7 dicas para engajar a sua equipe no home

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por Carlos Meira

O trabalho em equipe é responsável pelo trabalho dos sonhos. Entretanto, construir uma equipe eficaz, bem-sucedida e com engajamento leva tempo e é ainda mais difícil no caso de equipes distribuídas em suas casas ou em qualquer outro lugar, no modelo Home Office.

Assim, com a maior adaptação do trabalho remoto em todo o mundo, muitas empresas, como as de serviços de alimentação, e suas áreas, tiveram que criar novas formas de trabalhar e de se relacionar com os colegas de equipe.

Ademais, o contexto apresentado nos últimos anos mostra que o trabalho remoto veio realmente para ficar. Mas há dificuldades enormes que os funcionários enfrentam por causa desse período de transição do mundo.

Inclusive, um estudo divulgado pela renomada Fundação Instituto de Administração (FIA) evidenciou que 67% das companhias relataram dificuldades em adotar o modelo de home office.

34% delas, de acordo com a pesquisa, relataram problemas com as ferramentas de comunicação e com a conduta dos funcionários no ambiente virtual. 

Além dos pontos citados anteriormente, a maior demanda pela área de Tecnologia da Informação foi um obstáculo apontado por cerca de 1/3 das empresas consultadas no estudo. 

Importante ressaltar também que as dificuldades dos funcionários com custos de internet e custos de telefone mal foram atendidas pelas empresas, segundo o documento.

Problemas à parte, que acontecem em qualquer momento de adaptação, as empresas, como as de brindes empresas criativos, adotaram o trabalho remoto, de forma geral por causa de seus benefícios, que incluem:

  • Custo menor de infraestrutura (imóvel, aluguel, acomodações);
  • Funcionários com maior liberdade;
  • Maior leque de opções para contratar;
  • Melhor pegada ambiental para as empresas.

Os benefícios são até claros, mas como fazer com que a equipe fique motivada em conjunto, mesmo que ela esteja completamente separada? Veja a seguir.

Como construir equipes engajadas no home office

Se você é um gerente ou líder em uma equipe que está em Home Office, existem algumas ações que são possíveis para garantir que todos se sintam motivados e engajados. Vamos ver alguns dos principais pontos.

1 – Promova confiança e dê responsabilidades

As equipes que estão longe uma das outras, por conta do seus membros estarem em regime de Home Office, dependem majoritariamente de confiança, sobretudo por parte de seus chefes, gestores ou líderes. 

Promover a confiança é a base para gerenciar uma equipe remotamente. Mas a confiança se junta muito com outro conceito importante no mundo corporativo: responsabilidade.

As equipes remotas devem garantir processos que deixem bastante claras as funções e responsabilidades de cada um. Então, cada um do time consegue saber os impactos reais do trabalho, entendendo a importância dos colegas no funcionamento da engrenagem.

Um método simples para fazer isso seria criar um sistema de metas transparente e compartilhado para a equipe remota. 

Feito isso, periodicamente, a equipe deve se reunir e todos devem entender em qual estágio estão as metas e os objetivos traçados, bem como de que forma cada membro pode ajudar para que se chegue ao resultado almejado.

Lembre-se: dar responsabilidades não significa colocar os funcionários contra a parede. É uma maneira de garantir que cada membro da equipe saiba quais objetivos foram atribuídos a eles.

Além disso, também é maneira para que eles saibam como suas funções, técnicas e experiências se encaixam na estratégia da empresa que vende malas personalizadas como um todo.

2 – Comunique-se bem

A comunicação é um dos temas mais difíceis no Home Office, como deu para perceber por causa dos dados apresentados na pesquisa que trouxemos. Ademais, é fácil entender por que isso acontece. 

Pense: com toda uma equipe espalhada em diferentes locais, é impossível fazer as mesmas coisas que você fazia no escritório. Não é possível, por exemplo, ir até a mesa de um colega para pedir ajuda ou fazer um simples aviso.

A comunicação em equipes remotas depende, na verdade, da tecnologia. A tecnologia pode encurtar a distância física e de tempo e ajudar as equipes a permanecerem conectadas. No entanto, nem todas as soluções são criadas iguais. 

Por exemplo, uma sequência interminável de e-mail com dezenas de mensagens obstruindo uma caixa de entrada, certamente resultará em um verdadeiro caos.

Algumas soluções alternativas de e-mail para uma empresa de segurança do trabalho remota são os aplicativos de mensagens corporativas. Há vários no mercado, escolha o que mais sua equipe será aderente. 

