Valorize o espaço e a estética dos seus ambientes utilizando alternativas inteligentes. Veja dicas para demarcar os ambientes sem paredes!
Vai construir ou reformar e está pensando em alternativas para deixar a sua casa mais aconchegante? Você deveria considerar a integração dos ambientes. Essa técnica já é tendência na arquitetura há algum tempo, mas tem se tornado cada vez mais popular porque é perfeita para valorizar a maioria dos espaços.
Integrar dois ou mais ambientes na sua casa, como a sala de jantar e sala de estar, ajuda a criar mais fluidez entre os cômodos que vão entrar no projeto (que podem ser dois ou mais, inclusive) e favorece a integração de quem circula neles. Também ajuda a dar um ar de modernidade para a sua decoração.
A estratégia se baseia em criar ambientes mais abertos, com menos paredes e divisórias, o que é ótimo para estimular a convivência entre as pessoas que vivem na sua casa, incluindo eventuais visitantes. Se você gosta de dar festinhas, considere fortemente essa ideia.
A integração também melhora a circulação de ar nos seus espaços e é perfeita para dar mais sensação de amplitude aos cômodos pequenos, o que é muito bem-vindo em ambientes com pouco espaço. Se a sua casa tem uma cozinha pequena e uma sala também pequena, unir as duas pode criar um ambiente multifuncional e maior.
O que considerar antes de derrubar as paredes
Não existe uma regra ou restrição, mas você precisa avaliar a função de cada ambiente antes de derrubar todas as paredes da sua casa, como acontece em alguns lofts, que ajudaram a popularizar a integração de ambientes.
Essa pode ser uma boa opção se você mora sozinho, mas é essencial avaliar os seus hábitos antes. Se você sempre recebe visitantes, pode ser importante manter paredes e divisórias nos quartos e banheiros para garantir a privacidade nesses ambientes.
Quem mora com mais pessoas precisa tomar mais cuidado ainda com a integração dos ambientes. Ela pode ser interessante entre duas salas ou integrando a cozinha com a sala, mas tudo depende dos hábitos de quem vive na casa. Se você estuda na mesa da cozinha enquanto o seu companheiro assiste TV, reavalie.


Como integrar e demarcar ao mesmo tempo
Integrar os ambientes não precisa ser sinônimo de falta de demarcação. Mesmo que não existam paredes, é interessante delimitar o espaço e a função de cada pedaço daquele cômodo. Existem algumas estratégias para te ajudar nisso. A seguir, confira as mais legais.
Use os móveis
Utilizar os próprios móveis para demarcar os ambientes é uma ótima estratégia. Pode ser uma estante vazada fazendo as vezes de parede ou até mesmo a posição do sofá. Os aparadores também são peças que fazem essa função muito bem.
Se você quer integrar os ambientes, mas não o tempo todo, pode ser uma boa ideia ter um biombo, que você pode tirar e colocar quando desejar. Meio aberto, ele também é um objeto de decoração cheio de estilo.
Coloque tapetes
A posição dos tapetes pode ajudar a delimitar os espaços. Um tapetão embaixo da mesa de jantar, por exemplo, já pode ser suficiente para separar, de forma sutil, a sala de jantar. Colocar tapetes no que seria a entrada de um outro ambiente também funciona.
Crie identidades
A decoração de ambientes integrados precisa conversar, mas isso não quer dizer que os próprios móveis e objetos não possam ser diferentes, ajudando a criar uma identidade para cada canto.
Pintar uma parede (ou parte dela) também pode ajudar a criar uma identidade para cada espaço. Usar pisos diferentes é uma estratégia ousada, mas que pode funcionar bastante. É preciso ter bom senso estético para fazer isso e o resultado fica muito chique.
Tenha plantas
As plantas são uma tendência de decoração e combinam muito com a maioria dos ambientes integrados, pois também ajudam a dar uma sensação de aconchego e vida. Além disso, plantas penduradas ou vasos maiores podem ser a solução para delimitar ambientes sem separá-los.
Deixe uma resposta