Alimentos iniciais para bebês: papinhas e purês caseiros

Tempo de leitura: 3 min

em novembro 2, 2023

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.
Alimentos iniciais para bebês: papinhas e purês caseiros

Aprenda dicas de como preparar as papinhas para o seu bebê nos primeiros meses de introdução alimentar

A introdução alimentar é um dos marcos de desenvolvimento mais relevantes na vida do bebê e da mamãe. Trata-se do momento em que o bebê começa a experimentar alimentos sólidos, em conjunto com a amamentação, desenvolvendo o paladar e seus hábitos alimentares.

Esse período se inicia por volta dos seis meses de idade, quando o bebê já apresenta os sinais de prontidão e os pais começam a oferecer alguns alimentos. Para essa fase, é importante que o bebê se acostume com a cadeira de alimentação portátil, os horários das refeições, as texturas dos alimentos e também com a ingestão de água.

Uma dúvida muito comum é o que oferecer nesse período, quais são os alimentos indicados, como devem ser preparados e o que os pais devem evitar. Por isso, neste artigo, apresentamos algumas dicas de como fazer a preparação correta para o seu filho.

Por que esperar até os seis meses para introduzir alimentos sólidos para o bebê?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno até os dois anos, e de forma exclusiva (sem introduzir alimentos) até os seis meses de idade. Se não for possível, o bebê deverá usar a fórmula indicada pelo pediatra até o tempo que for necessário.

Isso porque até os seis meses o intestino do bebê, responsável por filtrar substâncias nocivas, está imaturo. Depois dessa idade, ele se torna capaz de filtrar alérgenos que são mais ofensivos.

A partir dessa idade, o reflexo de propulsão da língua diminui e o bebê passa a aceitar alimentos. Ele também começa a se sentar, o que é essencial para a introdução alimentar. Além disso, antes dessa fase, o mecanismo de deglutição do bebê ainda é imaturo.

O que oferecer na introdução alimentar e como preparar?

O período de introdução alimentar é uma fase de descoberta para o bebê, que não está acostumado à textura dos alimentos e se alimenta exclusivamente de leite. Por isso, é necessário fazer uma transição gradativa da consistência dos alimentos.

Justamente por isso, os pediatras indicam que nas primeiras fases sejam oferecidas papinhas ou purês caseiros para o bebê, que são alimentos amassados manualmente. Elas podem ser papinhas de frutas ou papinhas de alimentos salgados, lembrando que não é indicado acrescentar sal ou temperos.

Não é recomendado bater os alimentos no liquidificador para que não fique muito fina e nem misturar vários grupos de alimentos. Isso impede o bebê de sentir a textura e o sabor. É importante que o bebê aprenda a distinguir os sabores e a mastigar.

Durante o primeiro mês, poderá ser oferecido ao longo do dia uma papa de legumes e duas papas de frutas. A alimentação deve ser variada, e, a cada dia, você poderá oferecer papinha salgada com alimentos diferentes.

Lembre-se de começar com uma consistência pastosa e ir solidificando de maneira gradual. Mas como preparar as papas de legumes? Ela deve conter um alimento de cada grupo alimentar:

  • cereais e tubérculos (inhame, batata-doce, arroz etc);
  • grãos (feijão, grão-de-bico, lentilha etc);
  • carnes e ovos (peixe, boi, frango etc);
  • hortaliças (quiabo, beterraba, folhas verdes etc).

Tente variar os grupos de alimentos ao máximo a cada dia. Não é preciso passar a papinha em uma peneira, basta amassar com o garfo no primeiro mês. A partir do segundo, você poderá deixar pedacinhos sólidos para estimular o bebê a mastigar.

Lembre-se sempre de oferecer água filtrada nos intervalos das refeições. Em relação aos horários, as refeições podem ser feitas no horário da família, mas é importante estar atento aos sinais de fome do bebê, além de outros desconfortos, como sono e sede.

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.