Para se comunicar bem é crucial, para o benefício de todos, estabelecer algumas regras para o uso de ferramentas de chat, como: 

  • Definir horas de disponibilidade;
  • Estabelecer um guia de “etiqueta de bate-papo da empresa”; 
  • Definir mensagens urgentes e mensagens que não são imediatas;
  • Fazer avaliação 360 dos funcionários.
  • Ficar longe da sobrecarga de reuniões.

Por isso, agende as reuniões com antecedência para dar às pessoas tempo para se prepararem, defina um limite de tempo para cada reunião e monitore quanto tempo essas conversas estão consumindo do trabalho diário da equipe.

7 dicas para engajar a sua equipe no home

3 – Estabeleça uma cultura de transparência

Falamos sobre responsabilidade lá no começo deste artigo, mas algo que deve andar junto com isso é a transparência dos dados, das tarefas, atribuições e de tudo o que diz respeito à equipe. Todos devem estar a par do que está acontecendo.

Para promover isso, o uso de painéis com post its e dashboards virtuais compartilhados podem ajudar a monitorar o progresso da equipe e mostrar os resultados em tempo real, como um controle do que está sendo feito.

Ferramentas de gestão, de gerenciamento de tarefas e de monitoramento de tempo, se combinadas e se forem implementadas de uma forma que todos consigam visualizar, ajudam a compartilhar o trabalho, bem como de que forma cada um está contribuindo.

4 – Reconhecimento acima de tudo

Falamos muito sobre como monitorar metas e monitorar o progresso, mas a vida é feita de festa também, e não só de trabalho. 

Ter isso com os amigos do trabalho, como um sistema de gestão integrada, dá uma sensação de pertencimento enorme e ajuda muito a manter o espírito de equipe. 

Portanto, é igualmente importante comemorar quando há sucesso no trabalho, alguma promoção, alguma meta alcançada e qualquer coisa que você e sua equipe julguem que seja plausível comemorar.

Para melhorar o engajamento dos funcionários e manter a motivação, quando alguém faz um ótimo trabalho, compartilhe isso com a equipe. 

Não precisa ser necessariamente uma festa, mas o reconhecimento do trabalho é essencial, principalmente no Home Office, onde muita gente acaba não se destacando porque não está sendo visto.

5 – Divirta-se!

Comemorar as realizações da equipe leva a uma dica que, em outros tempos, talvez não fosse considerada séria: se divertir com sua equipe. 

Só porque você está em casa e trabalhando duro para terminar o que você precisa fazer, não significa que não há espaço para um pouco de descontração com os colegas.

A diversão é importante para o engajamento e a motivação dos funcionários e do trabalho de uma equipe. 

Arranjar formas de interação mais divertidas é muito útil não só para o bem da empresa de curso de capacitação online, por exemplo, mas também para ajudar no bem-estar dos funcionários e combater o sentimento de isolamento no Home Office.

Dependendo da cultura da empresa, há uma variedade de atividades divertidas que as equipes remotas podem realizar juntas para que todos se sintam confortáveis, como:

  • Um café diário;
  • Jogos interativos;
  • Bons palestrantes que podem entreter a todos;
  • Aulas ao vivo de vários assuntos;
  • Entre várias outras ideias.

6 – Acomodação em casa

Parece óbvio, mas um local de trabalho em Home Office deve ter uma cadeira e uma mesa. Você pode ficar tentado a trabalhar no sofá, na cama ou mesmo em uma rede, mas, a longo prazo, não é propício para um trabalho contínuo e concentrado. 

E o seu humor pode se esvair ao longo do tempo, sendo que isso impacta seu trabalho com outras pessoas da equipe.

7 – Tenha um local mais privado

O local de trabalho de um escritório em casa deve estar livre de distrações. Isso inclui a existência de uma área específica onde você não será perturbado. 

Não importa se é um quarto ou em um escritório personalizado para casa de uma assessoria contabil, uma simples porta garante que você possa ficar sozinho e se concentrar em suas tarefas.

A liberdade de distração inclui, entre outras coisas, que não haja ruído permanente, que a TV não esteja ligada e atrapalhando e que crianças ou animais de estimação não precisem de cuidados ativos. 

Considerações finais

O trabalho remoto vem com suas vantagens, mas também com seus problemas. As equipes de trabalho no Home Office podem ter dificuldade para se comunicar com eficácia, o que pode causar efeitos negativos em toda a equipe. 

Por isso, incorpore essas dicas e haja com responsabilidade, transparência, boa comunicação e um ótimo relacionamento com o seu time.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


4 Comentários

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.