O hábito de ir trabalhar de bike faz bem para a saúde física e mental.
Cada vez mais, pessoas têm demonstrado o interesse em incluir a bicicleta no seu dia a dia. Ela é um meio de transporte ecologicamente amigável e que proporciona uma melhor qualidade de vida, tanto pelo lado físico quanto emocional.
Assim, começar a pedalar até o trabalho é uma alternativa que está se tornando mais comum e tem ganhado vários novos adeptos. Que tal conhecer algumas das principais vantagens desse hábito no texto abaixo? Confira!
Faz bem para a saúde
Um dos principais motivos de passar a ir para o trabalho de bicicleta é a saúde. Adotar esse hábito faz com que o indivíduo tenha um estilo de vida mais saudável, condição capaz de contribuir para o desenvolvimento de graves problemas de saúde.
Desse modo, a prática de exercício diária contribui para diminuir as chances de a pessoa ter AVCs e outras doenças cardíacas, por exemplo. Pedalar para percorrer esse trajeto é uma forma de ter, ao menos, uma atividade física ao dia, melhorando o fôlego, fortalecendo os músculos da perna e relaxando a mente.
Causa menos estresse
Inclusive, engana-se quem pensa que andar de bicicleta faz bem apenas para a parte física do corpo. A mente agradece essa nova rotina, em que a pessoa deixa para trás fatores de estresse, como trânsito intenso, dificuldade para estacionar e ficar presa em engarrafamentos.
Com isso, o lado psicológico é menos sobrecarregado, fator importante para melhorar o bom humor do indivíduo no dia a dia. Isso traz benefícios à rotina, uma vez que, por estar mais feliz, a pessoa acaba estando mais disposta para realizar as tarefas diárias.


Mantém o corpo ativo
Além de ser vantajoso para a saúde e para o bem-estar, a pedalada contribui para algo que é o objetivo de muitos: colocar o corpo em movimento. Pedalar alguns quilômetros todos os dias contribui para que o organismo trabalhe melhor, facilitando inclusive a perda de peso e o alcance dos objetivos pessoais de cada um.
Traz economia
A economia pode ser sentida em diversos campos para quem adota esse hábito. Uma delas é a de tempo. Muitos podem pensar que ir de carro de trabalho é sinônimo de que você chegará lá mais rápido. No entanto, é importante levar em conta o tempo que será gasto no trânsito, um fator com o qual o ciclista não precisa se preocupar. Com isso, é bem mais interessante escolher a bicicleta para quem sabe que o trânsito é intenso no trajeto para o trabalho.
Outra economia acontece no bolso. Pedalar até o trabalho significa que a pessoa economiza com o combustível, tanto aquele que é gasto com o veículo em movimento quanto o que é perdido enquanto o carro está preso em engarrafamentos. Essa economia pode fazer uma diferença enorme na renda mensal de uma família.
A economia também acontece com a manutenção, já que se gasta muito menos na manutenção dela do que a de um veículo como um carro. Mesmo que a pessoa faça melhorias, o valor gasto ainda será bastante inferior em relação à manutenção do carro.
Colabora com o meio ambiente
Nos últimos anos, as pessoas têm tido consciência da importância de preservar o meio ambiente e de adotar atitudes que possam preservá-lo. Nesse caso, passar a ir ao trabalho de bicicleta é fundamental, já que ela é um meio de transporte que não polui a atmosfera.
Quanto mais adotam essa prática, menos gases poluentes são liberados nas cidades. Isso faz com que a qualidade do ar seja melhor para todos, fator que também torna-se um benefício para a saúde das pessoas.
Dá a sensação de liberdade
Por fim, essa rotina também é benéfica, pois cria no ciclista uma sensação de liberdade, já que ele deixa uma série de carros para trás enquanto vai ao trabalho sem empecilhos. Além de poder ver tudo ao seu redor, a pessoa também aproveita a sensação do vento no rosto, de sentir o Sol na pele e de aproveitar melhor o espaço ao redor, como os sons dos animais.
Deixe uma resposta