5 curiosidades sobre dentes que você nunca ouviu

Tempo de leitura: 4 min

em junho 28, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.
5 curiosidades sobre dentes que você nunca ouviu

A maioria das pessoas sabem a importância que a saúde bucal tem para sua vida, mas muitas delas não sabem muito sobre os dentes. Dessa maneira, algumas curiosidades sobre eles são sempre pertinentes de serem conhecidas, pois além de gerar um maior cuidado, o seu conhecimento também será aumentado.

Antes de descobrir algumas curiosidades sobre os dentes, é fundamental falar de sua importância para a saúde, não somente bucal, mas em um âmbito mais geral. 

As pessoas muitas vezes esquecem do cuidado bucal e que isso também proporciona um aumento na qualidade de vida. 

Por esse motivo, sempre utilize um plano odontologico para cnpj, caso possua.

Dessa maneira, é relevante também entender a melhor maneira de realizar a higienização bucal. Ela deve começar em casa, com a escovação dentária, bem como o uso de fio dental e enxaguante bucal. 

Porém, não basta apenas ter uma boa saúde bucal em casa, é preciso ter um  acompanhamento profissional, através de um plano odontologico empresarial.

Tipos diferentes de dente

Uma coisa importante para todo mundo saber é quais são os principais tipos de dentes e as funções de cada um, já que existe uma diferença entre eles.

O primeiro é o incisivo, que são os dentes que ficam na parte da frente da boca. Eles são oito no total, onde quatro são divididos na parte superior e a outra metade na inferior. 

A sua principal função é realizar o corte da comida, além de também ter um impacto na hora da pessoa falar. Outras informações sobre eles estão presentes em um plano dentario empresarial.

Logo após, tem também os dentes caninos, que ficam ao lado dos incisivos. Eles têm um total de quatro, dois na parte superior e os outros na inferior. 

Como o nome sugere, eles se assemelham a dentes de cães, pois são pontiagudos e grandes. Tem como função o auxílio na hora do corte da comida, além de servir como um suporte aos lábios.

Os pré-molares estão presentes atrás dos caninos, e também contam com oito, sendo distribuídos da mesma forma que o dente incisivo. 

O topo desse dente é achatado. Eles são utilizados na hora da mastigação e servem também para manter a altura do rosto de forma correta.

Caso haja algum desnível, procure se o tratamento está disponível em beneficios plano odontologico empresas.

Por fim, têm os dentes molares, que ficam perto dos pré-molares e têm a mesma função deles. Eles estão em maior quantidade, somando doze no total, sendo seis na mandíbula e seis no maxilar. 

Vale lembrar que os dentes do siso também são molares, e são os últimos a aparecerem na cavidade bucal.

Há outros partes também que compõem os dentes, que devem ser relembradas, como, por exemplo:

  • Coroa dentária;
  • Esmalte dentário;
  • Raiz;
  • Dentina.

Embora não sejam somente esses os componentes, são os principais e os que mais devem ser cuidados. Essa precaução pode estar presente em convênios. Por isso, procure sobre o plano odontologico empresarial preços.

Curiosidades sobre os dentes

Agora que ficou mais fácil de entender quais são os principais tipos de dente. É interessante também conhecer algumas curiosidades sobre eles, já que são informações relevantes e que irão agregar em seu conhecimento.

  1. O que são os dentes?

Muita gente acaba se perguntando que tipo de estrutura é o dente, e a maioria acaba achando que é um tipo de osso, justamente por ser parecido com um, e também por serem cheios de cálcio.

Porém, os dentes nada mais são do que um tecido, chamado de dentina, revestido por um esmalte branco, brilhante e duro.

  1. Produção de saliva

Uma curiosidade que pouca gente sabe, é quantos litros de saliva uma pessoa produz durante sua vida, e esse número chega a ser em torno de 38 mil litros. 

Com esse tanto de saliva, é possível até mesmo encher uma piscina.

  1. Um dos nomes do dente do siso

Um nome que também é dado ao dente do siso, que muita gente nem tem a ciência disso, é “dente do juízo”.  

Isso se deve pelo fato dele começar a nascer em uma época em que é necessário ter mais juízo, pois ele costuma aparecer no final da adolescência e início da fase adulta.

  1. Doenças mais comuns

Você sabia que a segunda doença mais comum do mundo, perdendo apenas para os resfriados, é uma doença bucal? Pois é, se trata da cárie.

É uma complicação muito normal no dia a dia, mas deve ser evitada, já que pode acabar acarretando em complicações mais sérias.

  1. Perda dos dentes

Por ser algo duro e resistente, as pessoas acham que a perda dentária só pode ocorrer decorrente de alguma violência, o que não é o caso. Pode acontecer de diversos outros modos como, falta de higiene bucal.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.