5 Estratégias para Gerar Engajamento para o seu Site

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Carlos Meira

Obter engajamento é o sonho de todo produtor de conteúdo. Afinal, assim é possível conseguir uma maior relevância nas redes sociais e internet de maneira orgânica, ou seja, sem a interferência de um terceiro. 

Além dos pontos citados, esse também é um indício de que o trabalho está sendo bem-feito, pois cada vez mais pessoas não só consomem, mas também comentam e interagem com a sua página. Mas isso não é fácil e nem acontece do dia para noite. 

O longo caminho para conquistar engajamento

Para tudo isso, é preciso muita pesquisa e saber com quem se está falando. Também não dá para querer falar com todo mundo, o melhor é saber definir um nicho de mercado e apostar no seu público-alvo.

Além disso, não deixe de ser sincero. Não adianta falar de um jeito e agir de outro. As pessoas estão atentas a suas atitudes e podem ficar incomodadas com qualquer desvio. Assim, o seu conteúdo e maneira de agir com seus clientes também será avaliada.

Ademais, vale também abrir um canal para que as pessoas possam comentar e dar feedbacks sobre as suas postagens. Peça para que falem o que querem ver e de que forma, pois assim eles entendem que também fazem parte do seu projeto.

Pois bem, caso ainda esteja confuso e não saiba como conseguir o engajamento, este texto te dará algumas dicas de que ações pode fazer para obter essa vantagem. Leia e ponha em prática os apontamentos.

Confira as dicas para melhorar o engajamento

Lidar com o público não é uma tarefa fácil, principalmente em um universo tão competitivo, como é o do mercado de trabalho. Desse modo, conquistar o engajamento para o seu site pode até parecer difícil, seja uma empresa de automação audio e video ou outra.

Entretanto, pensando em te ajudar, separamos 5 boas dicas:

1. Entenda o seu público-alvo

Esse é um fator básico. Para qualquer coisa que você faça no ambiente digital é importante conhecer o seu público, principalmente para que você saiba com quem está falando e como atingir e atrair essas pessoas.

Por isso, é importante identificar a persona, que é uma representação do seu cliente. A melhor forma de conseguir isso é através de pesquisas, buscando dados relevantes como perfil, vontades e temas preferidos.  

Assim dá para ter uma linguagem que faça com que o seu consumidor te entenda de uma forma mais rápida. Então, se alguém precisar de, por exemplo, controle de acesso digital, você saberá como atingir essas pessoas com estratégias positivas.

Sem esse material, não será possível ter uma comunicação mais assertiva, ou seja, você ficará tateando e não terá um norte definido.

2. Faça boas CTAs

A Chamada para Ação é uma maneira muito eficaz de proporcionar um aumento no seu engajamento. Esse recurso é um pedido para que quem veja o seu conteúdo faça uma determinada coisa.  

Porém não é só pedir é apresentar um conteúdo e convencer o cliente a realizar algo. Um exemplo: você quer vender um curso de ótica, não basta só falar, é preciso mostrar as qualidades do seu serviço, para que aí sim um estudante perceba que você dará benefícios.  

Desse modo, assim que a pessoa entender o seu propósito, ficará mais segura para praticar a ação.

3. Crie títulos que chamem atenção

Um bom título chama atenção de forma rápida e emocional. Então, pensando nisso, use comando e sinalização para que desejem clicar no seu link. Porém, tome cuidado, não use o sensacionalismo e nem queira entregar tudo de bandeja já na primeira linha. 

Então, procure usar 70 toques no máximo e verbos no presente. Além disso aposte nos seguintes pontos:

  • Atice a curiosidade;
  • Use a palavra-chave principal
  • Ofereça uma dica no fim do título.
  • Gere uma necessidade

Se você tiver uma empresa de papelaria, por exemplo, pode fazer uma promoção de etiquetas coloridas para os seus clientes mais fiéis, e assim incentivar que mais pessoas consumam o conteúdo para aproveitar outras promoções.

4.Otimize o site para dispositivos móveis

Não crie um site para ser visto apenas no desktop. Faça com que o conteúdo possa ser adaptado para celular e outros aparelhos. Hoje o meio mais usado para acessar a internet é o celular. 

Por isso, não deixe de fazer com que sua página possa ser vista através de um smartphone sem que haja quebras ou problema na adequação. Neste caso, a automação é importante para que eles possam ser acessados em qualquer dispositivo.

5. Aposte em conteúdo de qualidade e na qualidade do conteúdo

Crie conteúdo que realmente faça a diferença e que aponte como uma pessoa pode solucionar uma questão.  

Seja vídeo, e-book ou artigo, o importante é o texto ou audiovisual proporcionar algo que cative o seu público e o faça ter vontade de saber mais sobre você ou sua empresa.

Considerações finais

Gerar engajamento ajuda uma empresa em diversas pontas, principalmente na questão de criar uma relação mais próxima com os consumidores finais. Ou seja, independentemente do ramo de atuação, aposte nas dicas que trouxemos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

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