5 estratégias de CRM para vender mais

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Escrito por admin

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O CRM para vendas não basta para montar uma equipe de alta performance e não investir em ferramentas úteis e modernas que ajudam a tornar a experiência do cliente ainda mais completa. Quanto mais estratégias de CRM uma empresa tiver, maior será a fidelidade do cliente.

Quem é bem atendido costuma indicar a marca para outras pessoas e voltar a fazer negócios com ela. Ou seja, garantir um atendimento de alta qualidade ao cliente pode fazer uma grande diferença nas vendas no final do mês!

Mas como bons funcionários e um CRM completo não podem fazer milagres, trouxemos aqui as cinco principais estratégias para aplicar na sua empresa.

O que é CRM?
Customer Relationship Management é uma plataforma que coloca o cliente como foco principal da organização.

Por meio da integração de dados, automação de processos e inteligência artificial, o CRM contribui para a tomada de decisões com maior assertividade, pois proporciona

  • informações sobre o comportamento de compra do cliente;
  • serviço personalizado
  • antecipação de problemas;
  • conhecimento das necessidades e desejos dos consumidores;
  • registro de todas as interações com os clientes
  • integração de dados com outras plataformas;
  • visão completa do negócio;
  • automação de processos operacionais, como preenchimento de contratos e propostas comerciais
  • análise de indicadores de desempenho;
  • relatórios completos e em tempo real.

Ou seja, investir em um CRM é muito vantajoso para empresas de diversos portes e segmentos. É personalizável e facilita o trabalho dos vendedores, proporcionando tempo livre para pensar em novas formas de conquistar o cliente.

5 estratégias de CRM para sua empresa

As estratégias de CRM devem seguir o planejamento da sua empresa. Eles são sempre adaptáveis e perfeitos para serem usados em qualquer estágio de maturidade da organização.

Um sistema completo de gestão de relacionamento com o cliente contribui para a escalabilidade do negócio, melhorando a previsão de vendas e resultando em maior taxa de conversão.

Mas para que este software traga todos os benefícios para a empresa, é necessário criar estratégias objetivas de CRM focadas em fidelizar clientes, aumentar a quantidade de compras recorrentes, atender melhor os leads, definir as etapas do funil de vendas, criar boas campanhas de marketing e elevar o ticket médio das compras.

E quais são as estratégias que mais trazem resultados financeiros? Confira agora uma seleção de 5 maneiras de aumentar sua receita e tornar sua equipe ainda mais produtiva.

Defina o objetivo e faça um plano

O primeiro passo na criação de estratégias de CRM é entender qual é o objetivo que você deseja alcançar. Não basta pensar apenas em “vender mais”, mas determinar metas mensuráveis, como aumento de 30% na taxa de conversão, 20% na captação de leads ou até 50% nas compras recorrentes.

Após definir o ponto de chegada, prepare um plano com metas e prazos com objetivos de curto, médio e longo prazo. Deve contemplar todas as necessidades e demandas corporativas e os processos operacionais que envolvem toda a gestão do relacionamento.

Dessa forma, é possível selecionar quais indicadores de desempenho são úteis na avaliação dos resultados obtidos.

Outro ponto a incluir no planejamento é a previsibilidade das vendas, descobrindo períodos de sazonalidade e pontos fortes em seu portfólio de produtos ou serviços.

O CRM é uma base completa para desenvolver um planejamento claro, objetivo e coerente com a realidade, pois permite ao gestor ter uma visão completa do negócio.

Conheça seus clientes

Outra estratégia de CRM infalível é o conhecimento total que sua equipe pode ter sobre seus clientes e potenciais clientes.

Por isso, utilize o software com o objetivo de entender suas necessidades, segmentando-as para tornar as campanhas e os argumentos de vendas ainda mais eficientes.

  • Quais perfis de consumidores são os produtos ou serviços mais procurados?
  • Qual é o período do ano que tem mais compras? Quais vendem menos? Por quê?
  • Quais clientes compram mais da sua empresa? Quais são seus perfis?
  • Quais benefícios atraem mais vendas: descontos, frete grátis, prazos de entrega mais curtos?

A boa notícia é que todas essas informações já são apresentadas no relatório gerado pelo CRM. Basta reunir sua equipe, interpretar os dados e criar estratégias com base neles.

Acompanhamento de KPIs

As estratégias de CRM devem ser baseadas em métricas de desempenho, como taxas de conversão, fidelização de clientes, faturamento, vendas e produtividade da equipe.

Portanto, uma das principais vantagens desse sistema é o fornecimento de dados confiáveis em tempo real, o que permite ajustes no planejamento e na tomada de decisões, caso seja necessário mudar de rumo.

O acompanhamento e a análise dos indicadores permitem que a equipe entenda quando realizar determinados tipos de campanhas promocionais, antecipando desejos de compra e aumentando o valor do ticket médio.

Dessa forma, ele fornece insights sobre novas oportunidades de negócios e novas maneiras de atingir a meta de negócios.

Melhore o relacionamento com o cliente
Além de focar em novas formas de captação de prospects e leads, o sistema de CRM é perfeito para entender como aumentar a fidelidade do cliente.

Lembre-se de que quanto mais clientes fiéis à marca você tiver, mais fácil será atrair novos clientes em potencial. A credibilidade e reputação da empresa são mais fortes no mercado quando há clientes que a defendem e a indicam.

Ao reunir todas as interações feitas com o negócio, é possível que o vendedor acesse rapidamente o feedback dado por determinado cliente, buscando ferramentas para personalizar o atendimento e reverter alguma insatisfação.

Implemente uma cultura de experiência do cliente

Com a implementação de todas as estratégias de CRM mencionadas acima, a cultura organizacional da empresa estará 100% focada na satisfação do cliente.

Com tantos dados relevantes em mãos e fácil acesso às informações, o monitoramento e a análise de métricas passarão a fazer parte da rotina de trabalho da equipe de vendas e marketing.

Assim, a cada decisão, o CRM será consultado. E, consequentemente, o atendimento ao cliente será aprimorado em todas as etapas do funil.

Em outras palavras, o sistema de CRM possui uma variedade de estratégias a serem desenvolvidas à medida que é utilizado. Com a integração de dados, as equipes de marketing e vendas podem trabalhar com objetivos comuns, alinhando métodos e processos internos.

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