com outra exigência do cliente atual: o conforto. Criar uma experiência satisfatória para o usuário envolve mantê-lo confortável, o que acaba ajudando ainda mais o processo de delivery.

A facilidade de pedir algo com apenas alguns cliques no celular ajuda tanto em questão de tempo quanto na praticidade, uma vez que a pessoa pode escolher o que precisa diretamente, como um protetor facial EPI, depois de suas primeiras pesquisas.

Pensando nisso, é importante entender como esse tipo de mecanismo consegue atingir um grupo cada vez maior de pessoas, o que acaba ajudando ainda mais na utilização do delivery como canal de transporte para seus produtos.

Durante o período mais crítico da pandemia do coronavírus, por conta de questões como o isolamento social e alguns locais decretarem lockdown, os serviços de delivery extrapolaram ainda mais suas oportunidades.

Qualquer item de necessidade começou a ser procurado com esse tipo de serviço, facilitando a entrega para as pessoas em um momento difícil, onde o delivery foi extremamente necessário para muitas pessoas.

Essa necessidade acabou trazendo um público mais antigo, que ainda possuía receio de comprar online e de pedir serviços via delivery. Entretanto, depois desse período mais turbulento, os serviços de entrega de motores elétricos não diminuíram seu impacto.

Pelo contrário, as pessoas se acostumaram com esse tipo de solução e acabaram inserindo em seu dia a dia, mesmo depois de poder ir até os estabelecimentos fazer compras ou procurar os itens que precisam.

Por isso é muito importante para qualquer empresa saber como usar as ferramentas do delivery da melhor maneira possível, otimizando assim suas oportunidades de negócios com escada rolante e os resultados que podem ser atingidos.

Melhorando seu atendimento em delivery

Agora que você consegue identificar os principais elementos do delivery e como eles podem se encaixar corretamente em suas atividades, é importante identificar o impacto que esse tipo de trabalho pode gerar, principalmente entendendo métodos de otimização.

É importante se ter em mente, entretanto, que cada empresa é única, e nem sempre uma companhia obterá os mesmos resultados que outra com o trabalho de delivery, ainda que ambas estejam sob o mesmo segmento de atuação.

Por isso é muito importante conseguir adaptar estes elementos para sua realidade e garantir o melhor atendimento possível para seus clientes, o que acaba otimizando ainda mais suas possibilidades de trabalho com uma esteira transportadora.

Primeira impressão

No mercado, é comum a utilização do ditado “a primeira impressão é a que fica”. Causar uma boa impressão em seus clientes é fundamental para garantir uma estrutura adequada de atendimento e otimizar seus resultados.

Uma boa impressão pode perdurar, e dessa maneira você otimizar suas chances de fidelização com um consumidor. Para isso, é importante que você esteja preparado para lidar com todos os primeiros contatos que ele precisa fazer.

Acolher o consumidor é muito importante nesse primeiro estágio. Ele deve sentir que suas atividades são pensadas para otimizar o atendimento, e ter uma boa recepção em seu aplicativo para delivery é muito importante nesse momento.

Quando um novo consumidor entra em contato com sua empresa, é comum que ele tenha muitas dúvidas acerca do serviço que você está prestando de delivery. É fundamental que você ouça os questionamentos e responda o mais rápido possível.

Demonstrar conhecimento e atenção na hora de lidar com o atendimento é uma das principais formas de garantir sucesso no mercado. Normalmente o contato a distância é mais difícil de ser trabalhado, mas você deve buscar algumas estratégias funcionais.

Em um primeiro ponto, simpatia é a chave para um atendimento de qualidade. O consumidor pode não vê-lo, mas ele sentirá no seu tom de voz e na forma de falar como você está lidando com o atendimento, o que pode ser o ponto de conversão para ele.

Além disso, faz o consumidor se sentir valorizado. Pergunte o nome dele e o use com frequência para garantir que o cliente saiba que está sendo ouvido por seu atendente. Esse tipo de ação é simples e pode ter um forte impacto em suas vendas.

Faça perguntas que ajudem o consumidor a dar informações sobre o tipo de serviço e de atendimento que ele deseja, para que você possa aos poucos se adaptar e oferecer um software para restaurante com delivery de qualidade para ele.

Atitude profissional

O serviço de delivery trabalha diretamente com o endereço residencial do cliente, e passar esse endereço para muitas pessoas é um passo grande de confiança na empresa que fará a entrega do produto ou serviço contratado.

Pensando nisso, uma empresa de delivery deve tomar todos os cuidados possíveis para manter uma postura profissional e de fácil identificação, otimizando esse tipo de processo como um todo. Dentro dos recursos que você pode utilizar são:

  • Uniforme para o entregador;
  • Identificação no veículo;
  • Códigos de entrega;
  • Crachá do profissional.

Todos estes elementos ajudam a melhorar o profissionalismo da empresa de entrega, que deve deixar muito claro o tipo de trabalho e os itens que serão levados em conta na hora de apresentar o produto para o usuário final.

Outro ponto a ser avaliado, principalmente se você é o responsável pela logística do produto, é utilizar caixas e embalagens padronizadas. Dessa maneira, o cliente tem mais certeza do que está consumindo e de como pode utilizar melhor sua empresa.

Por fim, você pode deixar sempre um cartão de visitas ou um brinde personalizado de sua empresa, garantindo que a experiência seja completa e satisfatória para o consumidor que estava esperando pelo produto.

Conteúdo digital

Para se fortalecer no mercado, qualquer empresa deve ter uma forte ação digital. Hoje, a maioria das pessoas passa boa parte de seu tempo conectado, e principalmente navegando em redes sociais.

Por isso, empresas de delivery que realmente desejam se destacar devem pensar em como usar as redes sociais a seu favor, produzindo material de qualidade e interagindo com suas bases de clientes.

As redes sociais são um canal direto de comunicação, onde os consumidores têm um acesso mais dinâmico com a empresa. Além disso, é possível apresentar uma série de novidades usando os recursos das principais redes sociais.

Esse é um excelente meio de mostrar-se mais humano no mercado, uma vez que você pode apresentar bastidores de seu trabalho, abrir espaço para perguntas e apresentar sua equipe para o grande público.

Nos canais digitais de sua empresa é também onde você conseguirá um feedback mais rápido e expressivo, o que pode modificar completamente a forma de trabalhar de sua empresa. Feedbacks positivos podem se tornar depoimentos e fazer parte de suas ações de marketing.

Já os feedbacks negativos também são importantes e ajudam a empresa a identificar o que precisa ser melhorado dentro de suas estratégias, garantindo um processo muito mais adequado de atendimento.

Considerações finais

O delivery é um serviço que continua em alta e cada vez mais pessoas utilizam-no como forma de comprar produtos dos mais variados segmentos. Por isso, entender suas possibilidades de trabalho com ele é fundamental.

Dessa maneira você consegue otimizar suas rotinas de trabalho e torna-se uma referência dentro do segmento em que atua, em muitos casos conseguindo até mesmo tomar a frente do mercado e ganhar uma posição de liderança.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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