5 dicas para oferecer o melhor atendimento no seu salão de beleza

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel araujo

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Apresentar um bom atendimento é um primeiro passo para conquistar a preferência de um cliente. Fazendo-o não só se convencer sobre a compra de um produto ou a contratação de um serviço, mas garantindo também que ele retorne a esse estabelecimento futuramente.

Uma relação que vale para os mais diversos tipos de setores comerciais, passando por uma loja de variedades e chegando a um restaurante, por exemplo. A questão do atendimento acaba tendo uma importância ainda maior quando se pensa na área de serviços.

Isso porque um mal atendimento na compra de um produto pode fazer esse cliente desistir de realizar essa compra naquele local, mas não de renunciar a compra em si, optando somente por adquirir o item em outro estabelecimento que trabalhe com essa venda.

Já no caso de uma empresa que preste um serviço, como uma clinica de fisioterapia, por exemplo, o método com que o cliente é tratado pode ser essencial para que ele se sinta confortável nesse espaço, retornando e indicando esse serviço para outros.

Algo que pode estar além da qualidade ou até mesmo do preço do serviço, com esse cliente estando dispostos a pagar um valor a mais somente pelo atendimento diferenciado que recebe ao visitar um estabelecimento comercial, sendo assim um apelo comercial.

Questões que devem ser vistas com atenção por quem administra algum tipo de negócio, principalmente aqueles que lidam diretamente com o contato com seus clientes. Algo que hoje pode ser possível tanto entre os empreendimentos físicos, como nos digitais.

Já que ambos dependem da sua relação com o público para definir o sucesso do seu empreendimento. Com o atendimento oferecido podendo ser responsável para que alguém comece perguntando sobre um kit academia ao ar livre preço, e termine adquirindo-o.

Falando sobre locais que podem alcançar níveis maiores de sucesso a partir de uma boa relação com os seus clientes, é possível destacar os salões de beleza. No qual as clientes visitam com diversos objetivos, além de se arrumarem.

Tudo a reafirmar a importância, até mesmo cultural, conquistada por esse tipo de empreendimento comercial.

A relevância de um salão de beleza

A sociedade como um todo tem um grande apreço pelas questões estéticas. Algo que continua forte na realidade atual, mas cujas origens estão ligadas à própria instituição do significado de beleza, diante dos tópicos culturais de cada população.

O que pode ser visto inclusive nas estátuas gregas clássicas, que estabeleciam um padrão estético para a sociedade. Tais padrões foram sendo modificados, existindo atualmente uma corrente de aceitação para todos os corpos e estilos presentes na sociedade.

Mas isso não significa que os cuidados estéticos perderam força. Pelo contrário, existe hoje um movimento focado na criação de linhas de maquiagens adequadas para o tom de pele e estilo pessoal dos mais diferentes grupos, independentemente, inclusive, de gênero.

Dentro dessa realidade dois estabelecimentos continuam então a ter força que são as barbearias e os salões de beleza. No caso do primeiro está havendo uma modificação cultural, com esses espaços oferecendo coisas além do tradicional corte de cabelo.

Entre os atrativos podem ser citados a presença de uma sala de jogos, cerveja de brinde enquanto o cliente espera por sua vez de ser atendido, entre os mais diversos artifícios que possam atuar na experiência do cliente. Como oferecer uma guia unificada para o seu cão.

Tudo para quem visita esse lugar se sinta bem recebido, tornando-se assim um cliente fiel de tal negócio. Uma ação iniciada a partir do movimento de experiência do cliente, sendo essa uma das maiores preocupações de quem comanda algum negócio desse tipo.

A mesma coisa se repete no caso dos salões de beleza, que ao oferecer a melhor experiência às suas clientes passa a entregar algo maior do que as atividades principais, tornando-se assim uma opção de renome para quem procura por tais serviços.

Para que essa relação positiva possa ser criada junto ao seu público, é preciso garantir que esse espaço apresente o melhor tratamento possível, com um ambiente adequado para receber os mais diversos tipos de clientes, a terem uma consideração maior pelo negócio.

Pois da mesma forma que se espera que um hospital, clínica veterinária ou qualquer espaço dedicado à área de saúde conte com um ambiente garantido de uma segurança biológica, os salões de beleza devem contar com uma preparação em particular.

Tudo para garantir a melhor experiência para as suas clientes, sendo necessário seguir algumas estratégias específicas de forma a fazer com que esse negócio possa alcançar o seu sucesso almejado, tendo como base os meios de atendimento apresentados.

