Assessoria de imprensa garante mais credibilidade e transforma sua marca em notícia

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Carlos Meira

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

A Assessoria de Imprensa para artistas tem como principais objetivos ser uma ponte entre seu cliente e os veículos de comunicação.

Por meio da divulgação de informações das marcas e profissionais que representa, o trabalho de um assessor de imprensa tem como função o relacionamento com criadores de conteúdo, produzir conteúdo de qualidade e alavancar a imagem dos clientes.

Os pilares de uma assessoria de imprensa são:

  • Bom planejamento
  • Estratégias
  • Relacionamento
  • Credibilidade
  • Agilidade e eficácia 
  • Responsabilidade
Assessoria de imprensa garante mais credibilidade e transforma sua marca em notícia
Assessoria de imprensa garante mais credibilidade e transforma sua marca em notícia

O que é assessoria de imprensa?

A assessoria de imprensa é responsável por conquistar espaço e credibilidade de uma marca ou serviço na mídia por meio de notícias, reportagens e matérias. 

É uma das ferramentas mais eficazes no desenvolvimento da reputação e relevância para uma marca.

Assessoria de imprensa é uma estratégia de comunicação de marcas e empresas cujo objetivo é conquistar mídia espontânea, ou seja, o cliente não tem a necessidade de pagar por isso, seja na internet, jornais, rádio ou televisão.  

É função do assessor transformar o seu cliente em notícia.

É muito comum vermos algumas pessoas famosas dizendo que a mídia interpretou de forma errada alguma coisa que ela disse em uma entrevista.

Por essa razão algumas empresas ou pessoas famosas acreditam que manter um pouco distante da mídia é uma boa alternativa para se manter longe de notícias negativas, pois essas ações podem causar um grande dano a sua imagem.

É fundamental o assessor ter um bom relacionamento com a imprensa, afinal, é ela quem promove o nome do seu cliente ao público e também divulga seus produtos e projetos.

Por essa razão é crucial que esse relacionamento seja claro, objetiva e que não haja espaço para interpretações erradas.

O assessor de imprensa deve confiar na mídia e vice-versa, pois assim essa parceria irá funcionar de maneira saudável e positiva para os dois lados.

Existem duas atividades que é imprescindível para um assessor de imprensa pedir para seus clientes:

  1. Criar site – Um website eleva a sua empresa para outro patamar
  2. Comprar seguidores nas redes sociais – Os seguidores aumentam drasticamente a credibilidade da sua empresa. 

Algumas funções de um assessor

  • Planejamento de comunicação

Para ter um bom planejamento de comunicação, a assessoria de imprensa precisa traçar objetivos claros.

Definir um público-alvo exato, afinal, não importa se a estratégia é boa, se ela for direcionada para o público errado, perderá todo seu valor. 

Identificar os melhores veículos para divulgar seus materiais.

  • Gerenciamento de crise

 O gerenciamento de crise em uma assessoria de imprensa não é necessariamente gerenciá-la, mas tentar antecipá-la e evitar que ela aconteça.

Algumas situações podem ser previstas e maiores são as chances de serem evitadas, não é preciso ser mágico, basta estar atento às notícias, principalmente se o cliente é uma pessoa pública.

Estar de olho nas redes sociais e os comentários que o público faz a respeito do seu cliente muitas vezes é possível entender o que está realmente acontecendo, e cabe a um bom assessor de imprensa, traçar uma estratégia para gerenciar essa crise evitando grandes escândalos.

  • Cobertura de eventos

A participação em eventos é um dos trabalhos da assessoria de imprensa que exige bastante habilidade em reuniões com o cliente para entender como irá funcionar o evento e evitar que imprevistos aconteçam.

O assessor de imprensa é essencial nas duas etapas: durante o evento e no final do evento.

Durante o evento o profissional precisa estar presente antes mesmo do mesmo começar e se certificar que todas as informações serão divulgadas de maneira combinada, e no final do evento para avaliar os resultados obtidos com as notícias divulgadas.

  • Capacita o cliente para dar entrevistas

O assessor precisa deixar bem claro para o seu cliente, que nem todas informações internas são interessantes para a mídia.

Por isso, é importante que o assessor planeje bem as pautas que serão usadas na entrevista, e capacite da melhor maneira o seu cliente, para evitar que ele no momento de nervosismo não fale mais do que deveria.

Diferente do que muitas pessoas pensam, a função da assessoria de imprensa não é somente deixar o seu assessorado em evidência e pronto, mas sim estabelecer um relacionamento com a imprensa e com o público.

Um dos grandes motivos de contratar o serviço de uma assessoria de imprensa é que, com a ajuda de profissionais capacitados eles conseguirão tornar o cliente atraente aos olhos dos meios de comunicação sem precisar pagar por isso.

Obrigado por ter lido nosso artigo até aqui. 

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


4 Comentários

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.