10 Benefícios da Laranja para o Corpo e a Saúde

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por Carlos Meira

A laranja é conhecida por ter vários benefícios à saúde e está entre as frutas mais populares em todo o mundo. Pode ser consumida não apenas como um lanche, mas também como um ingrediente importante na receita de vários pratos. 

Laranjas são os citrinos híbridos (um tipo de árvore) cientificamente conhecidos como Citrus x sinensis e são, na verdade, um cruzamento entre o pomelo e a tangerina. Também conhecida como “laranja doce”, é a árvore frutífera mais cultivada no mundo. 

Com uma fruta doce e suculenta dentro de uma casca firme e uma camada branca, as laranjas são depósitos de nutrição e outros ingredientes ativos que podem beneficiar o corpo de várias maneiras. 

Em cultivo há cerca de 4.500 anos, essas frutas continuam sendo as favoritas em todo o mundo, tanto por sua versatilidade quanto por sua densidade de nutrientes. Funcionam como um suplemento mineral natural, sendo muito úteis na dieta.

As laranjas são seguras para consumo e apenas em casos raros, as pessoas podem ter alergias após consumirem esta fruta. 

Para pessoas que sofrem de azia, consumir esta fruta cítrica pode piorar as coisas devido à presença de ácido cítrico e ácido ascórbico (vitamina C).

No artigo de hoje você vai saber mais sobre os tipos de laranjas existentes, os fatores nutricionais que possuem e quais são os benefícios delas para saúde. Confira!

10 Benefícios da Laranja para o Corpo e a Saúde
10 Benefícios da Laranja para o Corpo e a Saúde

Conheça os tipos de laranja

Essa fruta pode ter uma série de variedades, que constam no inventario de flora mundial. Os tipos mais conhecidos de laranja são:

  • Laranjas de sangue;
  • Laranjas de umbigo;
  • Laranjas Comuns;
  • Laranjas sem ácido.

Vamos discuti-los em detalhes abaixo.

Laranja de Sangue

Devido a uma mutação da espécie original, esta variedade apresenta polpa e suco mais escuros, além de um sabor mais rico, graças a uma maior concentração de antocianinas.

Laranja de Umbigo

Esta variedade ligeiramente menor é classificada pelo crescimento de um segundo fruto, que geralmente surge de um lado, produzindo uma protuberância ou um “umbigo”. Essas frutas produzem menos suco e costumam ser consumidas como um lanche.

Laranja Comum

São as laranjas que perfazem cerca de 2/3 ou toda a produção da fruta. Inclui variedades populares como Valencia, Hamlin, Jaffa, Kona.

Laranja Sem ácido

Sem a acidez característica de outras variedades, esta é considerada a mais doce, sendo consumida como lanche principalmente, em vez de usada para fazer sucos. 

Fatores nutricionais da laranja

Segundo registros do cadastro ambiental rural de cultivadores de laranjas, metade de uma fruta grande (100 gramas), contém:

  • Calorias: 47;
  • Água: 87%;
  • Proteína: 0,9 gramas;
  • Carboidratos: 11,8 gramas;
  • Açúcar: 9,4 gramas;
  • Fibra: 2,4 gramas;
  • Gordura: 0,1 gramas.

Entenda agora um pouco mais sobre os carboidratos, fibras e vitaminas que compõem essa fruta.

Carboidratos

As laranjas são compostas principalmente de carboidratos e água, com pouca proteína e gordura e poucas calorias. Açúcares simples – como glicose, frutose e sacarose – são a forma dominante de carboidratos nas laranjas. São responsáveis ​​pelo sabor doce.

Apesar de seu conteúdo de açúcar, as laranjas têm um baixo índice glicêmico (IG) de 31–51. Esta é uma medida de quão rapidamente o açúcar entra em sua corrente sanguínea após uma refeição.

Fibra

As laranjas são uma boa fonte de fibra. Uma laranja grande (184 gramas) compreende cerca de 18% da Ingestão Diária de Referência (RDI). As principais fibras encontradas nas laranjas são pectina, celulose, hemicelulose e lignina.

A fibra dietética está associada a muitos efeitos benéficos à saúde, incluindo melhoria da saúde digestiva, perda de peso e colesterol.

Vitaminas e minerais

As laranjas são uma boa fonte de várias vitaminas e minerais, especialmente vitamina C, tiamina, ácido fólico e potássio. Uma laranja grande fornece mais de 100% do RDI de vitamina C.

Uma das vitaminas B, também chamada de vitamina B1, é encontrada na fruta juntamente com folato (vitamina B9 ou ácido fólico) que tem muitas funções essenciais no organismo. Além disso, essa fruta é uma boa fonte de potássio que reduz a pressão arterial.

Agora que você sabe quais são as principais características, tipos e fatores nutricionais da laranja, confira quais os 10 principais benefícios para a saúde. 

