6 dúvidas comuns na hora de instalar ar condicionado

Tempo de leitura: 3 min

em novembro 27, 2023

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.
6 dúvidas comuns na hora de instalar ar condicionado

Tudo o que você precisa saber antes de colocar o seu ar para funcionar

Segundo o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus da União Europeia, 2023 deve ser o ano mais quente dos últimos 125 mil anos. Com as altas temperaturas até mesmo em estações mais amenas, como outono e primavera, a busca por aparelhos de ar-condicionado tem se tornado cada vez mais comum no Brasil.

No entanto, antes de sair comprando o aparelho, é importante saber quais os tipos de ar-condicionado existentes no mercado, qual o modelo mais indicado para cada ambiente, onde fazer a instalação e até mesmo qual a periodicidade adequada para se fazer a manutenção do item.

Pensando nisso, reunimos as dúvidas mais comuns na hora de instalar um ar-condicionado, de modo a garantir mais tranquilidade, evitar sustos na hora de pagar a conta de energia elétrica e, é claro, poder manter o seu espaço com um clima mais agradável.

Tudo o que você precisa saber sobre ar-condicionado

Quais os tipos de ar-condicionado?

Os principais tipos de ar-condicionado são split, inverter, portátil e de janela. O último tem todos os componentes em um mesmo aparelho, sendo mais compacto que os dois primeiros, porém é menos econômico e mais barulhento. O portátil, por sua vez, não precisa ser fixado, mas também não costuma ser muito silencioso.

O split e o inverter têm duas partes: a evaporadora, que fica dentro do ambiente; e a condensadora, que fica do lado de fora. A diferença entre os dois está na rotação do compressor. Enquanto o split tem a rotação fixa e intermitente, ligando e desligando para encontrar a temperatura adequada, no inverter ela é variável e contínua.

O que são as unidades condensadora e evaporadora?

As unidades condensadora e evaporadora são as duas peças presentes nos modelos de ar split e inverter. A primeira é formada pelo compressor, condensador e motor de ventilação, sendo responsável pela troca de calor realizada através de serpentinas.

Já a unidade evaporadora é a peça que fica dentro do cômodo e que emite o ar com a temperatura previamente programada, seja pelos botões ou pelo próprio controle remoto.

O que é BTU?

A unidade de medida que refere-se à potência da refrigeração do aparelho de ar é chamada de BTU, isto é, British Thermal Unit (na tradução ao português, Unidade Térmica Britânica). Assim, quanto maior for o BTU, maior será a potência do ar- condicionado.

Lembrando que essa medida deve ser compatível com a área onde o aparelho será instalado. Em média, são 7 mil BTUs para áreas residenciais de 9 a 12 metros quadrados (m²), 18 mil BTUs para 30 m², 15 mil BTUs para 25 m², 18 mil BTUs para 30 m², 24 mil BTUs para 40 m², 30 mil BTUs para 50 m² e 36 mil BTUs para 60 m².

Qual o local ideal para instalar o aparelho?

De modo geral, na hora de instalar um aparelho de ar-condicionado é preciso escolher um local onde ele não esteja virado diretamente para as pessoas, por uma questão de saúde.

O melhor é colocá-lo na parede e em uma altura que ele fique acima do lugar em que as pessoas vão se sentar ou deitar, a depender do tipo de cômodo usado. Com isso, o ar poderá se dissipar sem se acumular em um único ambiente.

De quanto em quanto tempo deve ser feita a manutenção?

Para evitar que você tenha problemas futuros e garantir uma maior vida útil do aparelho, é necessário fazer uma manutenção periódica, que pode ser preventiva ou profissional. A preventiva nada mais é do que a limpeza dos filtros e da parte frontal do ar, podendo ser feita com um pano úmido e aspirador de pó.

Em contrapartida, a manutenção profissional é aquela que exige a contratação de prestadores desse tipo de serviço. No geral, deve ser feita a cada ano, mas esse período pode ser menor, caso o uso do ar seja muito constante.

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.