Apresentando o atendimento perfeito em seu salão

Para se assegurar que os seus clientes sejam bem recebidos no seu balão de beleza, existem diversas práticas que devem ser vistas com atenção, de forma a garantir a melhor experiência do cliente, o que levaria ao retorno frequente dele.

Existem 5 ações específicas que podem te ajudar a ter uma melhor administração do seu salão, garantindo com que os clientes presentes sejam bem recebidos. Dicas essas que são:

  1. Garante que o seu salão esteja limpo

É normal que um salão de beleza lide com diversos elementos a serem limpos com frequências, com fios de cabelo, algodões sujos de esmalte, materiais descartáveis de manicure, entre outros pontos a serem limpos ou descartados de maneira correta.

Deixar o seu salão limpo e com boa apresentação pode garantir com que o cliente se sinta confortável tendo em vista tais espaços. Até porque ninguém se sente bem em um espaço sujo, ou que apresente sinais de degradação, por falta de cuidados dos seus profissionais.

Uma ideia que serve tanto para um clínica de saúde, que deve trocar constantemente o lençol hospitalar usado, como um salão de beleza, cujo conceito de beleza também deve estar presente nas dependências deste negócio.

  1. Apresente um espaço acolhedor

Para que esse cliente se sinta bem recebido, é preciso garantir com que esse negócio de fato conte com um ambiente acolhedor, no qual os atendentes o tratam com respeito e atenção. O que passa pelo comportamento dos funcionários até a composição do espaço.

  1. Considere as opiniões dos seus clientes

O principal objetivo de um salão de beleza é garantir que as suas clientes saiam desse estabelecimento mais bonitas do que entraram. A questão é que beleza é um conceito amplo, com cada indivíduo tendo um estilo próprio que gostaria de adotar ou manter.

Por isso é importante que os profissionais do salão aceitem as opiniões dos seus clientes, sendo educados e participativos durante todo esse processo, inclusive quando for preciso passar algumas dicas de beleza para esse cliente.

O mesmo tipo de comportamento que um médico nutricionista deve ter ao receitar um suplemento mineral e vitaminico, por exemplo.

  1. Seja receptivo durante o tempo de espera

Dependendo do seu horário marcado ou do loteamento de um salão, é comum que essas clientes tenham que esperar um tempo específico antes de serem atendidos. É importante garantir que elas se sintam confortáveis durante todo esse período.

Para ser o mais receptivo possível, é importante oferecer ao público algumas opções para passar o tempo, como:

  • Livros e revistas;
  • Televisão;
  • Música;
  • Troca de diálogos por meio dos atendentes.

Tudo para que esse tempo de espera seja o mais rápido possível e o cliente se sinta confortável enquanto espera para ser atendido. Diferentemente da sensação desconfortável de esperar em uma fila de hospital para usar um aparelho de pressão manual.

  1. Tenha uma equipe profissional

Por fim é importante contar com o auxílio de uma equipe profissional de funcionários, que atenderá da melhor maneira possível os clientes que visitam esses espaços de beleza. Passando pelos atendentes, cabeleireiros, manicures, entre outros colaboradores.

A partir dessas 5 dicas é possível garantir com que o seu salão de beleza apresente a melhor experiência para quem visita esses ambientes de estética, o que levará ao alcance de uma série de benefícios para o administrador de tal negócio.

Benefícios de ter um salão bem receptivo

Ao apresentar um ambiente que tenha a melhor experiência possível aos clientes, é possível contar com uma série de benefícios associados à satisfação dessa cliente que frequentemente coloca os seus pés em um salão de beleza.

Sendo possível contar com uma fidelização desse público, levando, por exemplo, a uma divulgação espontânea do seu negócio por parte desses clientes, que recomendarão os seus serviços para pessoas presentes em seu círculo de amizades.

O que pode levar a um aumento no número de clientes, e como consequência disso um maior rendimento financeiro desse negócio. Sendo preciso apenas adaptar esse espaço para a melhor experiência dos clientes, aproveitando-se do ambiente disponível.

Similar ao que a aplicação de um separador de gotas pode trazer de positivo para a administração de uma fábrica, evitando um desgaste maior do ambiente industrial.

Pois independentemente do negócio, é preciso garantir que ele seja gerido da melhor maneira possível. Seja uma fábrica, uma barbearia ou um salão de beleza.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.