1. Aumenta sua imunidade

Laranjas também contém tiamina, riboflavina, niacina, vitamina B-6, ácido fólico, ácido pantoténico, fósforo, magnésio, manganês, selênio e cOpper. 

Por causa de seu alto teor de vitamina C (mais do dobro da necessidade diária), as laranjas estão associadas ao fortalecimento do sistema imunológico, que funciona como um guarda corpo metalico, protegendo o sistema de quedas.

2. Retarda o envelhecimento da pele

À medida que envelhecemos, nossa pele, juntamente com outras partes do corpo, sofre os danos dos radicais livres. Este processo é semelhante a como os metais enferrujam após a exposição ao ar. 

As laranjas são repletas de antioxidantes e vitamina C, o que retarda o processo e faz você parecer mais jovem.

3. Ajuda na visão

As laranjas são ricas em nutrientes como vitamina A, vitamina C e potássio, que são ótimos para os olhos. Também contêm níveis muito bons de outros antioxidantes flavonóides, como alfa e beta-carotenos, beta-criptoxantina, zea-xantina e luteína. 

Esses compostos são conhecidos por terem propriedades antioxidantes. A vitamina A é necessária para manter as membranas mucosas e a pele saudáveis, ​​e é essencial para a visão. 

4. Previne doenças cardíacas

Uma das razões pelas quais as pessoas têm doenças cardíacas é o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos – artérias e veias – associados ao coração, devido a estilos de vida pouco saudáveis.

As laranjas contêm flavonóides como a hesperidina, que reduz o colesterol e evita que as artérias sejam obstruídas. Isso, por sua vez, protege contra ataque cardíaco e várias outras doenças cardiovasculares. 

Além disso, a fruta pode ajudar a controlar a pressão arterial. É importante sempre mensurar a pressão por meio de aparelho de pressão manual pela precisão que oferece, e manter os cuidados para evitar danos.

5. Ajuda no desenvolvimento do cérebro

O folato e o ácido fólico presentes nas laranjas promovem o desenvolvimento do cérebro e mantêm o órgão vital em perfeitas condições. Esses nutrientes tornam a fruta saudável para a mulher grávida, pois evita que o bebê tenha distúrbios neurológicos posteriormente.

6. Ajuda na prevenção do câncer

Um composto chamado D-limoneno presente nas laranjas pode prevenir vários tipos de câncer, como câncer de pulmão, câncer de mama, câncer de pele, etc. Isso porque combate a formação de radicais livres que provocam danos às células.

Além disso, os antioxidantes e a vitamina C ajudam a promover a imunidade do corpo, o que ajuda no combate às células cancerosas. Funciona como um casting para feiras, ou seja, selecionando componentes que fazem bem e mal às células.

7. Previne úlceras estomacais

As laranjas são uma excelente fonte de fibra que ajuda a manter o estômago e os intestinos saudáveis. Uma dieta rica em fibras garantirá que você não seja afetado por doenças como úlceras estomacais e prisão de ventre.

8. Perda de peso

Uma xícara de laranja contém apenas 85 calorias, tornando-o um alimento rico em nutrientes e de baixa caloria. A mesma porção também contém 4,3 gramas de fibra alimentar. 

Este composto ajuda na perda de peso, promovendo movimentos intestinais regulares e ajudando você a se sentir satisfeito por longos períodos de tempo.

9. Previne a queda de cabelo

A laranja tem alto teor de vitamina C, necessária para a produção de colágeno, que, por sua vez, é responsável por manter os tecidos do cabelo juntos. 

Ninguém gosta de manchas carecas na cabeça, e comer laranjas pode garantir que você não precise separar seu lindo cabelo à medida que envelhece.

10. Ótimo para diabéticos

O rico conteúdo de fibras das laranjas tem a capacidade de controlar os níveis de açúcar no corpo, evitando o diabetes, quando associado a bons serviços de alimentação fornecendo uma dieta adequada.

Além disso, as laranjas têm um sabor adocicado e, como os diabéticos não podem comer doces ou outros alimentos açucarados, essa fruta pode ser uma ótima opção.

Laranja inteira vs. Suco de laranja

Uma laranja inteira é mais nutritiva e saudável do que o suco da fruta, em decorrência da presença de fibra nela. 

Uma xícara ou 240 ml de suco de laranja puro tem a mesma quantidade de açúcar natural que 2 frutas inteiras, mas é menos nutritivo devido ao baixo teor de fibra. As fibras ajudam a aumentar o volume das fezes e previne a constipação. 

Ao beber suco, tome cuidado com a quantidade e tome apenas suco espremido na hora. Uma máquina extratora de suco de laranja é uma ótima maneira de ter sucos frescos e de fácil confecção.

Agora que você sabe quais os benefícios da laranja, comece a incluí-la na sua dieta e veja seu organismo melhorar diariamente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

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